INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 24 de julho de 2016

Septuaginta - 1 Crônicas - Capítulo 15

1 Davi fez para si casas na cidade de Davi; e preparou um lugar para a arca de Deus, fazendo-lhe uma tenda.
2 Disse Davi: Não é lícito a qualquer um conduzir a arca de Deus, senão os levitas; porque o Senhor os escolheu a fim de levarem a arca do Senhor e o servirem, para sempre.
3 Então Davi convocou a todo o Israel em Jerusalém, a fim de fazer subir a arca do Senhor ao lugar que havia preparado para ela.
4 Davi reuniu os filhos de Arão, os levitas.
5 Dos filhos de Coate: Uriel, o chefe, e seus irmãos, cento e vinte;
6 dos filhos de Merari: Asaías, o chefe, e seus irmãos, duzentos e vinte;
7 dos filhos de Gérson: Joel, o chefe, e seus irmãos, cento e trinta;
8 dos filhos de Elisafã: Semaías, o chefe, e seus irmãos, duzentos;
9 dos filhos de Hebrom: Eliel, o chefe, e seus irmãos, oitenta;
10 dos filhos de Uziel: Aminadabe, o chefe, e seus irmãos, cento e doze.
11 Davi chamou a Zadoque e a Abiatar, sacerdotes, e os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe,
12 e disse-lhes: Vós sois os chefes das famílias dos levitas. Santificai-vos, vós e vossos irmãos, e transportareis a arca do Deus de Israel ao lugar que tenho preparado para ela.
13 Porquanto não estáveis prontos, na primeira vez, nosso Deus fez uma brecha em nós; pois não o buscamos de acordo com a ordenança.
14 Então os sacerdotes e os levitas se santificaram para fazerem subir a arca do Deus de Israel.
15 Os filhos dos levitas levaram a arca de Deus (conforme Moisés determinara pela palavra de Deus e de acordo com a escritura), sobre os ombros, com varas.
16 E disse Davi aos chefes dos levitas: Constituam a vossos irmãos, os cantores, com instrumentos musicais, alaúdes, harpas e címbalos, a fim de que levantem a voz bem alto, com alegria!
17 Então os levitas nomearam Hemã, filho de Joel. Asafe, filho de Berequias, era um de seus irmãos, e Etã, filho de Cusaías, era dos filhos de Merari, seus irmãos.
18 E com eles seus irmãos da segunda ordem: Zacarias, Uziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Benaia; e Maaséias, Matitias, Elifeleu, Micnéias, Obede-Edom, Jeiel e Uzias, os porteiros.
19 Os cantores: Hemã, Asafe e Etã, para serem ouvidos com acompanhamento de címbalos de bronze;
20 Zacarias, Uziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Maaséias e Benaia com acompanhamento de alaúdes, em voz de soprano;
21 Matitias, Elifeleu, Micnéias, Obede-Edom, Jeiel e Uzias com acompanhamento de harpas, em tom de oitava, para soarem bem alto.
22 Quenanias, chefe dos levitas, era maestro das bandas, porquanto era entendido nisso.
23 Berequias e Elcana eram porteiros da arca.
24 Sebanias, Josafá, Natanael, Amasai, Zacarias, Benaia e Eliezer, os sacerdotes, soavam as trombetas perante a arca de Deus. Obede-Edom e Jeías também eram porteiros da arca de Deus.
25 Então Davi e os anciãos de Israel, e os capitães dos milhares, foram para trazer a arca da aliança da casa de Obede-Edom, com alegria.
26 Sucedeu, quando Deus fortaleceu os levitas condutores da arca da aliança do Senhor, que eles sacrificaram sete novilhos e sete carneiros.
27 Davi estava cingido com um manto de linho fino, como também os levitas que conduziam a arca da aliança do Senhor, e os cantores, e Quenanias, o maestro da banda de cantores. Também sobre Davi havia uma estola de linho fino.
28 E todo o Israel fez subir a arca da aliança do Senhor com júbilo, ao som de uma buzina, com trombetas e címbalos, e tocando alto em alaúdes e harpas.
29 Então a arca da aliança do Senhor chegou, vindo para a cidade de Davi. Mical, a filha de Saul, olhou pela janela, e vendo Davi a dançar e a tocar, desprezou-o no seu coração.

Nenhum comentário: