INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 15

1 No vigésimo sétimo ano de Jeroboão, rei de Israel, Azarias, filho de Amazias, rei de Judá, começou a reinar.
2 Tinha ele dezesseis anos quando começou a reinar, e reinou cinquenta e dois anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jecolias, de Jerusalém.
3 E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme a tudo o que Amazias, seu pai, fizera.
4 Tão somente que ele não tirou nenhum dos lugares altos, pois o povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos.
5 O Senhor colocou uma praga no rei, e ele esteve leproso até o dia da sua morte, reinando em uma casa separada. Jotão, filho do rei, tinha o encargo da casa, julgando o povo da terra.
6 Mas o restante dos atos de Azarias, e tudo o que ele fez, não estão esses escritos no livro das Crônicas dos Reis de Judá?
7 Azarias dormiu com seus pais e foi sepultado com eles na cidade de Davi; e Jotão, seu filho, reinou em seu lugar.
8 No ano trinta e oito de Azarias, rei de Judá, Zacarias, filho de Jeroboão, começou a reinar sobre Israel em Samaria, reinando por seis meses.
9 Fez ele o que era mau aos olhos do Senhor, conforme tinham feito os seus pais. Não se apartou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, nos quais fez pecar a Israel.
10 Salum, filho de Jabes, e outros, conspiraram contra ele, e o feriram em Quibleã; e matou-o, reinando em seu lugar.
11 Todavia, o restante dos atos de Zacarias, eis que estão todos escritos no livro das Crônicas dos Reis de Israel.
12 E esta foi a palavra do Senhor, que ele falou para Jeú, dizendo: Teus filhos, até a quarta geração, se assentarão no trono de Israel. E assim foi.
13 Salum, filho de Jabes, reinou. No trigésimo-nono ano de Azarias, rei de Judá, começou a reinar Salum, e reinou por um mês inteiro em Samaria.
14 Então Menaém, filho de Gadi, subiu de Darsila e veio a Samaria, ferindo a Salum, filho de Jabes, em Samaria; e o matou.
15 Mas o restante dos atos de Salum, tais como a conspiração na qual ele se envolveu, eis que estão escritos no livro das Crônicas dos Reis de Israel.
16 Menaém feriu a Tifsa e a todos os que estavam nela, e também as suas fronteiras que se estendem para além de Tirza, porquanto não a abriram para ele. E ele a feriu e rasgou o ventre das mulheres grávidas.
17 No trigésimo-nono ano de Azarias, rei de Judá, começou Menaém, filho de Gadi, a reinar sobre Israel em Samaria; e reinou por dez anos.
18 Fez ele o que era mau aos olhos do Senhor, não se apartando de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, nos quais levou Israel a pecar.
19 Nos seus dias subiu Pul, rei da Assíria, contra a terra. Então Menaém deu a Pul mil talentos de prata, a fim de que o ajudasse a consolidar o seu poder.
20 Menaém arrecadou a prata através de um imposto sobre Israel, sobre cada homem rico, para o dar ao rei da Assíria; cinquenta siclos foram cobrados de cada homem. E o rei dos assírios partiu, abandonando a terra.
21 Mas o restante dos atos de Menaém, e tudo quanto fez, não estão estes escritos no livro das Crônicas dos Reis de Israel?
22 Menaém dormiu com seus pais e Pecaías, seu filho, reinou em seu lugar.
23 No ano cinquenta de Azarias, rei de Judá, começou Pecaías, filho de Menaém, a reinar sobre Israel em Samaria; e reinou por dois anos.
24 Fez ele o que era mau aos olhos do Senhor. Não se apartou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, nos quais fez pecar a Israel.
25 Peca, filho de Remalias, seu oficial, conspirou contra ele, ferindo-o em Samaria, na frente da casa do rei, juntamente com Argobe e Arié; e com ele estavam cinquenta homens dos quatrocentos. Ele o matou, reinando em seu lugar.
26 Mas o restante dos atos de Pecaías, e tudo quanto fez, eis que estão escritos no livro das Crônicas dos Reis de Israel.
27 No ano cinquenta e dois de Azarias, rei de Judá, começou Peca, filho de Remalias, a reinar sobre Israel, em Samaria; e reinou por vinte anos.
28 Fez ele o que era mau aos olhos do Senhor, não se apartando de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, nos quais levou Israel a pecar.
29 Nos dias de Peca, rei de Israel, Tiglate-Pileser, rei da Assíria, tomou Ijom, Abel-Bete-Maaca, Janoa, Quedes, Hazor, Gileade, a Galiléia e toda a terra de Naftali, levando seus habitantes para a Assíria.
30 Porém Oséias, filho de Elá, formou uma conspiração contra Peca, filho de Remalias, ferindo-o; e o matou e reinou em seu lugar, no vigésimo ano de Jotão, filho de Azarias.
31 Mas o restante dos atos de Peca, e tudo quanto fez, eis que estão esses escritos no livro das Crônicas dos Reis de Israel.
32 No segundo ano de Peca, filho de Remalias, rei de Israel, começou Jotão, filho de Azarias, rei de Judá, a reinar.
33 Vinte e cinco anos de idade tinha ele quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jerusa, filha de Zadoque.
34 Fez ele o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Azarias, seu pai.
35 No entanto, não tirou os altos; e o povo ainda sacrificava e queimava incenso neles. E ele construiu a porta superior da casa do Senhor.
36 Mas o restante dos atos de Jotão, e tudo o que fez, não estão esses escritos no livro das Crônicas dos Reis de Judá?
37 Naqueles dias, o Senhor começou a trazer contra Judá a Rezim, rei da Síria, e a Peca, filho de Remalias.
38 Jotão dormiu com seus pais, e foi sepultado com eles na cidade de Davi, seu pai; e Acaz, seu filho, reinou em seu lugar.

Nenhum comentário: