INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Septuaginta - 1 Crônicas - Capítulo 19

1 Sucedeu, depois disso, que Naás, rei dos amonitas, morreu e Hanum, seu filho, reinou em seu lugar.
2 Disse Davi: Irei agir usando de benevolência para com Hanum, filho de Naás, conforme seu pai agiu desta forma para comigo. Davi enviou, então, mensageiros para condoer-se com ele sobre a morte de seu pai. E os servos de Davi chegaram à terra dos filhos de Amom, a Hanum, para confortá-lo.
3 Mas os chefes dos filhos de Amom disseram para Hanum: É para honrar teu pai, diante de ti, que Davi enviou-te consoladores? Não vieram, antes, seus servos a ti para que pudessem investigar a cidade e espiar a terra?
4 Então Hanum tomou os servos de Davi, rapou-lhes a barba e cortou a metade de suas vestes, até mesmo da sua túnica, e os despediu.
5 Vieram alguns para relatar a Davi sobre os homens, e ele enviou mensageiros para encontrá-los, pois estavam sobremaneira envergonhados. E o rei disse: Aguardai em Jericó até que as vossas barbas tenham crescido; e, então, retornai.
6 Os filhos de Amom viram que o povo de Davi estava envergonhado. Então Hanum e os amonitas enviaram mil talentos de prata a fim de alugarem para si carros e cavaleiros da Síria Mesopotâmica, da Síria Maaca e de Sobal .
7 E contrataram para si trinta e dois mil carros, assim como o rei de Maaca com o seu povo. Vieram eles, e acamparam-se diante de Medeba. Também os filhos de Amom ajuntaram-se de suas cidades, vindo para lutar.
8 Davi ouviu a respeito disso, e enviou Joabe com todo o exército de homens valentes.
9 Então os amonitas saíram e puseram-se em ordem de batalha na porta da cidade; e os reis que vieram junto estavam acampados à parte, na planície.
10 Joabe viu que estavam todos preparados para lutar contra ele, atacando-o pela frente e por trás; então ele escolheu alguns dentre todos os jovens de Israel, os quais se puseram em ordem contra os sírios.
11 Mas o restante do povo ele deu na mão de seu irmão, Abisai; e eles se puseram em ordem contra os amonitas.
12 E disse: Se os sírios prevalecerem contra mim, tu me livrarás; porém, se os amonitas prevalecerem contra ti, então eu te livrarei.
13 Tem bom ânimo, e sejamos fortes para o nosso povo e pelas cidades do nosso Deus; e o Senhor fará o que é bom aos seus olhos.
14 Então Joabe e o povo que estava com ele colocaram-se em ordem de batalha contra os sírios, que fugiram deles.
15 Viram os filhos de Amom que os sírios fugiram, e também eles fugiram de diante de Abisai e de Joabe, seu irmão. Eles vieram para a cidade, e Joabe voltou para Jerusalém.
16 Os sírios viram que Israel os havia derrotado, e enviaram mensageiros, fazendo sair os sírios que estavam do outro lado do rio. Sofaque, comandante-em-chefe das forças de Hadadezer, estava à frente deles.
17 E isto foi dito a Davi. Então ele ajuntou a todo o Israel e atravessou o Jordão, vindo sobre os sírios; e ordenou a batalha contra eles. Davi pôs o exército em ordem para lutar contra os sírios, que pelejaram contra ele.
18 Porém os sírios fugiram de diante de Israel, e Davi feriu, deles, sete mil condutores em seus carros e quarenta mil soldados de infantaria; e matou Sofaque, o comandante-em-chefe do exército.
19 Os servos de Hadadezer viram que haviam sido derrotados diante de Israel, e, por causa disso, fizeram paz com Davi, e o serviram. Todavia os sírios não quiseram, nunca mais, ajudar os amonitas.

Nenhum comentário: