INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Dicionário Bíblico e do Cristianismo - G



GABRIEL - Anjo que explicou a visão que Daniel tivera no rio Ulai [Dn 8.16].
GADITA - Pertencente á tribo de Gade [Dt 3.12].
GADO - Quadrúpedes em geral, usados na alimentação humana; Jabal, um dos filhos de Lameque, foi o pai dos que habitavam em tendas e possuíam gado [Gn 4:19-20].
GAIVOTA Ave marinha que não devia ser utilizada na alimentação [Lev 11:16].
GALARDÃO - Prêmio que aqueles que se mantiverem fiéis irão receber quando Jesus voltar para estabelecer o seu reino milenar [Prov 11.18].
GALARDOADOR - Ex: De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna (PREMIADOR) dos que o buscam. [Heb 11:6].
GÁLATAS, EPÍSTOLA AOS – Autor: Paulo. Data em que foi escrita: Provávelmente em 49 d.C. após a primeira viagem missionária do autor e quando ele se encontrava em Antioquia da Síria. Assunto: O concílio que acontecera na cidade de Jerusalém havia estabelecido de uma vez por todas que os gentios não eram salvos pelas obras, mas pela fé. No entanto, falsos mestres judaizantes haviam se introduzido nas igrejas da Galácia ensinando que a salvação pela fé deveria ser aperfeiçoada pelas obras, fazendo com que Paulo escrevesse aos gálatas combatendo esta heresia.
GALEEDE - Após selarem um pacto de que um não passaria ao território do outro com intenção de fazer-lhe mal, Labão e Jacó erigiram um montão de pedras, que o segundo chamou por este nome. Labão chamou-lhe Jegar Saaduta [Gn 31.45-55].
GAMADE - Cidade da Síria [Ez 27.11].
GANGRENA - Morte de tecido ou de órgão devida à perda de suprimento sanguíneo [2Tm 2:16-17].
GARANTIA - Ex: Pois os homens juram pelo que lhes é superior, e o juramento, servindo de (PENHOR), para eles, é o fim de toda contenda [Heb 6:16].
GARÇA - Ave pernalta e de pescoço alongado que vive à beira dos rios, alimentando-se de peixes; um dos animais considerados impuros para a alimentação do povo hebreu [Lv 11.19].
GAVELA - Feixe de espigas [Rt 2.7].
GAVIÃO - Ave de rapina diurna que, juntamente com a coruja, a avestruz e a gaivota, era considerada impura para ser usada como alimento [Lv 11:16].
GAZELAS - Pequenos, graciosos antílopes da África e da Ásia [Ct 2:7].
GAZITA - Morador da cidade de Gaza [Jz 16.2].
GEAZI - Era o moço ou ajudante do profeta Eliseu. [2Rs 4.8—5.27].
GEENA - Lugar onde se queimavam crianças no culto a Moloque. Usava-se a palavra, metafóricamente, para designar o lugar de castigo para os mortos [2Rs 23.10].
GEIRA - O mesmo que jeira, área que uma junta de bois pode arar em um dia [1Sm 14.1].
GEMARÁ - Segunda grande divisão do Talmude, consistindo de suplementos na forma de comentários a serem acrescentados aos tratados do Mishná.
GEMARIAS - Era filho de Safã, um escriba partidário de Jeremias. De sua câmara no átrio superior foram lidas para o povo as palavras que o profeta Jeremias escrevera [Jr 36.10-25].
GENEALOGIA - Lista com os nomes dos antepassados de um indivíduo. A de Jesus, em Mateus, começa com Abraão; em Lucas, começa com Adão [Mt 1.1-17].
GÊNESIS, LIVRO DE – Princípio. Autor: Moisés. Data em que foi escrito: XV século a.C. Assunto: Primeiro dos cinco livros que compõem o Pentateuco, narra a criação do mundo e dos seres vivos por Deus; a subsequente destruição da humanidade pecaminosa no Dilúvio, com a exceção de Noé e sua família; o posterior pacto de Deus com Abraão e a história de sua descendência, a nação de Israel; o exílio desta no Egito e sua jornada até a terra prometida de Canaã.
GERA -Peso (0,571 g). Corresponde a 1/20 do siclo [Êx 30.13].
GERASENO - O mesmo que gadareno ou natural de Gadara, uma das cidades da Decápolis onde Jesus curou dois endemoninhados [Mt 8.28].
GETSÊMANI - Jardim à saída de Jerusalém, na base do monte das Oliveiras, onde Jesus costumava ir para orar [Mt 26.36].
GIDEÃO – Talhador. Quarto dos dez juízes de Israel. Julgou durante quarenta anos [Jz 7].
GILEADE - Região do lado oriental do Jordão, famosa pelo bálsamo de suas plantas [Jr 8.22]. GL - Abreviatura do livro bíblico que está entre os livros de 2 Coríntios e Efésios.
GILGAMÉS, ÉPICO DE – Narrativa babilônica do dilúvio que guarda alguma semelhança com a narrativa sobre o mesmo assunto contida no livro de Gênesis.
GLORIFICAR - Dar gloria à Deus; Prestar homenagem, honrando [Lc 2:20].
GLOSA – Variante textual. Comentário ou interpretação inserida no texto entre as linhas ou à sua margem.
GNOSTICISMO – A palavra grega gnosis significa conhecimento, indicando que através da prática e do estudo de certas doutrinas místicas, o ser humano poderia chegar a iluminação e ao reconhecimento de si mesmo como tendo a natureza de Deus e sendo parte de uma realidade espiritual, da qual decaíra.
GOD - Deus, em Inglês.
GOFER - Certa madeira usada na arca de Noé [Gn 6.14].
GOGUE E MAGOGUE - Nações inimigas de Israel, que irão atacá-lo futuramente, sendo completamente destruídas por Deus na batalha que se travará. Geralmente identificados com a Rússia [Ap 20.7-9].
GÔMER - 1) Medida de capacidade para secos (1,76 l). Corresponde a 1/10 do efa. [Êx 16.16]; 2) Esposa de OSÉIAS [Os 1.2-3].
GÓSEN - Lugar onde José estabeleceu seu pai Jacó, no Egito [Gn 46.28].
GRAÇA - Bênção que uma pessoa recebe de Deus, sem merecimento de sua parte [Sl 84.11; Rm 6.1; Ef 2.7].
GRAL - Almofariz; pilão [Prov 27.22].
GRATO - Agradecido [1Tim 1:12]. 
GRAU - Divisão em um relógio de sol [2Rs 20.9]. 
GRÉCIA - País ao sudeste da Europa que no Antigo Testamento é chamado de Javã [Is 66.19].
GREGÓRIO VII, PAPA – (1073-1085). Defensor dos valores espirituais da igreja, opôs-se ao casamento e concubinato dos padres e ao costume de vender os sacramentos. Henrique IV, rei da Alemanha e Imperador do Sacro Império Romano Germânico mandou aprisioná-lo em uma torre, mas o povo o libertou, conduzindo-o de volta à basílica. Gregório então excomungou o Imperador, o qual veio pessoalmente encontrar-se com ele vestido como penitente, no castelo de Canossa. Teve um antipapa: Clemente III.
GREGÓRIO XI, PAPA – Pontificado: 1370-1378. Eleito em Avinhão, França, resolveu retornar à Itália, estabelecendo a Sé Pontifícia em Roma terminando, dessa forma, com o assim chamado “Cativeiro de Avinhão”.
GRELHA - Grade de metal sobre o altar do Tabernáculo [Êx 27.4].
GRINALDA - Ex: O sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para junto das portas touros e (GUIRLANDA)s, queria sacrificar juntamente com as multidões [At 14:13].
GUENIZÁ – Grande quantidade de fragmentos de texto bíblico encontrados em uma sinagoga no Cairo no final do século XIX.

Nenhum comentário: