INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 25

1 Sucedeu, ao nono ano do seu reinado, no décimo mês, que Nabucodonosor, rei de Babilônia, e todo o seu exército, vieram contra Jerusalém; e ele a sitiou, construindo um monte diante dela.
2 A cidade ficou sitiada até o décimo primeiro ano do rei Zedequias, até o nono dia do mês.
3 Todavia a fome prevalecia na cidade, e não havia mais pão para o povo da terra.
4 Então a cidade foi arrombada, e todos os homens de guerra saíram, a noite, pelo caminho da porta entre os muros. Essa é a porta do jardim do rei. Os caldeus estavam acampados contra a cidade, em redor, e o rei se foi pelo caminho da planície.
5 Porém o exército dos caldeus perseguiu o rei, alcançando-o nas campinas de Jericó; e todo o seu exército se dispersou, indo para longe dele.
6 Tomaram o rei e o levaram ao rei de Babilônia, a Ribla; e ele proferiu-lhe um julgamento.
7 Matou ele aos filhos de Zedequias, diante de seus olhos. E arrancou os olhos de Zedequias. E, amarrando-o com cadeias, levaram-no para a Babilônia.
8 No quinto mês, no sétimo dia do mês (este é o décimo nono ano de Nabucodonosor, rei de Babilônia), veio Nebuzaradã, capitão da guarda que assistia na presença do rei de Babilônia, a Jerusalém.
9 Queimou ele a casa do Senhor e a casa do rei, e a todas as casas de Jerusalém; a cada casa o capitão da guarda queimou.
10 E o exército dos caldeus derrubou o muro de Jerusalém, em redor.
11 Então Nebuzaradã, o capitão da guarda, retirou o resto do povo que havia ficado na cidade, e os homens que haviam desertado para o rei de Babilônia, e o resto da multidão.
12 Entretanto o capitão da guarda deixou os mais pobres da terra para serem vinhateiros e lavradores.
13 Os caldeus quebraram em pedaços as colunas de bronze que estavam na casa do Senhor, e as bases e o mar de bronze que estavam nela; e levaram seu bronze para a Babilônia.
14 Os caldeirões, as pás, as bacias, os incensários e todos os utensílios de bronze com que ministravam, ele os tomou.
15 O capitão da guarda levou os braseiros, as bacias de ouro e de prata,
16 os dois pilares, o mar e as bases que Salomão fizera para a casa do Senhor; e não houve pesagem do bronze de todos os utensílios.
17 De dezoito côvados era a altura de uma coluna, e o capitel sobre ela era de bronze. De três côvados era a altura do capitel. A borda e as romãs sobre ele, ao redor, eram todas de bronze, e assim era, igualmente, com a segunda coluna e a sua borda.
18 O capitão da guarda tomou a Seraías, o sumo sacerdote, a Sofonias, o segundo sacerdote, e aos três guardas da porta.
19 Também levaram para fora da cidade a um eunuco que era comandante dos homens de guerra, cinco homens que viam o rosto do rei, os quais foram encontrados na cidade, o escrivão do comandante em chefe, que contabilizava o povo da terra, e sessenta homens do povo da terra, os quais foram encontrados na cidade.
20 Nebuzaradã, o capitão da guarda, levou-os, trazendo-os ao rei de Babilônia, a Ribla;
21 e o rei de Babilônia os feriu e matou em Ribla, na terra de Hamate. Assim, Judá foi levado de sua terra.
22 Quanto ao povo que ficara na terra de Judá, a quem Nabucodonosor, rei de Babilônia, deixara, sobre esses estabeleceu ele a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã.
23 E todos os capitães do exército, eles e os seus homens, ouviram que o rei de Babilônia deste modo nomeara a Gedalias. E vieram a Gedalias, em Mispa, a saber: Ismael, filho de Netanias, Joanã, filho de Careá, Seraías, filho de Tanumete, o netofatita, e Jazanias, filho de um maacatita; eles e os seus homens.
24 Gedalias jurou-lhes e aos seus homens, dizendo: Não temais a incursão dos caldeus; habitai na terra e servi ao rei de Babilônia, e tudo estará bem convosco.
25 E sucedeu que no sétimo mês Ismael, filho de Netanias, filho de Elisama, da descendência real, veio, e dez homens com ele, ferindo a Gedalias; e ele morreu; ele, os judeus e os caldeus que estavam com ele em Mispa.
26 Então todo o povo, grandes e pequenos, se levantaram, eles e os capitães das tropas, e foram para o Egito; porquanto estavam com medo dos caldeus.
27 E sucedeu, no ano trinta e sete da deportação de Joaquim, rei de Judá, no décimo segundo mês, no vigésimo sétimo dia do mês, que Evil-Merodaque, rei de Babilônia, no primeiro ano do seu reinado, levantou a cabeça de Joaquim, rei de Judá, tirando-o para fora de sua prisão;
28 falou com ele benignamente, e pôs o seu trono acima dos tronos dos reis que estavam com ele em Babilônia;
29 mudou-lhe as vestes de prisão, e ele comeu pão, continuamente, diante dele, todos os dias da sua vida.
30 Sua porção, uma porção contínua, era dada a ele da casa do rei. Uma pensão diária, por todos os dias da sua vida.

Nenhum comentário: