INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 22

1 Josias tinha oito anos quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jedida, filha de Adaías, de Bozcate.
2 Fez ele o que era reto aos olhos do Senhor, andando em todo o caminho de Davi, seu pai; não se desviou nem para a direita nem para a esquerda.
3 Sucedeu que, no ano décimo oitavo do rei Josias, no oitavo mês, o rei deu ordem a Safã, escrivão da casa do Senhor, filho de Azalias, filho de Mesulão, dizendo:
4 Sobe a Hilquias, o sacerdote, e conta o dinheiro que é trazido à casa do Senhor, o qual os guardiães da porta tem recolhido do povo.
5 E que eles o entreguem na mão dos trabalhadores que estão nomeados na casa do Senhor. E ele entregou-o aos trabalhadores na casa do Senhor, a fim de repararem os estragos da casa;
6 e, igualmente, aos carpinteiros, aos construtores e pedreiros, e também para comprar madeira e pedras lavradas, a fim de repararem os estragos da casa.
7 Entretanto, não convocou-os para dar conta do dinheiro que lhes fora entregue, porque se haviam com fidelidade.
8 Hilquias, o sumo sacerdote, disse para Safã, o escrivão: Encontrei o livro da Lei na casa do Senhor. Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.
9 Entrou ele ao rei, na casa do Senhor, relatando-lhe o caso, e disse: Teus servos tem recolhido o dinheiro que se achou na casa do Senhor, e deram-no na mão dos mestres da obra na casa do Senhor.
10 Então Safã, o escriba, falou ao rei, dizendo: Hilquias, o sumo-sacerdote, deu-me um livro. E Safã leu-o, diante do rei.
11 Mas sucedeu que, ouvindo o rei as palavras do livro da Lei, rasgou as suas vestes.
12 E o rei ordenou a Hilquias, o sacerdote, a Aicão, filho de Safã, a Acbor, filho de Micaías, a Safã, o escrivão, e a Asaías, servo do rei, dizendo:
13 Ide, consultai ao Senhor por mim, por todo o povo e por todo o Judá acerca das palavras deste livro que foi encontrado; pois a ira do Senhor, que se acendeu contra nós, é grande; porque nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro para fazerem conforme a todas as coisas escritas à nosso respeito.
14 Então Hilquias, o sacerdote, foi, e com ele Aicão, Acbor, Safã e Asaias, a fim de encontrar Hulda, a profetisa, mãe de Salum, filho de Ticvá, filho de Harás, guarda das vestes. Habitava ela em Jerusalém, em Mesena. E falaram com ela.
15 Disse-lhes ela: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim:
16 Assim diz o Senhor: Eis que eu trarei mal sobre este lugar e contra os que habitam nele, todas as palavras do livro que o rei de Judá leu.
17 Porquanto a mim abandonaram e queimaram incenso a outros deuses, a fim de me provocarem com as obras das suas mãos, o meu furor arderá contra este lugar e não se apagará.
18 E ao rei de Judá, que vos enviou para consultar ao Senhor, desta maneira haveis de falar-lhe: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Quanto às palavras que ouviste,
19 porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste diante de mim quando ouviste tudo o que falei contra este lugar e contra os seus moradores, o qual deverá ser totalmente destruído e maldito, e rasgaste as tuas vestes, e choraste diante de mim; eu também te ouvi, diz o Senhor.
20 Não deverá ser assim, portanto. Eis que irei acrescentar-te aos teus pais, e serás recolhido ao teu sepulcro em paz. Os teus olhos não verão nenhum de todos os males que eu trarei sobre este lugar.

Nenhum comentário: