INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Dicionário Bíblico e do Cristianismo - N



NA - Abreviatura do livro do Velho Testamento que está entre os livros de Miquéias e Habacuque.
NADABE - 1) Segundo rei de Israel (910-909 a.C.) []; 2) Sacerdote, filho de Arão. Com o seu irmão Abiú foi morto por haver oferecido fogo estranho perante o Senhor [Êx 28.1; Lv 10.1-2].
NAFTALI - Sexto filho de Jacó com Bila, serva de Raquel; uma das tribos de Israel [Gn 30.8; Nm 1:43].
NAOR - Filho de Tera e irmão de Abraão [Gn 11.27].
NARCISO - Os da casa de Narciso, saudados por Paulo, estavam no Senhor [Rm 16:11].
NARDO - Planta da qual se extrai um perfume valorizado [Jo 12.3].
NATANAEL - Um dos doze apóstolos, natural de Caná da Galiléia; Jesus o chamou de um verdadeiro israelita [Jo 1.47].
NATURALISMO – Sistema de pensamento que acredita nada existir além da natureza, sendo todas as coisas explicadas com o auxílio da evolução e da hereditariedade, sem o auxílio do sobrenatural.
NAU - Antigo navio [Nm 24.24].
NAUM – Consolador. Profeta menor da Galiléia que viveu na mesma época de Habacuque e Sofonias.
NAUM, LIVRO DE – Autor: Naum. Data em que foi escrito: 660 a 620 a.C. Assunto: Como um complemento da mensagem de Jonas, narra a destruição de Nínive, capital da Assíria, conquistada pelos babilônios em 612 a.C. devido ao comportamento cruel e idólatra dos ninivitas.
NEÁPOLIS - Porto de Filipos, após Samotrácia [At 16.11].
NEBAIOTE - Filho mais velho de Ismael [Gn 25.13].
NEBO - Monte ás portas da terra de Canaã, defronte de Jericó, onde Moisés morreu [Deut 34:1-6].
NECROMANTE - Pessoa que faz consultas aos mortos [1Sm 28.8].
NEEMIAS - Autor do livro homônimo. Foi copeiro de Artaxerxes, rei da Pérsia.
NEEMIAS, LIVRO DE – Autor: Neemias. Data em que foi escrito: V século d.C. Assunto: Narra a viagem de Neemias para Jerusalém, a reconstrução dos muros da cidade em meio a oposição dos samaritanos, a restauração do serviço no templo, o recenseamento e a correção das violações da lei pelo povo e pelos levitas.
NEGUS - Título antigo do soberano da Etiópia.
NEO-ORTODOXIA, TEOLOGIA DA CRISE – Ponto de vista que considera a Bíblia como um simples testemunho da palavra de Deus, interpretando os episódios de acordo com um conceito de tolerância cognominado a mente de Cristo, que seria o verdadeiro padrão para julgar a validade dos ensinamentos bíblicos. Trata-se, na verdade, de um humanismo ou existencialismo disfarçado de verdade espiritual, levando a um julgamento da Bíblia segundo os critérios da ALTA CRÍTICA racionalista e, como método de encontrar a verdade, a um encontro pessoal e direto com Deus muito além das Escrituras consideradas infalíveis.
NEO-PAGANISMO – Seguidores modernos de religiões ou elementos de religiões pagãs exaltadoras da natureza, com elementos de práticas cerimoniais mágicas e a exclusão do sistema judaico-cristão,
NETINEUS - Também Netinins, eram os servos do Templo [1Cr 9.2].
NETOFATITA - Morador de Netofa, uma aldeia de Judá [1Cr 2.54].
NICOLAÍTAS - Sectários que perturbavam as igrejas de Éfeso e Pérgamo [Ap 2.6].
NICOLAU – Natural de Antioquia, foi um dos sete escolhidos para atuar na administração das ofertas para os necessitados da igreja em Jerusalém [At 6.5].
NICOLAU II, PAPA – Bispo de Florença escolhido pelos cardeais que se opunham a eleição precipitada do antipapa Bento X, estabeleceu que somente os cardeais poderiam nomear um novo papa, alijando desta escolha pessoas poderosas e seculares.
NICÓPOLIS - Paulo disse a Tito que tencionava invernar nesta cidade, situada provávelmente no Epiro e edificada por Augusto [Tt 3.12].
NÍGER - Sobrenome de Simeão, um dos profetas e mestres que havia na igreja de Antioquia [At 13:1].
NINRODE - Filho de Cuxe; Foi valente caçador diante do Senhor; fundador da cidade de Nínive [Gn 10.9].
NISÃ, ABIBE - Primeiro mês no calendário hebraico. Corresponde a março - abril no calendário cristão. 
NISROQUE - Deus que Senaqueribe, rei da Assíria, adorava [Is 37.38].
NÔ, NÔ-AMOM - Antigo nome da cidade de Tebas, no Egito.
NÓDOA - Mácula [2Pe 2.13].
NOEMI - Sogra de Rute, que trouxe-a do país de Moabe para a terra de Canaã [Rt 1-4].
NOITE - Medida de tempo (12 h). Corresponde a três vigílias israelenses ou quatro vigílias romanas, contadas do pôr ao nascer do sol [Gn 7.4]. 
NOIVA - Futura esposa; A igreja é a noiva de Cristo [Ap 21.9].
NÚMEROS, LIVRO DE – Autor: Moisés. Data em que foi escrito: XV século a.C. Assunto: Quarto dos cinco livros que compõem o Pentateuco, narra as duas contagens (censos) que foram feitas dos filhos de Israel, a primeira logo após a saída do Egito, e a segunda pouco antes da entrada na terra prometida de Canaã.

Nenhum comentário: