INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Dicionário Bíblico e do Cristianismo - M



MAANAIM - Local onde anjos de Deus vieram ao encontro de Jacó, quando este voltava da casa de Labão para Canaã [Gn 32:1-2].
MACABEUS – Família de judeus que liderou a revolta iniciada em 167 a.C. contra a Síria governada por Antíoco IV Epifanes, que na época dominava sobre Israel. O nome “Macabeu” significa “martelo”.
MAÇANETA - Saliência que enfeitava o candelabro [Êx 25.31].
MADALENA, MARIA - Mulher da qual saíram sete demônios, que Jesus expulsou [Lc 8.22].
MADEIRO - Um eufemismo para a cruz [At 5.30].
MAGIA - Arte de invocar espíritos a fim de conseguir a realização de feitos independentes das leis naturais. Praticavam-na os sábios e encantadores do Egito [Êx 7:11]
MALAFAIA, SILAS - Conhecido pastor da Assembléia de Deus, que tem um programa na televisão aos sábados.
MALAQUIAS – Meu Mensageiro. Um dos assim chamados profetas menores. Escreveu o último livro do Velho Testamento.
MALAQUIAS, LIVRO DE – Autor: Malaquias. Data em que foi escrito: No período de 440 a 420 a.C. Assunto: O profeta adverte o povo a abandonar o formalismo religioso e o ceticismo que haviam tomado conta da nação voltando a colocar-se sob a direção de Deus com sinceridade. Conclui com a promessa da vinda do Messias restaurando não apenas a nação de Israel mas também o coração das pessoas individualmente, levando-as a se converterem a Deus e reconciliarem umas com as outras.
MALTA - Ilha  no mar Mediterrâneo, próxima da Itália, onde Paulo sofreu um naufrágio [At 27]. MAMOM - Riqueza; Jesus disse que esta poderia tornar-se o objeto de adoração das pessoas, com a exclusão do deus verdadeiro [RC Mt 6.24].
MANAÉM - Profeta da igreja de Antioquia; irmão de criação de Herodes, o tetrarca [At 13.1].
MANASSÉS - 1) Décimo-quarto rei de Judá (687 a 642 a.C.) [2Rs 21.1-18]; 2) Primeiro filho de José... [Gn 41.51]; 3) Uma das 12 TRIBOS do povo de Israel... [Nm 32.33-42].
MANASSITA - Descendente de Manassés, primeiro filho de José [Gn 41.51].
MANÍPULO - Duas centúrias do exército romano.
MANJEDOURA - Lugar onde os animais comem e onde Jesus foi colocado ao nascer [Lc 2.7].
MANRE - Amorreu próximo de quem Abraão se estabeleceu e que se aliou a ele para libertar Ló, sobrinho deste último [Gn 14.13-24].
MANUSCRITO – Texto antigo escrito a mão sobre folhas confeccionadas com papiro ou peles de animais (pergaminhos).
MANUSCRITOS DE QUNRAM – Manuscritos dos séculos I a.C. – I d.C.  encontrados a partir de 1946 em cavernas na região de Qunram, contendo livros bíblicos canônicos, apócrifos e da seita dos essênios.
MÃO - Medida de comprimento no Antigo Testamento igual a 7,4 cm. [Êx 37.12].
MAR MORTO - Também chamado de Mar Salgado, fica uns trezentos e noventa metros abaixo do mediterrâneo [Dt 3.17].
MARA - Águas Amargas - nome de um lugar no deserto ao qual os hebreus chegaram em sua viagem para Canaã, ao oriente do Mar Vermelho, onde haviam águas amargosas [Êx 15.23].
MARANATA - Em aramaico, quer dizer: Vem, Senhor nosso! [1Co 16.22].
MARCHESVAN, BUL - Oitavo mês no calendário hebraico. Corresponde a outubro - novembro no calendário cristão.
MARCOS – Seu primeiro nome era João. Escreveu o segundo evangelho. Era filho de Maria e primo de Barnabé [Cl 4.10], o qual acompanhou, junto com Paulo, na primeira viagem missionária deste último [At 13.5,13]. Também foi cooperador do apóstolo Pedro, do qual recebeu, de acordo com a tradição, as informações que utilizou para escrever o evangelho homônimo [1Pe 5.13].
MARCOS, EVANGELHO DE – Autor: Marcos. Data em que foi escrito: Provavelmente em 50-55 d.C. Assunto: Evangelho de Jesus Cristo, o mais curto e o mais antigo dos quatro, escrito para os romanos e no qual Jesus é apresentado como o filho do homem, enfatizando a sua humanidade e as suas obras mais do que os seus discursos.
MARESSA - Lugar próximo de onde o exército do rei Asa, de Israel, enfrentou o de Zera, o etíope, em Zefatá. [2Cr 14.10]
MARIA MADALENA - Nome da mulher da qual Jesus expeliu sete demônios, e que passou a acompanhá-lo [Mc 16:9].
MÁRMORE - Pedra calcária dura que admite polimento, usada na construção do templo [1Cr 29.2]
MAROTE - Cidade de Judá, cujo nome significa amargura [Mq 1.12].
MARTA - Irmã de Lázaro  e de Maria [Jo 12.2].
MASSORA – Tradição oral do texto do Velho Testamento.
MASSORETAS - Estudiosos judeus que estabeleceram, entre 500 e 950 d.C., a forma definitiva do texto hebraico do Velho Testamento do qual se utilizam as modernas traduções. Conservaram fielmente a acentuação e vocalização originais, intercalando os pontos vocálicos no texto consonantal recebido dos SOPHERIM.
MARXISMO - Doutrina de Karl Marx, que prega o ateísmo e um sistema econômico baseado no comunismo.
MATANIAS - Tio paterno de Joaquim; Nabucodonosor mudou seu nome para Zedequias e fê-lo reinar no lugar de seu tio [2Rs 24.17].
MATEUS – Dom de Deus. Um dos doze apóstolos. Foi chamado por Jesus quando era coletor de impostos para os romanos. Escreveu o primeiro evangelho.
MATEUS, EVANGELHO DE – Autor: Mateus. Data em que foi escrito: Provavelmente em 60-66 d.C. Assunto: Evangelho de Jesus Cristo, o terceiro a ser escrito, dirigido primordialmente a um público judeu e que apresenta Jesus como o Messias prometido nas escrituras, utilizando inúmeras citações de trechos do Velho Testamento. Desenvolve uma genealogia de Jesus que começa com Abraão, enfatizando sua ligação com o povo judeu, e vai até José, o marido de Maria, o qual era da descendência de Judá, tribo de onde deveria proceder o Messias.
MC - Abreviatura do segundo evangelho
MEARA - Lugar de Canaã, não conquistado até a morte de Josué [Js 13.4].
MEDIADOR - Cristo é o (INTERMEDIÁRIO) da nova aliança [Hb 9.15].
MEDIDA - 1) Medida de capacidade (vaso) para secos (5,87 l). Corresponde a 1/3 do efa [Gn 18.6]; ALQUEIRE [Mt 5.15]; Em Ap 6.6 corresponde a 1 l; 2) MEDIDA, CADO - Medida de capacidade para líquidos (20,82 l) [Lc 16.6].
MEDOS - Ex: Nas cidades dos (HABITANTES DA MÉDIA, NO NOROESTE DA PÉRSIA), os judeus foram fixos [2Rs 17.6].
MEETABEL - Mulher de Hadade, último rei de Edom [Gn 36.39].
MEFIBOSETE - Filho de Jônatas e neto de Saul, aleijado de ambos os pés [2Sm 4:4; 19:26].
MEGIDO - Cidade pertencente originalmente a Issacar, sendo cedida depois a Manassés, a qual foi fortificada por Salomão [1Rs 9.15].
MELÃO - Planta rasteira, de bagas esverdeadas, parecida com a melancia. Vegetal que os hebreus comiam e apreciavam, no Egito [Nm 11.15].
MEM - O "M" hebraico.
MENAÉM - Décimo-sexto rei de Israel (743 a 738 aC) [2Rs 15.14-22].
MENINA DO OLHO - Pupila, significando coisa muito prezada [Dt 32.10].
MENTE DE CRISTO - Conceito de tolerância adotado pelos seguidores neo ortodoxia e que seria o verdadeiro padrão para julgar a validade dos ensinamentos bíblicos. Trata-se, na verdade, de um humanismo ou existencialismo disfarçado de verdade espiritual, levando a um julgamento da Bíblia segundo os critérios da Alta Crítica racionalista e, como método de encontrar a verdade, a um encontro pessoal e direto com Deus muito além das Escrituras consideradas infalíveis.
MERABE - Nome da filha mais velha de Saul, que havia sido prometida a Davi mas foi dada a Adriel, meolatita [1Sam 18,19].
MERARI - Filho de Levi  e pai dos que tinham a seu encargo a manutenção do tabernáculo [Gn 46.11; Nm 26.57].
MERARITAS - Terceira grande divisão dos levitas [Gn 46.11].
MEROM - Lago, entre o Hermom e o lago da Galiléia, onde Josué derrotou uma liga de exércitos [Js 11.5-7].
MÊS - Medida de tempo (29 a 30 dias, contados a partir da lua nova) [Nm 28.14].
MESSE - Campo de cereais maduro para a ceifa [Lv 19.9].
MESSIAS - O Salvador dos judeus prometido no Antigo Testamento [Jo 1.41].
MESTRE DE CANTO - Encarregado da direção dos cantores levitas que serviam no Templo.
METAFÍSICA -  Sistema filosófico que estuda, pelo uso mais estrito da razão, tudo aquilo que transcende a realidade apreendida pelos sentidos.
METÁFORA - Jesus utilizou muito esta figura de linguagem; uso de uma palavra num contexto diferente do seu próprio para sugerir uma similaridade.
METEORO - Estrela cadente [Jó 38.36].
METODISTAS - Seguidores de John Wesley (1703-1791), Pregador e clérico inglês.
METRETA - Medida de capacidade para líquidos (30 a 40 l) [Jo 2.6].

M - Página 2

Nenhum comentário: