INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 26 de julho de 2016

Septuaginta - 1 Crônicas - Capítulo 21

1 O diabo se levantou contra Israel, incitando Davi a fazer a numeração de Israel.
2 O rei Davi disse a Joabe e aos chefes das forças: Ide, fazei a contagem de Israel desde Berseba até Dã, e trazei-me a conta, para que eu saiba o seu número.
3 Porém, disse Joabe: O Senhor acrescente ao seu povo uma centena de vezes tantos quantos eles já são, e que os olhos de meu senhor, o rei, possam ver isto. São, todos eles, servos de meu senhor. Mas por que o meu senhor busca essa coisa? Não o faças, para que não se torne isto um pecado em Israel.
4 Todavia, a palavra do rei prevaleceu contra Joabe. Ele, então, saiu, passando por todo o Israel e voltando para Jerusalém.
5 Joabe deu o número da contagem das pessoas para Davi. Em todo o Israel havia um milhão e cem mil homens que arrancavam da espada; e os filhos de Judá eram quatrocentos e setenta mil homens que arrancavam da espada.
6 Entretanto, ele não contou a Levi e a Benjamin entre eles; pois aquela palavra do rei era dolorosa para Joabe.
7 Parecia mau aos olhos do Senhor, a respeito desta coisa; e ele feriu a Israel.
8 Então Davi falou para Deus: Pequei grandemente nisso que fiz! Agora, peço-te, remove o pecado do teu servo, pois tenho sido extremamente insensato.
9 E falou o Senhor a Gade, o vidente, dizendo:
10 Vai, e fala a Davi, e diz-lhe: Assim diz o Senhor: Três coisas trago sobre ti. Escolhe uma delas, e irei fazê-la para ti.
11 Então Gade veio a Davi, e disse-lhe: Assim diz o Senhor: Escolhe o que queres:
12 Ou três anos de fome, ou que devas fugir por três meses da face de teus inimigos, e a sua espada será empregada para destruir-te, ou que a espada do Senhor e a peste devam permanecer por três dias na terra, e o anjo do Senhor estará executando uma destruição em toda a herança de Israel. Agora, portanto, considera o que hei de responder ao que enviou a mensagem.
13 Então disse Davi a Gade: São essas coisas muito difíceis para mim, todas as três. Que eu caia, agora, nas mãos do Senhor, pois as suas misericórdias são deveras abundantes; todavia, que eu não venha a cair, por qualquer meio, nas mãos dos homens.
14 Então o Senhor trouxe peste a Israel. E caíram de Israel setenta mil homens.
15 Deus mandou um anjo a Jerusalém, para destruí-la. Porém, quando ele estava a destruir, o Senhor olhou e arrependeu-se do mal; e disse ao anjo que estava destruindo: Basta-te! Retira a tua mão. Mas o anjo do Senhor encontrava-se junto à eira de Ornã, o jebuseu.
16 Davi, levantando os olhos, viu o anjo do Senhor que estava entre a terra e o céu com a sua espada desembainhada na mão, estendida sobre Jerusalém. Então Davi e os anciãos vestidos de sacos prostraram-se sobre os seus rostos. 
17 E Davi disse para Deus: Não fui eu que dei as ordens para numerar o povo? Logo, eu sou o culpado. Tenho pecado muito; porém, estas ovelhas, que fizeram? Ó Senhor Deus, que a tua mão esteja sobre mim e sobre a casa de meu pai, e não contra o teu povo para a destruição, ó Senhor!
18 O anjo do Senhor mandou Gade dizer a Davi que subisse e erguesse um altar ao Senhor na eira de Ornã, o jebuseu.
19 Davi subiu, conforme a palavra de Gade que ele falara em nome do Senhor.
20 Ornã voltou-se, e viu o rei. Então escondeu-se, e os seus quatro filhos com ele. E Ornã estava debulhando o trigo.
21 Davi veio a Ornã. Saiu ele do eirado e prostrou-se perante Davi, com o rosto em terra.
22 E disse Davi para Ornã: Dá-me o lugar da tua eira, e irei construir sobre ele um altar ao Senhor; dá-me o seu valor em dinheiro, e a praga cessará do meio do povo.
23 Todavia, Ornã respondeu a Davi: Toma-o para ti. E que meu senhor, o rei, faça o que é reto aos seus olhos. Eis que também tenho dado os bezerros para um holocausto, o arado para a madeira e o trigo para a oferta de cereais. Eu dou tudo.
24 Entretanto, o rei Davi disse a Ornã: Não seja assim; porquanto eu, certamente, irei comprar tudo isto pelo seu valor em dinheiro, e não irei tomar a tua propriedade para o Senhor, a fim de oferecer um holocausto ao Senhor sem custo nenhum para mim.
25 Davi deu a Ornã, pelo seu lugar, seiscentos siclos de ouro, por peso.
26 E edificou ali um altar ao Senhor, oferecendo-lhe holocaustos e ofertas pacíficas. Então clamou ao Senhor, e ele lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar de holocaustos, fogo este que consumiu o holocausto.
27 O Senhor falou com o anjo, e ele colocou a espada na sua bainha.
28 Naquele tempo, vendo Davi que o Senhor lhe respondera na eira de Ornã, o jebuseu, ele também sacrificou ali.
29 Mas o tabernáculo do Senhor, que Moisés fizera no deserto, e o altar de holocaustos, estavam, naquele tempo, no alto de Gibeom.
30 Porém, Davi não podia ir perante ele a fim de consultar a Deus, porquanto não se apressava para fazê-lo, por causa da espada do anjo do Senhor.

Nenhum comentário: