INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 23

1 Então eles relataram a palavra ao rei; e o rei mandou chamar a todos os anciãos de Judá e Jerusalém, a fim de se reunirem com ele.
2 Subiu o rei à casa do Senhor, e todos os homens de Judá e todos os que habitavam em Jerusalém com ele, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, pequenos e grandes; e ele leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro da Aliança, o qual fora encontrado na casa do Senhor.
3 O rei estava em pé próximo à uma coluna, e fez uma aliança perante o Senhor, para andar com ele, para guardar os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, a fim de confirmar as palavras desta aliança, todas as coisas que estão escritas neste livro. E todo o povo apoiou a aliança.
4 Então o rei ordenou a Hilquias, o sumo sacerdote, e aos sacerdotes da segunda ordem, e aos que guardavam a porta, que trouxessem para fora do templo do Senhor todos os vasos que tinham sido feitos para Baal e para o bosque, e para todo o exército dos céus, queimando-os fora de Jerusalém, nos campos de Cedrom. E levou as cinzas deles para Betel.
5 E queimou eles aos sacerdotes idólatras que os reis de Judá haviam nomeado (porquanto eles queimavam incenso nos altos e nas cidades de Judá, e nos lugares ao redor de Jerusalém), e os que queimavam incenso a Baal, ao sol, à lua, a Mazarote e a todo o exército dos céus.
6 Também carregou o bosque da casa do Senhor para o ribeiro de Cedrom e o queimou junto dele, reduzindo-o a pó; e lançou o seu pó sobre as sepulturas dos filhos do povo.
7 E derrubou a casa dos sodomitas que estavam na casa do Senhor, onde as mulheres teciam tendas para o bosque.
8 Trouxe, ainda, todos os sacerdotes das cidades de Judá, e profanou os altos em que eles queimavam incenso, desde Geba até Berseba; e derrubou a casa dos Portões que estava junto à entrada da porta de Josué, o governador da cidade, ao lado esquerdo daquele que entrava, junto ao portão da cidade.
9 Tão somente que os sacerdotes dos altos não subiam ao altar do Senhor em Jerusalém, pois só comiam pão levedado no meio de seus irmãos.
10 Também profanou a Tofete, que está no vale do filho de Hinom, o qual fora construído para que qualquer homem fizesse seu filho ou sua filha passar pelo fogo, para Moloque.
11 E queimou os cavalos que o rei de Judá tinha consagrado ao sol na entrada da casa do Senhor, perto da câmara de Natã, eunuco do rei, no recinto; e queimou o carro do sol com fogo.
12 Os altares que estavam sobre o terraço da câmara superior de Acaz, os quais os reis de Judá tinham feito, como também os altares que Manassés fizera nos dois átrios da casa do Senhor, o rei os derrubou e removeu dali, lançando o seu pó no ribeiro de Cedrom.
13 O rei profanou a casa que estava diante de Jerusalém, à mão direita do monte de Mosdete, a qual Salomão, rei de Israel construíra para Astarte, abominação dos sidônios, para Camos, abominação dos moabitas, e para Moloque, abominação dos filhos de Amom.
14 Quebrou ele as colunas e destruiu totalmente os bosques, enchendo os seus lugares de ossos de homens.
15 Também o altar-mor em Betel, o qual Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel, tinha feito, este mesmo altar ele derrubou e quebrou em pedaços as suas pedras, reduzindo-as a pó; e queimou o seu bosque.
16 Então Josias, voltando-se, viu as sepulturas que estavam na cidade; e mandou tirar os ossos das sepulturas, queimando-os sobre o altar. E, desse modo, o profanou, conforme a palavra do Senhor que o homem de Deus falara quando Jeroboão estava junto ao altar no dia da festa. Depois disto, ele voltou-se e levantou os olhos para o túmulo do homem de Deus que falara essas palavras.
17 E disse: Que é este monte que vejo? Responderam-lhe os homens da cidade: É a sepultura do homem de Deus que veio de Judá e que proferiu estas imprecações, as quais ele lançou contra o altar de Betel.
18 E ele disse: Deixai-o estar. Que ninguém perturbe os seus ossos. Então seus ossos foram poupados, juntamente com os ossos do profeta que viera de Samaria.
19 Além disso, Josias removeu todas as casas dos altos nas cidades de Samaria que os reis de Israel haviam feito para provocarem o Senhor, e fez-lhes conforme tudo o que fizera em Betel.
20 E sacrificou todos os sacerdotes dos altos que estavam nos altares, queimando ossos de homens sobre eles. E voltaram para Jerusalém.
21 Também deu, o rei, ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a Páscoa ao Senhor vosso Deus, conforme está escrito no livro da Aliança.
22 Páscoa como essa, por certo, não tinha sido celebrada desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, bem como em todos os dias dos reis de Israel e dos reis de Judá.
23 No décimo oitavo ano do rei Josias foi celebrada a Páscoa ao Senhor, em Jerusalém.
24 Além disso, Josias removeu os feiticeiros e os magos, os terafins, os ídolos e todas as abominações que haviam sido estabelecidos na terra de Judá e em Jerusalém, a fim de que pudesse cumprir as palavras da lei escritas no livro que Hilquias, o sacerdote, achara na casa do Senhor.
25 Não houve, anteriormente, rei semelhante a ele, que se voltasse para o Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; nem, depois, surgiu alguém como ele.
26 No entanto, o Senhor não se apartou do ardor da sua grande ira, com a qual ele se indignou, e que se tinha acendido contra Judá por causa das provocações com as quais Manassés o provocara.
27 E disse o Senhor: Também removerei Judá da minha presença, como removi a Israel. Rejeitarei a esta cidade que escolhi, Jerusalém, e a casa da qual eu disse: O meu nome estará ali.
28 Mas o restante dos atos de Josias, e tudo o que ele fez, não estão essas coisas escritas no Livro das Crônicas dos Reis de Judá?
29 Nos seus dias subiu Faraó Neco, rei do Egito, contra o rei da Assíria, ao rio Eufrates; e Josias saiu para encontrá-lo. E Neco matou-o em Megido, quando o viu.
30 Seus servos o levaram, morto, de Megido, e o trouxeram a Jerusalém, sepultando-o na sua sepultura. Então o povo da terra tomou a Jeoacaz, filho de Josias; ungiram-no e o fizeram rei em lugar de seu pai.
31 Vinte e três anos de idade tinha Jeoacaz quando começou a reinar, e reinou três meses em Jerusalém. O nome de sua mãe era Hamutal, filha de Jeremias, de Libna.
32 Fez ele o que era mau aos olhos do Senhor, conforme a tudo o que seus pais fizeram.
33 Faraó Neco removeu-o para Ribla, na terra de Hamate, a fim de que não reinasse em Jerusalém; e impôs um tributo sobre a terra: cem talentos de prata e cem talentos de ouro.
34 Então Faraó Neco fez Eliaquim, filho de Josias, rei de Judá, ser rei em lugar de seu pai Josias, mudando seu nome para Jeoaquim. E tomou Jeoacaz levando-o para o Egito; e ali morreu.
35 Jeoaquim entregou a prata e o ouro a Faraó. Contudo ele também avaliou a terra, para dar o dinheiro, por ordem de Faraó; e entregaram a prata e o ouro, cada um segundo a sua avaliação, juntamente com o povo da terra, a fim de o dar a Faraó Neco.
36 Vinte e cinco anos de idade tinha Jeoaquim quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zebida, filha de Pedaías, de Ruma.
37 E fez ele o que era mau aos olhos do Senhor, conforme a tudo o que seus pais haviam feito.

Nenhum comentário: