INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Dicionário Bíblico e do Cristianismo - D



- Juiz. Primeiro filho de Jacó com Bila, serva de Raquel [Gn 30.4-6]; "Desde Dã até Berseba", expressão que incluia todo o território de Israel [Jz 20.1].
DÁDIVA - Dom [Tiago 1:17].
DAGOM - Sansão destruiu o templo deste falso deus-peixe, adorado pelos filisteus em Gaza e em Azoto [Jz 16.23-30].
DALILA - Delicada. Mulher filistéia pela qual Sansão se apaixonou e que o enganou [Jz 16].
DAMA - Mulher da classe alta, refinada [Jz 5.29].
DAMASCO - Cidade da Síria, talvez a mais antiga do mundo, de onde veio o general Naamã para curar-se da lepra em Israel [2Rs 5].
DANIEL – Deus É Juiz. Daniel foi um dos jovens judeus que foram levados para a Babilônia por Nabucodonozor e escolhidos para servir na sua corte, chegando a ocupar uma posição de grande autoridade no governo, durante sucessivos reinados. Tinha o dom de interpretar sonhos.
DANIEL, LIVRO DE – Autor: Daniel. Quando foi escrito: No período de 606 a 530 a.C. Assunto: Descreve as interpretações de sonhos e as visões de Daniel a respeito dos impérios mundiais, começando com a Babilônia e indo até os últimos tempos, com o estabelecimento do reino de Deus no milênio.
DANITA - Da tribo de Dã, um dos filhos de Jacó [Jz 18.1].
DARICO, DRACMA - Dinheiro. Moeda de ouro (8,4 g) [1Cr 29.7; Ed 2.69].
DARIO HISTASPES - O maior dos reis persas, que reinou de 521 a 486 a.C. Foi derrotado pelos gregos na batalha de Maratona [Ed 4.5].
DAVI - Foi rei, guerreiro, músico e poeta [Mt 1.1]; Homem segundo o coração de Deus [1Sm 13.14].
DAVID BRAINERD - Missionário norte americano que, com grande esforço pessoal, empenhou-se na obra do evangelho entre os índios. Seu diário e biografia foram de grande inspiração para outros missionários (1718-1747).
DC - Depois de Cristo, abrev.
DEBIR - Cidade real de Anaquim, tomada por Otoniel [Jz 10-15].
DÉBORA – Abelha. Terceiro dos dez juízes de Israel. Julgou durante quarenta anos [Jz 4.4-5.31].
DECÁLOGO – Dez Mandamentos.
DEDANITA - Descendente de Dedã, filho de Cuxe [Is 21.13].
DEDICAR - Consagrar irremissivelmente ao Senhor [Lv 27.28].
DEDO - Medida de comprimento (1,8 cm). Corresponde a 1/24 do côvado [Êx 25.25].
DEGOLAR - Modo de sacrificar as reses, cortando-lhes o pescoço [1Sm 25.11].
DELITOS - Ex: Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos (CRIMES) e pecados [Ef 2:1].
DENÁRIO - Dinheiro. Moeda romana de prata. Corresponde a 1 dracma. Salário de um dia [Mt 20.2].
DEN AKKER, JACOBUS OP – Pastor holandês que completou a tradução do Velho Testamento para o português em 1694, após a morte de João Ferreira de Almeira.
DERBE - Cidade licaônica, que fazia parte da província da Galácia; Gaio, companheiro de Paulo, era de lá [At 20.4].
DESEMBOCADURA - Ex: Depois, passava o limite até ao lado de Bete-Hogla, para o norte, para terminar na baía do mar Salgado, na (FOZ) do Jordão [Jos 18:19].
DESFILADEIRO - Passagem apertada entre montanhas [1Sm 14.4].
DEUS [hebr. El, Elah, Eloah, Elohim; gr. theós]
O nome mais geral da Divindade (Gn 1.1; Jo 1.1). Deus é o Ser Supremo, único, infinito, criador e sustentador do universo. É espírito pessoal e subsiste em três pessoas ou distinções: Pai, Filho e Espírito Santo (v. TRINDADE). É santo, justo, amoroso e perdoador dos que se arrependem. O ateu diz que Deus não existe; o agnóstico diz que não podemos saber se Deus existe ou não; o crente sabe que Deus existe e afirma: “... nele vivemos, nos movemos e existimos” (At 17.28).
DEUTERONÔMIO, LIVRO DE – Segunda Lei. Autor: Moisés. Data em que foi escrito: XV século a.C. Assunto: Quinto dos cinco livros que compõem o Pentateuco, contém a narração dos discursos que Moisés fez ao povo quando este se encontrava acampado em Moabe, aguardando para entrar e tomar posse da terra prometida. Nestes discursos Moisés repete e enfatiza aos ouvidos do povo de forma resumida a lei recebida no Sinai, acrescentando as bênçãos e maldições que lhe sobreviriam, dependendo de sua obediência ou desobediência as mesmas leis.
DIA DA EXPIAÇÃO, DO PERDÃO, YOM KIPPUR – Festa anual que acontecia num sábado, no décimo dia do sétimo mês, tisri. Um bode era sacrificado e o seu sangue espargido sobre o propiciatório, e o outro (bode emissário) era enviado ao deserto levando sobre si, simbolicamente, os pecados do povo. [Lv 23.27-32].
DIA LONGO DE JOSUÉ – A fim de atender o pedido de Josué para que o sol não se pusesse antes que ele derrotasse completamente os amorreus, a terra retardou o seu movimento de rotação fazendo com que a duração do dia fosse de 48 horas e não de 24 horas. Existe a menção de um dia prolongado na tradição de diversos povos da antiguidade, como na dos egípcios, chineses e hindus. [Js 10.12].
DIABO - Palavra de origem grega, quer dizer acusador.
DIADEMA - Ornato circular que se coloca na cabeça [Pv 4.9].
DIÁSPORA - Conjunto dos judeus que vivem fora de Israel.
DÍDIMO - Por este nome o apóstolo Tomé era conhecido [Jo 11.16].
DIDRACMA - Dinheiro. Moeda de prata. Corresponde a dois dracmas, ou dois denários [Mt 17.24].
DILÚVIO - Grande inundação na qual pereceu a humanidade que existia naquele tempo, ocorrida durante a vida de Noé, único ser humano a salvar-se, juntamente com sua família [Gn 6-8].
DINAÍTAS - Assírios que opuseram-se á reedificação do templo, após o retorno dos judeus da Babilônia [Ed 4.9].
DITADO - Provérbio.
DIVÃ - Ex: Hamã tinha caído sobre o (ESPÉCIE DE SOFÁ SEM ENCOSTO) em que se achava Ester [Est 7:8].
DIVINO - Ex: Visto como o seu (PRÓPRIO DE DEUS) poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude [2Pe 1:3].
DOLO - Ex: Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há (INTENÇÃO MALIGNA)! [Jo 1:47].
DOM - Capacidade concedida pelo Espírito Santo, para uso na Igreja e em favor dos outros [1Pe 4.10].
DOMINADORES - Ex: Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os (QUE EXERCEM GRANDE PODER E INFLUÊNCIA) deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes [Ef 6:12].
DORCAS - Gazela. Mulher que morava na cidade de Jope, a qual Pedro ressuscitou [At 9.36-41].
DOSSEL - Ex: Porque sobre toda a glória se estenderá um (ARMAÇÃO QUE ENCIMA O TRONO OU LEITO) e um pavilhão [Is 4:5].
DOTÃ - Lugar onde José  encontrou seus irmãos, e onde eles conspiraram para fazer-lhe mal [Gn 37:17].
DOUTRINAMENTO - Ex: Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu (ENSINAMENTO; CATEQUIZAÇÃO) [Mr 4:2].
DRACMA, DARICO - Dinheiro. Moeda grega de prata. Corresponde a 1 denário. Salário de um dia [1Cr 29.7; Ed 2.69].
DROMEDÁRIO - Camelo de pescoço curto e uma só corcova ou bossa, que serve para montaria e besta de carga [Is 66.20]. 
DRUSILA - Mulher judia casada com o governador Félix [At 24.24-25].
DT - Abreviatura do livro do Velho Testamento no qual estão registrados os discursos que Moisés fez quando o povo de Israel estava na terra de Moabe, antes de atravessar o rio Jordão e tomar posse de Canaã.
DURA, PLANÍCIE DE - Planície na Babilônia onde o rei Nabucodonosor levantou uma estátua colossal de ouro [Dn 3.1].

Nenhum comentário: