INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 30 de abril de 2016

Mateus - Capítulo 6

1 Tende cuidado de não exercerdes a vossa misericórdia diante dos homens, a fim de serdes vistos por eles; porque, sendo assim, não tereis pagamento do vosso pai que está nos céus.
2 Quando, portanto, exerceres a tua misericórdia não faças tocar uma corneta diante de ti como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas, a fim de que sejam glorificados pelos homens; digo-vos, em verdade, que já receberam o seu pagamento.
3 Tu, pois, quando exerceres misericórdia, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita,
4 de maneira que a tua misericórdia exerça-se em segredo e o teu pai, que vê o que é secreto, ele mesmo, te recompense manifestamente.
5 E, quando orares, não sejas como os hipócritas que amam orar estando de pé nas sinagogas e nas esquinas das praças, a fim de que sejam vistos dos homens. Digo-vos, em verdade, que já receberam o seu pagamento.
6 Tu, no entanto, quando orares, vai para o teu  quarto e fecha a porta após ti; ora ao teu pai secretamente, e o teu pai, que vê o que é secreto, te recompensará  manifestamente.
7 Orando, não faleis por falar, como os gentios fazem supondo que por causa de suas muitas palavras serão ouvidos.
8 Portanto, não os imiteis; vosso pai já sabe aquilo de que tendes necessidade antes que a ele o peçais.
9 Desta maneira, portanto, orareis: Pai nosso, que está nos céus, seja santificado o teu nome.
10 Venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim como é no céu também na terra.
11 O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.
12 Libera-nos das nossas dívidas, assim como também nós liberamos aos que nos devem.
13 E não nos ponhas em provação; livra-nos, porém, do maligno, porque teu é o reino e o poder e a glória para sempre. Amém!
14 Se, pois, perdoardes aos homens as suas transgressões, perdoará também a vós o vosso pai celestial.
15 Mas se não perdoardes aos homens as suas transgressões também não perdoará as vossas o vosso pai.
16 Quando, pois, orardes, não vos  façais sombrios como os hipócritas que desfiguram a sua aparência a fim de aparecerem aos homens como estando a jejuar; em verdade vos digo que já receberam o seu pagamento.
17 Tu, porém, quando jejuardes, unta os teus cabelos e lava o teu rosto,
18 a fim de que não apareça aos homens que jejuas, porém, ao teu pai que está oculto; e o teu pai que vê em oculto te recompensará à vista de todos.
19 Não acumuleis tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem consomem e onde os ladrões arrombam e roubam.
20 Acumuleis, entretanto, tesouros para vós nos céus, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não arrombam nem roubam.
21 Onde está o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
22 A lâmpada do corpo é o olho; se pois o teu olho for simples, todo o teu corpo será iluminado.
23 Se o teu olho, porém, for mau, todo o teu corpo estará escurecido; se, pois, a luz que há em ti é escuridão, quão grande é esta escuridão!
24 Ninguém pode servir a dois senhores, pois a um odiará e ao outro amará; a um aceitará e ao outro desprezará. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
25 Por este motivo, vos digo: Não vos preocupeis acerca de vossas vidas, a respeito do que comereis ou bebereis, ou acerca dos vossos corpos, a respeito do que vestireis; não é a vida mais importante do que o alimento, e o corpo mais importante do que a roupa?
26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam nem colhem, nem recolhem em celeiros; todavia o vosso pais celestial as alimenta. Não valeis vós mais do que elas?
27 Quem de vós pode, preocupando-se, acrescentar à sua estatura um só côvado?
28 E, com respeito a roupa, por que vos preocupais? Considerai os lírios do campo como crescem, os quais não trabalham nem fiam.
29 Em verdade vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, vestiu-se como qualquer um deles.
30 Se, pois, a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, Deus desta forma veste, não o fará muito mais a vós, homens de pouca fé?
31 Não vos preocupeis, portanto, dizendo: O que comeremos? O que beberemos? O que vestiremos?
32 Pois tudo isto os gentios se esforçam por alcançar; o vosso pai celestial, entretanto, sabe que vós precisais de todas estas coisas.
33 Portanto buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos preocupeis com o amanhã; o amanhã preocupar-se-á consigo mesmo. É suficiente à cada dia o seu próprio mal.

Nenhum comentário: