INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Mateus - Capítulo 11

1 E aconteceu, quando terminou Jesus de dar ordenamentos aos seus doze discípulos, que ele saiu dali para ensinar e pregar nas suas cidades.
2 Porém João, ouvindo na prisão acerca da obra de Cristo, enviou dois de seus discípulos,
3 a fim de perguntarem se era ele o que havia de vir, ou se outro dever-se-ia aguardar.
4 Jesus, respondendo, disse-lhes: Indo, anunciai a João o que ouvistes e vistes:
5 Cegos veem e coxos andam; leprosos são limpos e surdos ouvem; mortos são ressuscitados, e aos pobres estão sendo pregadas as boas novas.
6 E feliz é aquele que não se escandaliza em mim.
7 Partindo eles, começou Jesus a falar às multidões acerca de João: O que fostes ver no deserto? Um caniço balançando ao vento?
8 Mas o que fostes, mesmo, ver? Um homem em vestes suntuosas? Entretanto, os que vestem roupas suntuosas estão nos palácios dos reis!
9 Todavia, o que fostes ver? Um profeta? Sim, digo-vos, um profeta dos maiores!
10 Este é aquele acerca de quem está escrito: Eis que envio o meu mensageiro diante da tua face, o qual endireitará o teu caminho diante de ti.
11 Em verdade vos digo que não se levantou entre os gerados de mulheres um maior do que João, o batizador; todavia, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.
12 Desde os dias de João, o batizador, até agora, o Reino dos Céus é alcançado por esforço, e os que se esforçam apoderam-se dele.
13 Pois todos os profetas e a lei até João profetizaram.
14 Mas se quereis aceitar, ele é Elias, o que havia de vir.
15 Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça!
16 A quem assemelharei esta geração? É semelhante a pobres crianças sentadas nas praças,
17 e que dizem: Tocamos flautas para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não pranteastes!
18 Pois veio João, nem comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio!
19 Vem o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis um homem comilão e bebedor de vinho, amigo de cobradores de impostos e de pecadores. Justifica-se a sabedoria pelos filhos que tem!
20 Então começou a menosprezar as cidades nas quais aconteceram seus muitos milagres, porquanto não se arrependeram:
21 Ai de ti, Corazim; ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidom tivessem acontecido os milagres que aconteceram em vós, de há muito se teriam arrependido em pano de saco e cinza!
22 Ainda além disso vos digo: Sidom e Tiro serão mais aceitáveis no dia do julgamento do que vós!
23 E tu, Cafarnaum, até os céus serás alteada? Até o inferno serás derrubada! Porque se entre os de Sodoma tivessem acontecido os milagres que aconteceram em ti, eles teriam permanecido até hoje!
24 Ainda além disso vos digo: a terra de Sodoma será mais aceitável no dia do julgamento do que tu!
25 Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Reconheço-te, pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas dos sábios e as revelastes aos pequeninos.
26 Sim, ó pai! Porque desta forma pareceu agradável diante de ti!
27 Tudo a mim foi dado pelo meu pai, e ninguém conhece o filho senão o pai, nem o pai alguém conhece senão o filho e aquele a quem o filho o quer revelar.
28 Vinde após mim todos vós que tanto labutais e estais sobrecarregados, e eu vos darei alívio!
29 Erguei o meu jugo sobre vós e aprendei de mim, porque sou gentil e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas.
30 Pois o meu jugo é generoso e o meu fardo é suave.

Nenhum comentário: