INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 20

1 Por aqueles dias esteve Ezequias doente de uma enfermidade mortal. O profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele, dizendo: Assim diz o Senhor: Dá encargo a tua casa; pois morrerás, e não viverás.
2 Então Ezequias virou-se para a parede e orou ao Senhor, dizendo:
3 Senhor, lembra-te agora de que andei diante de ti em verdade e com um coração perfeito, e tenho feito o que é bom aos teus olhos. E Ezequias chorou, com um grande pranto.
4 Isaías estava no meio do pátio quando a palavra do Senhor veio a ele, dizendo:
5 Retorna e diz a Ezequias, governador do meu povo: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: Tenho ouvido a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei. No terceiro dia, irás à casa do Senhor.
6 Acrescentarei aos teus dias quinze anos, e livrarei a ti e a esta cidade das mãos do rei da Assíria. Eu defenderei esta cidade, por amor de mim e de Davi, meu servo.
7 E ele disse: Tomai uma pasta de figos e ponde-a sobre a úlcera; e ele ficará bem.
8 Então Ezequias disse a Isaías: Qual é o sinal de que o Senhor irá curar-me, e de que haverei de subir à casa do Senhor no terceiro dia?
9 Respondeu-lhe Isaías: Este é o sinal, da parte do Senhor, de que o Senhor executará a palavra que ele falou: a sombra do mostrador deverá avançar dez graus. Ou, se ela retornar dez graus, esse também será o sinal.
10 Ezequias, porém, disse: É uma coisa simples que a sombra avance dez graus. Não seja assim, entretanto volte a sombra dez graus para trás no mostrador.
11 Então o profeta Isaías clamou ao Senhor, e a sombra voltou dez graus no mostrador.
12 Naquele tempo Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de Babilônia, enviou cartas e um presente a Ezequias; porque ouvira dizer que Ezequias estava doente.
13 Ezequias alegrou-se com eles e mostrou-lhes toda a casa de seus tesouros, a prata e o ouro, as especiarias e o óleo fino, o arsenal e tudo quanto se achava nos seus tesouros. Não houve nada que Ezequias não mostrasse em sua casa e em todo o seu domínio.
14 Então o profeta Isaías foi ao encontro do rei Ezequias, dizendo-lhe: Que disseram aqueles homens? e donde vieram a ti? Ezequias respondeu: Vieram até mim de uma terra distante, de Babilônia.
15 Perguntou ele: Que viram em tua casa? E ele disse: Viram todas as coisas que estão em minha casa; não houve nada nela que eu não lhes mostrasse; sim, tudo o que há em meus tesouros.
16 Isaías disse a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor:
17 Eis que vêm os dias em que todas as coisas que estão na tua casa serão levadas, tudo o que os teus pais têm guardado, até hoje, para a Babilônia. E não deverá faltar uma só palavra do que o Senhor falou.
18 Quanto a teus filhos, que virão após ti, aos quais gerarás, o inimigo deverá levá-los; e serão eunucos no palácio do rei da Babilônia.
19 Então Ezequias disse para Isaías: Boa é a palavra do Senhor, a qual ele falou. Tão somente que haja paz em meus dias.
20 Mas o restante dos atos de Ezequias, todo o seu poder e tudo o que ele fez, a fonte e o aqueduto, e a forma como trouxe água para a cidade, não estão todas essas coisas escritas no livro das Crônicas dos Reis de Judá?
21 Ezequias dormiu com seus pais e Manassés, seu filho, reinou em seu lugar.

Nenhum comentário: