INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Dicionário Bíblico e do Cristianismo - A-3



AMALEQUE – Morador do Vale. Neto de Esaú e chefe de uma tribo iduméia [Gn 36.16].
AMALEQUITAS – Tribo pastoral e saqueadora que habitava entre o mar morto e o mar vermelho, existente já nos dias de Abraão. Não eram, portanto, descendentes de Esaú, através de seu neto Amaleque. Seus reis ostentavam o nome hereditário de Agague. Eram inimigos ferrenhos de Israel [Êx 17.8-16; Nm 14.40-45].
AMARIAS – Dito Pelo Senhor. Descendente de Arão através de Eleazar. Sumo sacerdote no reinado de Josafá [2Cr 19.11].
AMARRAS – Cabos ou correntes que prendem a âncora à embarcação [At 27.40].
AMASA – Peso. Filho de Abigail, irmã de Davi. Tornou-se comandante das forças de Absalão, quando este revoltou-se contra seu pai. Foi morto por Joabe [2Sm 17.25].
AMASAI – Pesado. 1) Chefe dos trinta valentes que juntou-se à Davi em Ziclague [1Cr 12.18]; 2) Um dos sacerdotes designados para precederem a arca soprando as trombetas quando ela foi removida da casa de Obede-Edom [1Cr. 15:24].
AMASSADEIRA - Utensílio utilizado para amoldar a farinha para o fabrico do pão [Êx 8.3].
AMAZIAS - Nono rei de Judá (796-781 a.C.) [2Rs 14].
AMBRÓSIO DE MILÃO – (c. 340-397). Após tornar-se bispo, distribuiu seus bens aos pobres e dedicou-se ao estudo da teologia, tendo introduzido o cântico de hinos na igreja do ocidente. A conversão de Agostinho foi um dos resultados de sua pregação.
AMEIA - Recorte na parte superior das muralhas por onde os arqueiros lançavam suas setas [Jr 5.10].
AMÉM - Palavra hebraica que expressa concordância; assim seja [Dt 27.15-26].
AMENDOEIRA – Árvore da família das rosáceas, produtora de amêndoas [Nm 17.8].
AMETISTA - Pedra preciosa arroxeada que está no duodécimo fundamento da muralha da Jerusalém celestial [Ap 21:20].
AMNOM - Filho de Davi que foi morto por Absalão, após haver seduzido a irmã deste [2Sm 13].
AMOM - 1) Décimo-quinto rei de Judá (642 a 640 a.C.) [2Rs 21.18-26]; 2) Filho de Ló, chamado de Ben-Ami ao nascer, e do qual descendem os amonitas [Gn 19.38]; 3) Governador da cidade de Samaria [1Rs 22.15-28]; 4) Deus de Tebas, no Egito [Jr 46.25].
AMONITA - Descendente de Amom, um dos filhos de Ló com uma de suas filhas. [Gn 19:38]
AMOR – Sentimento de bondade em relação ao outro. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é Amor [1Jo 4.8].
AMOREIRA – Árvore da família das moráceas. É cultivada principalmente por suas folhas, as quais servem de alimento para o bicho-da-seda. [Lc 17.6].
AMORREUS - Povo guerreiro que habitava as montanhas de Canaã anteriormente a conquista de Israel; Josué lutou contra eles [Js 10;11].
AMÓS - Profeta nascido em Tecoa, no Reino de Judá. Começou o seu ministério durante o reinado de Uzias. Era pastor de ovelhas e lavrador.
AMÓS, LIVRO DE – Autor: Amós. Quando foi escrito: No período de 765 a 755 a.C. Assunto: Narra a infidelidade de Israel para com Deus e os merecidos castigos que se seguiriam, mas descreve também as bênçãos da reconciliação, quando o povo se voltasse novamente para Ele e para os seus preceitos, com o reestabelecimento do reino Davídico. Da mesma forma às diversas nações estaria reservado um julgamento e castigo da parte de Deus, de acordo com as suas transgressões.
AMOZ - Forte. Nome do pai de Isaías [Is 1.1).
AMPLÍATO – Cristão da igreja em Roma, a quem Paulo enviou saudações no final de sua epístola (Rm 16.8)
AMULETO - Objeto que se acredita dar proteção contra perigos [Is 3.20].
ANA - Mãe do profeta Samuel [1Sm 1.1-2.21].
ANABATISTAS – Membro de uma igreja protestante no século XVI que não acreditava na eficácia do batismo de crianças, e portanto batizava novamente os adultos que realmente eram convertidos.
ANAMELEQUE – Ídolo a quem o povo de Sefarvaim oferecia sacrifícios de crianças. Deportados por Salmaneser II, rei da Assíria, para colonizar Samaria, os sefarvaimitas o levaram para lá [2Rs 17.31].
ANANIAS - Cristão de Damasco, que procurou Paulo para curá-lo da cegueira [At 9.10-19].
ANAQUE – Pescoço Longo. Filho de Arba e antepassado dos anaquins (Nm 13.22-33; Js 15.13).
ANAQUINS – Descendentes de Anaque, de formidável aparência, conforme descritos pelos espiões de Israel, que habitavam na região montanhosa de Judá e foram destruídos por Josué (Js 11.21).
ANÁS – O Senhor Mostra Graça. Sumo sacerdote antes de Caifás, seu genro que exercia o cargo quando Jesus foi preso (Lc 3.2).
ANÁTEMA – Maldição divina ou eclesiástica; costume segundo o qual as coisas inteiramente dedicadas a Deus deveriam ser destruídas [Js 6.18,21].
ANATOTE – Cidade natal de Jeremias, que ficava no território da tribo de Benjamim. [Jr 1.1].
ANCHIETA, JOSÉ DE - Padre espanhol que fazia parte da Companhia de Jesus, nasceu nas Ilhas Canárias em 19 de março de 1534, indo para Portugal aos 14 anos de idade. Estudou filosofia na Universidade de Coimbra. Veio para o Brasil em 1553. Estudou e aprendeu as línguas indígenas, o que lhe foi de grande auxílio na evangelização dos povos da terra. Deveu-se em grande parte a sua pessoa o avanço das missões jesuítas no continente. É conhecido como "o apóstolo do Brasil." Faleceu em 9 de junho de 1597, na capitania do Espírito Santo.
ANCIÃOS – 1) Presbíteros, homens de idade avançada e cheios de sabedoria indicados para dirigir os assuntos da igreja e orar pelos enfermos (Tito 1.5; Tg 5.14); 2) Vinte e quatro homens idosos assentados em tronos ao redor do trono de Deus, vestidos de branco e tendo coras de ouro na cabeça, adorando continuamente ao Criador.
ANCIÃO DE DIAS - Um dos títulos de Deus, significando sua eternidade [Dn 7.9-22].
ÂNCORA – Objeto pesado que, preso a amarra, impede que a embarcação se mova. Símbolo do que sustenta em tempos duros [Hb 6.17-19].
ANDORINHA - Ave pequena, de vôo rápido e gracioso [Sl 84.3].
ANDRÉ – Varonil. Natural da galileia, irmão do apóstolo Pedro, era ele também um dos doze apóstolos. Conta a tradição que foi martirizado em uma cruz que tinha o formato de um xis [Mc 1.29; Jo 1.35-42.
ANER - Um dos aliados de Abraão, quando este habitava junto aos carvalhais de Manre; irmão de Escol [Gn 14:13].
ANJO - Ser espiritual que serve de mensageiro entre Deus e os homens [Gn 28.12] e para serviço a favor dos salvos [Hb 1.14].
ANIMISMO – Crença em uma alma universal compartilhada por todos os seres animados e inanimados.
ANO - Medida de tempo (354 dias ou 12 mêses lunares). De três em três anos o último mês era duplicado para eliminar a diferença entre o ano lunar e o solar de 365 dias [1Cr 27.1-15].
ANO DE DESCANSO - Ano em que a terra deveria descansar, após ser preparada e semeada durante seis anos [Lev 25:5]
ANO DO JUBILEU – Ocorria de cinquenta anos em cinquenta anos, ou a cada sete semanas de anos. Em sua duração a terra deveria repousar, e os israelenses apenas podiam colher o que nascesse por si mesmo. Neste ano todas as propriedades que haviam sido alienadas revertiam ao seu proprietário original, os escravos eram libertos e as dívidas canceladas [Lv 25.13, 28, 40; Ne 5:1-19; 2 Cr. 36:21; Is 5.7; Ez 7:12, 13].
ANO SABÁTICO – Após cada semana de anos a terra deveria descansar, sem ser lavrada nem semeada, e os pobres tinham direito de colher o que houvesse restado das colheitas anteriores ou nascesse por si mesmo. Também os escravos hebreus deveriam ser libertados a cada sete anos [Êx 23.11; Dt 15.12].
ANRAFEL - Rei de Sinear; um dos reis que levaram Ló cativo [Gn 14.1].
ANRÃO - Pai de Arão, Moisés e Miriã  [Nm 26.59]. 
ANSELMO DE CANTUÁRIA – (1033-1109). Em sua obra, deu lugar de destaque à fé, conduzindo esta à razão, tendo cunhado a frase “creio para conhecer”. Também desenvolveu o argumento ontológico, segundo o qual todos os seres racionais tem em sua consciência a idéia de um ser supremo, que deve corresponder uma realidade. De acordo com sua doutrina da expiação, Cristo pagou uma dívida que os seres humanos tinham para com Deus devido a desobediência de Adão.
ANTÃO, SANTO – (c.250-356). Fundador do monasticismo, que vendeu seus bens ainda jovem e deu o resultado da venda para os pobres, indo viver em uma caverna.
ANTEMURO – Muro construído do lado de fora das muralhas [Lm 2.8].
ANTICRISTO – Palavra grega que significa “Contrário a Cristo”. De modo mais geral refere-se a todo aquele que nega que Jesus Cristo veio em carne a este mundo. Específicamente, relaciona-se a um indivíduo ou a besta de apocalipse [1Jo 2.22; 4.3; 2Jo 1.7; 2Ts 2.7; Ap 17.11].
ANTIGO TESTAMENTO - AT. Primeira grande divisão da Bíblia, completada antes da primeira vinda de Jesus.
ANTILEGOMENA – Alegações contra alguns livros do Velho e do Novo Testamento, cuja canonização foi contestada por algum tempo. São eles: Cânticos, Eclesiastes, Ester, Provérbios e Ezequiel (VT); e Hebreus, Tiago, 2 Pedro, Judas, 2 João e Apocalipse (NT).
ANTÍLOPE – Ruminante de pequeno ou médio porte, de pernas alongadas, cujos chifres se voltam para trás [Is 51.20].
ANTÍOCO IV EPIFANES - Reinou de 175 a 163 aC. Provocou a revolta chamada dos Macabeus, por querer mudar os costumes judaicos.
ANTIOQUIA – 1) Cidade da Síria próxima ao Mediterrâneo onde o cristianismo foi pregado aos gentios e onde os seguidores de Jesus pela primeira vez foram chamados de “cristãos”. Era um ponto de partida para os primeiros missionários (At 11.19-26); 2) Cidade do norte da Pisídia, evangelizada por Paulo e Barnabé em sua primeira viagem missionária [At 13.14-52; 14.21].
ANTIPAPA – Falso papa, eleito em desacordo com a tradição da igreja católica romana.
ANTIPAS – Nome do Herodes que governou a Galiléia e a Peréia de 4 a.C. a 39 d.C., e que mandou matar João Batista [Mt 14.1-12].
ANTISEMITISMO – Doutrina preconceituosa que estimula comportamentos e medidas contra os judeus.
ANTROPOMORFISMO – Representação de Deus como se ele tivesse forma e sentimentos humanos.


A - Página 4

Nenhum comentário: