INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 3 de julho de 2016

Dicionário Bíblico e do Cristianismo - A



AAVA – 1) Cidade da Babilônia; 2) Rio de mesmo nome em cujas margens os exilados judeus se reuniram sob a direção de Esdras quando estavam prestes a retornar para Jerusalém. [Ed 8.15-31].
ABA – Palavra síria ou caldéia, um termo de afeição e confiança filial que aparece três vezes no Novo Testamento e é sempre seguida pela palavra grega que significa "pai". Dela deriva a palavra "abade" (superior de certas ordens religiosas) [Mc 14.36; Rm 8.15; Gl 4.6].
ABA PAI – Duas palavras com o mesmo significado, a primeira delas em aramaico; uma forma de clamar a Deus [Gl 4.6 Bíblia].
ABADOM – Destruidor; Destruição. É o anjo do abismo. Segundo a mitologia grega tem o nome de Apoliom e governa as regiões infernais [Ap 9.11].
ABANA – Rio de águas permanentes que atravessa a cidade de Damasco, na Síria [2Rs 5.12].
ABARIM – Uma montanha, ou cadeia de montanhas, defronte de Jericó, a leste e a sudeste do Mar Morto, na terra de Moabe. De um de seus picos, o monte Nebo, Moisés observou a terra prometida, e ali morreu [Deut. 3.27; 32.49; 34.1-5].     
ABDIAS – Servo do Senhor. Administrador da casa de Acabe. O mesmo que Obadias [1Rs 18.2-16]. 
ABDOM – Servil; Serviço. Décimo dos dez juízes de Israel. Julgou durante oito anos [Jz 12.13-15]. 
ABE – Quinto mês no calendário hebraico. Corresponde a julho - agosto no calendário cristão.   
ABEDENEGO – Servo de Nebo. Foi levado junto com Daniel para a Babilônia; seu nome hebraico era Azarias [Dn 1.7].
ABEL – Respiração. Segundo filho de Adão e Eva, que foi morto por Caim, seu irmão. Era pastor de ovelhas. Deus agradou-se mais de sua oferta do que da de Caim [Gn 4.1-16].
ABEL-BETE-MAACA – Prado da Casa de Maaca. Cidade no norte da Palestina, próxima ao território de Dã. Foi cognominada de "mãe em Israel", ou seja, uma metrópole [2Sm. 20.19]. Foi cercada por Joabe quando este buscava capturar Sebá, filho de Bicri que levantara a mão contra o rei Davi [2Sm. 20.14], por Ben-Hadade, rei da Síria [1 Reis 15.20], e também por Tiglate-Pileser, rei da Assíria [2Rs 15.29] ao redor de 734 a.C. É chamada em outros lugares de Abel-Maim, ou seja, Prado das Águas [2Cr 16.4]. 
ABEL-MEOLÁ – Prado das Danças. Local onde nasceu o profeta Eliseu, no território da tribo de Issacar, e onde o encontrou Elias em seu retorno até o vale do Jordão, desde Horebe [1Rs 19.16].
ABEL-MIZRAIM – Expressão de origem cananéia que significa "Lamentação dos Egípcios." Refere-se às lamentações quando do enterro de Jacó [Gn 50.11].
ABEL-SITIM – Prado das Acácias. Muitas vezes chamado simplesmente de "Sitim" [Nm 25.1]. Ficava situado no leste da Jordânia, na planície de Moabe, quase em frente à Jericó. Quadragésimo segundo acampamento dos israelitas, seu último lugar de descanso antes de atravessarem o Jordão [Nm 33.49].
ABELHA - Inseto himenóptero de corpo cabeludo que, quando social, produz o mel [Jz 14.8].
ABIAIL – Pai Poderoso. Pai de Ester e tio de Mordecai [Et 2.15].
ABIAS, OU ABIÃO – Deus é pai. Segundo rei de Judá (913-911 a.C.) [2Cr 13].
ABIATAR - Pai de Abundância. Décimo-primeiro Sumo sacerdote na linhagem de Arão; filho de Aimeleque. Foi conselheiro de Davi. [1Sm 22.20].
ABIBE, NISà– Primeiro mês no calendário hebraico. Corresponde a março - abril no calendário cristão.
ABIGAIL – Meu Pai de Alegria. 1) Carmelita; Esposa de Nabal, e depois, de Davi [1Sm 25]; 2) Irmã de Davi e mãe de Amasa [2Sm 17.25]. 
ABILENE - Planície a noroeste de Damasco. Tetrarquia governada por Lisânias quando João Batista começou o seu ministério [Lc 3.1].
ABIMELEQUE – Meu Pai é Rei. 1) Filho de Gideão. Tornou-se rei após a morte deste último  [Jz 8.30; 9.57]; 2) Rei de Gerar, na Filístia, no tempo de Abraão [Gn 20; 21.22-34]; 3) Também no tempo de Isaque [Gn 26.1-17].
ABINADABE – Meu nobre pai. 1) Na casa deste levita, perto de Quiriate-Jearim, a arca do testemunho permaneceu por vinte anos após ter retornado da terra dos filisteus, sendo guardada por seu filho Eleazar até ser levada por Davi para Jerusalém [1Sm 7.1-2]; 2) Um irmão de Davi, segundo dos oito filhos de Jessé, que combatia no exército do rei Saul contra os filisteus [1Sm 16.8; 1Cr 13.7]; 3) Um filho de Saul que foi morto juntamente com este pelos filisteus, na batalha em Gilboa [1Sm 31.2]; 4) Oficial do exército de Salomão que era casado com sua filha Tafate [1Rs 4.11].
ABIRÃO – Altivo. 1) Junto com Corá e Datã revoltou-se contra a autoridade que Deus concedera a Moisés [Nm 16.1-2]; Filho de Hiel, o betelita. Morreu prematuramente em consequência da maldição que Josué havia proferido contra quem tentasse reedificar Jericó [Js 6.26; 1Rs 16.34].
ABISAGUE – Pai Que Erra. Formosa jovem sunamita que foi escolhida para cuidar de Davi em sua velhice [1Rs 1.3].
ABISAI – Pai de Um Dom. O segundo filho de Zeruia, irmã de Davi; era um dos comandantes do exército deste último [2Sm 2.18].
ABIÚ – Pai Dele. Sacerdote, filho de Arão. Com o seu irmão Nadabe foi morto por haver oferecido fogo estranho perante o Senhor [Êx 28.1; Lv 10.1-2].
ABISMO – Profundidade sobre a qual se estendiam as águas que cobriam a face da terra no início da criação, e onde havia um grande depósito de águas subterrâneas as quais emergiram quando Deus mandou o dilúvio sobre a terra. É também o lugar para onde vão os mortos e onde os anjos desobedientes estão aprisionados, sendo também o lugar da futura prisão de Satanás por mil anos, quando Cristo reinar sobre a terra. Seu governante é um anjo chamado Abadom [Gn 1.2, 7.11; Sl 88.11; Rm 10.7; Ap 20.1-3].
ABLUÇÃO – Ritual purificador praticado pela lavagem com água. Os sacerdotes o executavam antes de adentrar no santuário. Também os fariseus o observavam rigorosamente antes das refeições [Êx 40.30; Hb 9.10].
ABNER – Pai de Luz. Comandante do exército de Saul, filho de Ner, irmão do pai daquele, sendo, portanto, seu primo; foi morto de forma traiçoeira por Joabe.  [1Sm 14.50].
ABOMINAÇÃO – Tudo aquilo que é detestado por Deus, tal como o comer da carne de animais considerados imundos, a prática pagã dos sacrifícios aos ídolos e de crianças a Moloque, como também a de relações sexuais ilícitas.
ABOMINÁVEL DA DESOLAÇÃO, OU ABOMINAÇÃO DESOLADORA – Sinal que Jesus deu aos seus discípulos através do qual eles poderiam discernir o início das tribulações que haveriam de sobrevir-lhes nos últimos tempos [Mc 13.14-16]. No Velho Testamento esta expressão é usada para fazer referência à profanação do templo por Antíoco Epifanes, que colocou um ídolo sobre o altar de holocaustos [Dn 11.31]. 
ABRAÃO – Pai de Uma Multidão. O primeiro dos patriarcas do povo hebreu. Natural de Ur, na Caldéia. [Gn 11.31].
ABRAÃO, SEIO DE – Expressão que tem origem no costume de as pessoas na antiguidade fazerem suas refeições reclinadas, ficando com a cabeça próxima ao seio da que se encontrava imediatamente próxima [Lc 16.22-23]
ABRÃO – Pai Exaltado. Nome original de Abraão em Ur [Gn 17.5]. 
AB-ROGAR – Fazer cessar a existência ou a obrigatoriedade de uma lei ou contrato [Gl 3.17].
ABRONA – Trigésimo-primeiro acampamento dos Israelitas, próximo de Eziom-Geber [Num.33.34, 35].
ABSALÃO – Pacífico. Filho de Davi, que se revoltou contra ele e foi morto por Joabe, comandante do exército daquele [2Sm 18.9-17].
ABSINTO – 1) Planta amargosa como o fel, que simboliza as agruras que resultam da disciplina de Deus [Pv 5.4; Lm 3.15]; 2) Nome de uma estrela ou objeto celestial que cairá sobre as águas da terra, fazendo com que a sua terça parte se torne imprestável e venenosa [Ap 8.11].
ABSTINÊNCIA – Prática de abster-se conscientemente da indulgência com certos apetites carnais [At 15.20; 1Tm 4.3].
ABUTRE – Uma das aves consideradas impuras para a alimentação do povo hebreu. Ave de rapina com cabeça calva, parecida com o falcão e que se alimenta de carnes putrefatas [Is 34.15].

AC – Antes de Cristo, abreviatura.
ACÃ – Causador de Problemas. Quando da conquista de Jericó tomou para si despojos, coisa que Deus havia expressamente proibido os israelitas de fazerem, e por este motivo foi castigado, sendo morto por apedrejamento [Js 7.1].
ACABE – Tio. Sétimo rei de Israel (874-853 a.C.) [1Rs 16.28-22.40].
ACÁCIA – Árvore de folhagem rendilhada e flores geralmente amarelas agrupadas em pequenos glóbulos, que produz uma madeira dura e resistente, usada nos varais com os quais se carregava a arca da aliança. [Êx 25.13].
ACADE – Cidade babilônica do reino de Ninrode [Gn 10.10].
AÇAFRÃO – Planta de flores amarelas com as quais se prepara um pó que é usado como tempero e estimulante. Também são usadas para o fabrico de tinta [Ct4.14].
ACAIA – Província romana formada pelo Peloponeso e a Hélade, a qual, unindo-se a Macedônia, formava a Grécia [At 19.21].
ACAMPAMENTO – Local onde o povo de Israel permanecia por algum tempo durante a sua jornada pelo deserto [Ex. 16:13; Num. 2:3].
AÇÃO DE GRAÇAS – Oferta que tinha como objetivo manifestar agradecimento a Deus por sua benignidade [Lv 7.12].
ACAZ – Aquele que possui. Décimo-segundo rei de Judá (736-716 a.C.) [2Reis 15:38].
ACAZIAS – Possuído por Deus. 1) Sexto rei de Judá (841 a.C.) [2Rs 8.24]; 2) Oitavo rei de Israel (853-852 a.C.) [1Rs 22.40].
ACELDAMA – Campo de Sangue. Este nome foi dado ao terreno que Judas comprara com o dinheiro que havia recebido para entregar Jesus [At 1.19].
ACM, ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS – Associação internacional dedicada a evangelização cristã.
ACMETA, ECBÁTANA – Capital da Média, onde Ciro estabeleceu a sua corte. Nesta cidade, ele ordenou a reconstrução do templo que havia sido saqueado e destruído por Nabucodonosor [Ed 6.2]. 
ACO – Cidade e porto da Fenícia, pertencente à tribo de Aser, mas da qual ele não expulsou os habitantes [Jz 1.31].
AÇOITE – O castigo normalmente imposto era aplicado com varas [Dt 25.1-3]. Os romanos usavam correias nas quais eram feitos nós, e nestes eram afixados objetos pontiagudos. Jesus foi castigado com um destes objetos, como também o apóstolo Paulo [Mt 27.26; 2Co 11.24].
AÇOR – Ave de rapina com hábitos diurnos, parecida com o falcão. Uma das aves impuras que os judeus estavam proibidos de comer [Dt 14:13]. 
ACRE – Medida agrária de alguns países. Nos Estados Unidos equivale a 40,47 ares (4047 m2).
ACSA – Ornamento de tornozelo. Calebe prometeu, a quem derrotasse e tomasse a cidade de Quiriate-Sefer, dar a sua filha Acsa por mulher [Js 15:16].
ACUSADOR – Epíteto aplicado a Satanás, por ele estar sempre apontando as falhas dos crentes [Ap 12:10].
AD – Ano Domini, abreviatura.
ADÁGIO – Provérbio, máxima ou sentença [2Pe 2.22].
ADÃO – Vermelho; Terra. Primeiro homem criado por Deus, segundo a Bíblia. Viveu 930 anos.
ADAR – Décimo-segundo mês no calendário hebraico. Corresponde a fevereiro - março no calendário cristão. 
ADEGA – Depósito onde ficam guardadas bebidas alcoólicas [1Cr 27.27].
ADEREÇO – Enfeite feminino [1Pe 3.3].
ADIVINHAÇÃO – Ato de descobrir e revelar coisas ocultas com a ajuda de espíritos ou de procedimentos os quais se acredita que possibilitam obter este tipo de conhecimento.
ADOÇÃO – Conceder a alguém que não é filho de nascimento os privilégios de um filho [Ex 2:10]. Deus adotou Israel [Ex 04:22], e é também por um ato da graça de Deus que os homens são incluídos em sua família redimida tornando-se participantes de todas as bênçãos que Ele lhes providenciou, inclusive a participação na natureza divina através do novo nascimento. Adoção também representa as novas relações com Deus nas quais o crente é introduzido pela justificação e os privilégios relacionados com esta nova posição.
ADONAI – Senhor. No idioma hebraico é um título de Deus.
ADONI-BEZEQUE – Senhor de Justiça. Rei de Jerusalém e chefe dos amorreus na época da conquista pelos hebreus, o qual liderou uma coalizão de reis cananeus contra os invasores. Judá e Simeão, filhos de Jacó, lhe cortaram os polegares das mãos e dos pés [Jz 1:6].
ADONIAS – Jeová é Meu Senhor. Quarto filho de Davi. Tentou ser eleito rei no lugar de Salomão, quando Davi estava próximo de sua morte. Perdoado por Salomão, fez mais tarde nova tentativa de conquista do trono, sendo então executado por Benaías, filho de Joiada.
ADORAÇÃO – Prestação de culto, honra e reverência a Deus [Ex 33.10].
ADRAMELEQUE – 1) Ídolo a quem o povo de Sefarvaim oferecia sacrifícios de crianças. Deportados por Salmaneser II, rei da Assíria, para colonizar Samaria, os sefarvaimitas o levaram para lá [2Rs 17.31]; 2) Filho do rei assírio Senaqueribe, que matou o próprio pai [2Rs 19.37].
ADRAMÍTIO – Cidade da Ásia Menor na costa da Mísia. O navio no qual o apóstolo Paulo embarcou em Cesaréia era desta cidade [Acts 27:2].
ADRIANO – Imperador romano, filho adotivo de Trajano (76-138 dC).
ADRIÁTICO – Mar europeu, braço do Mediterrâneo que banha a Itália pelo leste [At 27.27].
ADRIEL – Filho de Barzilai, meolatita. Saul deu a ele por esposa sua filha Merabe, que estava prometida a Davi [1Sm 18.19].
ADULÃO – Cidade do território de Judá na qual Davi e seus companheiros buscavam refúgio quando ele fugia de Saul, por haver muitas cavernas em suas adjacências.
ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA -  Uma das maiores denominações cristãs do mundo, fundada por Joseph Bates e Ellen G. White, cuja doutrina distintiva é a guarda do sábado como dia de descanso.
ADVENTO – Primeira vinda de Cristo, quando ele nasceu como o filho de José e Maria.
ADIVINHAÇÃO – Predição de eventos eminentes e futuros. Pode ser realizada através de vários meios, como sonhos, possessão, consulta aos mortos, lançamento de moedas, observação das entranhas de animais e de fenômenos naturais. Deus condena a prática da adivinhação e a compara ao pecado de rebelião [1Sm 15.23].
ADVOGADO – Pessoa autorizada a defender a causa de outrem perante um tribunal e a representar seus interesses. Jesus Cristo é o advogado dos crentes perante o pai, Juiz supremo de todas as criaturas [1Jo 2.1].


A - Página 2

Nenhum comentário: