INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 24 de julho de 2016

Septuaginta - 1 Crônicas - Capítulo 17

1 E veio a suceder quando Davi habitava em sua casa, que ele disse ao profeta Natã: Eis que eu moro numa casa de cedro; contudo, a arca da aliança do Senhor está debaixo de cortinas de peles.
2 Disse Natã a Davi: Faze tudo o que está no teu coração, porque Deus é contigo.
3 E sucedeu que, naquela mesma noite, a palavra do Senhor veio a Natã, dizendo:
4 Vai, e dize ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Tu não me edificarás uma casa para eu nela habitar.
5 Porque não habitei em uma casa desde o dia em que fiz subir Israel até o dia de hoje, mas tenho habitado em um tabernáculo e numa tenda,
6 em todos os lugares por onde tenho andado com todo o Israel. Falei eu com qualquer uma das tribos de Israel, a quem mandei apascentar o meu povo, dizendo: Por que não me tendes edificado uma casa de cedro?
7 E, agora, desta maneira falarás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor Todo-Poderoso: Tirei-te do curral, de detrás das ovelhas, para ser um chefe do meu povo Israel.
8 Eu estava contigo em todos os lugares aonde foste, destruindo todos os teus inimigos diante de ti; e fiz para ti um nome como o nome dos grandes que estão na terra.
9 Eu designarei lugar para o meu povo Israel, e o plantarei. Morará por si mesmo, e já não deverá andar ansioso. O filho da iniquidade não mais irá afligi-lo, como no início,
10 desde os dias em que ordenei juízes sobre o meu povo Israel. Também tenho humilhado todos os teus inimigos, e aumentar-te-ei. O Senhor edificar-te-á uma casa.
11 E acontecerá, quando os teus dias se completarem e vieres a dormir com teus pais, que eu levantarei o teu descendente depois de ti, o qual sairá das tuas entranhas; e estabelecerei o seu reino.
12 Ele me edificará uma casa, e eu firmarei o seu trono para sempre.
13 Serei para ele um pai e ele será para mim um filho. A minha misericórdia dele não retirarei, como a retirei dos que foram antes de ti.
14 Estabelecê-lo-ei na minha casa e no seu reino para sempre. E o seu trono será firmado para sempre.
15 Segundo a todas estas palavras, e conforme a toda esta visão, assim falou Natã a Davi.
16 Então o rei Davi veio e assentou-se perante o Senhor, e disse: Quem sou eu, Senhor Deus? e que é a minha casa, que tu me amaste, para sempre?
17 No entanto, estas coisas foram poucas aos teus olhos, ó Deus, pois também falaste a respeito da casa de teu servo para um longo tempo no futuro, e me olhaste tal como um homem olha ao outro; e tu me tens exaltado, ó Senhor Deus!
18 O que mais deve fazer Davi, a fim de glorificar-te? pois tu conheces o teu servo.
19 Tu fizeste toda esta grandeza, de acordo com o teu coração.
20 Ó Senhor, ninguém há semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti, de acordo com todas as coisas que já temos escutado com os nossos ouvidos;
21 e não há outra nação na terra como o teu povo Israel, uma vez que Deus o conduziu no caminho a fim de resgatar um povo para si mesmo e a fim de fazer para si um grande e glorioso nome, e expulsar as nações de diante do teu povo, que resgataste do Egito.
22 Tens nomeado teu povo Israel como um povo pertencente a ti mesmo, para sempre; e tu, Senhor, tornaste-te um Deus para eles.
23 Agora, Senhor, que a palavra que falaste ao teu servo e acerca da sua casa seja confirmada para sempre. Faze, pois, como disseste.
24 Que o teu nome seja estabelecido e glorificado para sempre, e os homens digam: Senhor, Senhor Deus Todo-Poderoso de Israel! e que a casa do teu servo seja estabelecida diante de ti. 
25 Pois tu, ó Senhor, meu Deus, revelaste aos ouvidos de teu servo que hás de edificar-lhe uma casa, pelo que o teu servo tem se achado disposto para orar diante de ti.
26 Agora, pois, ó Senhor, tu és Deus, e tens falado essas coisas boas acerca do teu servo.
27 Agora, pois, já começaste a abençoar a casa do teu servo a fim de que ela se mantenha para sempre diante de ti; pois tu, Senhor, a tens abençoado. Abençoa-a, portanto, para sempre.

Nenhum comentário: