INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 19 de julho de 2016

Septuaginta - 1 Crônicas - Capítulo 12

1 São estes os que vieram a Ziclague, quando Davi ainda estava escondido por causa de Saul, filho de Quis; e estavam entre os poderosos, ajudando-o na guerra,
2 usando o arco com a mão direita e com a esquerda, lançadores de pedras e atiradores com arcos. Dos irmãos de Saul, de Benjamim,
3 Aiezer, o chefe, e Joás, filhos de Semaá, o gibeatita; Jeziel e Pelete, filhos de Azmavete; Beraca e Jeú, o anatotita;
4 Ismaias, o gibeonita, homem valente entre os trinta, e chefe dos trinta; Jeremias; Jaaziel; Joanã e Jozabade, o gederatita;
5 Eluzai e Jerimote; Bealias; Semaraias; Sefatias, o harufita;
6 Elcana; Issias; Azareel; Joezer e Jazobeão, os coreítas;
7 Joela e Zebadias, filhos de Jeorão. E também os homens de Gedor.
8 E de Gade passaram-se para Davi, desde o deserto, fortes e poderosos homens de guerra, carregando escudos e lanças. Seus rostos eram como o rosto de um leão, e eram ágeis como as corças sobre os montes, na sua velocidade:
9 Ezer, o chefe; Obadias, o segundo; Eliabe, o terceiro;
10 Mismana, o quarto; Jeremias, o quinto;
11 Atai, o sexto; Eliel, o sétimo;
12 Joanã, o oitavo; Elzabade, o nono;
13 Jeremias, o décimo; Macbanai, o décimo primeiro.
14 Estes foram chefes do exército, dos filhos de Gade; o menor, comandante de uma centena, e o maior, de um milhar.
15 Estes são os homens que atravessaram o Jordão no primeiro mês, enquanto ele transbordava por todas as suas ribanceiras; e expulsaram todos os habitantes dos vales, indo do leste para o oeste.
16 E vieram alguns dos filhos de Benjamim e de Judá, para ajudarem a Davi.
17 Davi saiu ao encontro deles, e disse-lhes: Se tiverdes vindo em paz para comigo, que o meu coração esteja em paz convosco; porém, se tiverdes vindo para entregar-me aos meus inimigos, traiçoeiramente, o Deus de vossos pais olhe para isto, e o repreenda.
18 Então o Espírito veio sobre Amasai, um capitão dos trinta, e ele disse: Vai, Davi, filho de Jessé, tu e o teu povo! Paz, paz seja contigo, e paz com quem te ajuda; pois que teu Deus te tem ajudado. E Davi os recebeu, fazendo-os chefes dos exércitos.
19 Alguns se passaram para Davi, de Manassés, quando os filisteus vieram contra Saul para a guerra; ele, porém, não os ajudou, porque os capitães dos filisteus tomaram conselho, dizendo: Com as cabeças daqueles homens ele vai voltar para o seu senhor, Saul.
20 Quando Davi estava indo para Ziclague, vieram a ele, de Manassés, Adna, Jozabade, Jediael, Micael, Jozabade, Eliú e Ziletai. Estes são os chefes de milhares de Manassés.
21 Eles lutaram ao lado de Davi contra uma tropa, porque eram todos homens valentes; e eram os comandantes do exército, por causa de seu poder.
22 Os homens vinham para Davi, diariamente, até que se tornaram um grande exército, como o exército de Deus.
23 E estes são os nomes dos comandantes do exército, os quais vieram a Davi em Hebrom a fim de dar-lhe o reino de Saul, conforme a palavra do Senhor:
24 Dos filhos de Judá, portando escudos e lanças, seis mil e oitocentos, poderosos na guerra;
25 dos filhos de Simeão, poderosos para a batalha, sete mil e cem;
26 dos filhos de Levi, quatro mil e seiscentos;
27 Joiada, o chefe da família de Arão, e com ele três mil e setecentos;
28 Zadoque, jovem fortalecido em poder, com vinte e dois líderes da sua casa paterna;
29 dos filhos de Benjamim, irmãos de Saul, três mil; todavia, a maior parte deles manteve a guarda da casa de Saul.
30 Dos filhos de Efraim, vinte mil e oitocentos homens poderosos, famosos nas suas casas paternas; 
31 da meia tribo de Manassés, dezoito mil, todos aqueles que foram designados por nome para constituírem rei a Davi;
32 dos filhos de Issacar, mostrando sabedoria em relação aos tempos, sabendo o que Israel deveria fazer, duzentos, e todos os seus irmãos com eles;
33 de Zebulom, os que saíram à peleja, com todas as armas de guerra, eram cinquenta mil para ajudar a Davi, não fracos de mãos;
34 de Naftali, mil chefes, e com eles os homens carregando escudos e lanças, trinta e sete mil;
35 dos danitas, homens prontos para a guerra, vinte e oito mil e oitocentos;
36 de Aser, todos os que saíram para auxílio na guerra foram quarenta mil;
37 e do país além do Jordão, de Rúben, dos gaditas e da meia tribo de Manassés, cento e vinte mil, com toda sorte de armas de guerra.
38 Todos esses eram homens de guerra, aprontando o exército em ordem de batalha, com uma disposição pacífica para com Davi; e vieram a Hebrom para constitui-lo rei sobre todo o Israel. Igualmente, o restante de Israel tinha um só coração para constituir a Davi rei.
39 E estiveram ali com ele três dias, comendo e bebendo; pois seus irmãos haviam feito os preparativos.
40 Também os seus vizinhos, de tão longe quanto Issacar, Zebulom e Naftali, trouxeram a eles, sobre o lombo de camelos, burros, mulas e jumentos, mantimentos: farinha, pastas de figos, passas, vinho, azeite, bezerros e ovelhas em abundância. Porque havia alegria em Israel.

Nenhum comentário: