INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Dicionário Bíblico e do Cristianismo - P



PACTO - Acordo que Deus, por causa do seu amor, fez com o seu povo.
PÃES ASMOS, FESTA DOS - Vinha logo depois da Páscoa; começava no quinto dia do primeiro mês, durando uma semana na qual os israelitas só podiam comer pão sem fermento, para que se lembrassem da maneira apressada como saíram do Egito, confiando em que Deus iria guardá-los em sua jornada [Êx 12.14-20].
PALAU, LUIS - Evangelista argentino, chamado de Billy Graham da América Latina.
PALIMPSESTO – Pergaminho cuja superfície escrita foi lavada ou raspada, permitindo sua reutilização.
PALMO - Medida de comprimento (22,2 cm). Corresponde a 1/2 do côvado [Êx 28.16].
PANTEÍSMO - Crença na unicidade de um Deus sem personalidade e reduzido a leis e forças universais com o universo que é sua própria manifestação.
PÃO DA VIDA - Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o Pão da Vida [Jo 3.16].
PAPIRO – Material para escrita feito com a medula, rica em material aglutinante, de uma cana de mesmo nome cortada em fatias que são dispostas em camadas verticais e horizontais, as quais são então prensadas, secas e alisadas.
PARÁFRASE - Tradução livre e/ou desenvolvida de um texto.
PARALELISMO – Característica da escrita hebraica sagrada, na qual um versículo divide-se em duas ou mais partes inter-relacionadas, formando uma unidade poética, como em “Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.” [Sl 1.6]; ou ainda “O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.” [Pv 10.1].
Forma da poesia hebraica que pode ser de três tipos:
1) No p. sinonímico a mesma idéia é expressa com outras palavras na linha ou nas linhas seguintes (Sl 1.1).
2) No p. de contraste ou antitético a segunda linha é o oposto da primeira (Sl 1.6).
3) O p. sintético tem variantes, sendo que numa delas as duas primeiras linhas são sinonímicas, e a terceira é suplementar (Sl 1.3).
PARDAL - Pássaro pequeno que se alimenta de insetos e vive sempre próximo dos homens. Valemos bem mais do que este pássaro a quem Deus não deixa faltar comida, disse Jesus [Mt 10.31].
PARSIM - Uma das palavras escritas por uma mão misteriosa na parede do palácio de Belsazar; quer dizer "dividido" [Dn 5.25].
PASTOR - Profissão de Abel, um dos filhos de Adão e Eva; guardador de ovelhas [Gn 4:2].
PASUR - Superintendente da casa do Senhor que teve o seu nome mudado por Deus para Magor-Missabibe, expressão que significa "Terror-Por-Todos-Os-Lados" [Jr 20.30].
PATMOS - Ilha desolada no mar Egeu onde o apóstolo João escreveu o Livro de Apocalipse [Ap 1.9].
PATRIARCAS - Doze antepassados da nação de Israel que procederam de Jacó, além dos antepassados destes, Abraão e Isaque [At 7.8].
PAUL YONGGI CHO - Famoso pastor evangélico sul-coreano.
PAULO - Fariseu extremado que se converteu a Cristo, tornando-se o maior apóstolo da cristandade. Escreveu várias epístolas e é o personagem proeminente do livro de Atos [At 13.9].
PECA - Décimo-oitavo rei de Israel (737-732 a.C.) [2Rs 15.25-31].
PEÇA DE DINHEIRO, QUESITA - Valor ignorado; provávelmente uma peça de metal usada como dinheiro [Gn 33.19].
PECAÍAS - Décimo-sétimo rei de Israel (738 a 737 a.C.) [2Rs 15.22].
PEDRO, PRIMEIRA EPÍSTOLA DE – Autor: Pedro. Data em que foi escrita: Provavelmente em 65 d.C. na cidade de Roma. Assunto: Encorajar os cristãos da Ásia Menor que estavam sofrendo perseguições a mostrarem perseverança na suficiência da graça divina, vivendo de modo condizente com a sua condição de convertidos.
PEDRO, SEGUNDA EPÍSTOLA DE – Autor: Pedro. Data em que foi escrita: Provavelmente em 66 d.C. na cidade de Roma. Assunto: Alertar os cristãos da Ásia Menor a respeito do ensino dos falsos mestres que se haviam infiltrado na igreja levando os irmãos a adotarem um estilo de vida contaminado pela carnalidade, duvidosos da realidade da segunda vinda de Cristo, atitude esta que iria se tornar mais preeminente nos últimos tempos.
PENA DE TALIÃO - Olho por olho, dente por dente.
PENTATEUCO, TORAH - Os cinco primeiros livros do Velho Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
PENTATEUCO SAMARITANO – Versão samaritana simplificada do texto da Torah produzida a partir de 900 d.C. Concorda mais com a Septuaginta do que com o texto massorético, e contém interpolações que se destinam a provar que Deus escolheu Siquém antes que Jerusalém.
PENTECOSTES – Festa judaica comemorada no quinquagésimo dia após a Páscoa, durante a qual o Espírito Santo desceu pela primeira vez sobre os fiéis [At 2.1].
PEOR - Monte na terra de Moabe ao cimo do qual Balaque levou Balaão para que visse o arraial dos israelenses e os amaldiçoasse [Nm 23.28].
PEQUENAS MOEDAS, LEPTO - Dinheiro. Moeda de cobre ou bronze. Corresponde a 1/2 QUADRANTE ou 1/128 do DENÁRIO [Mc 12.42].
PERES - Palavra aramaica, significa dividido; o mesmo que "parsim" [Dn 5.28].
PESHITA – Tradução siríaca do Velho Testamento a partir do original hebraico e adaptada posteriormente ao texto da Septuaginta, composta no segundo ou terceiro século d.C.
PEZ - Substância betuminosa; piche. Foi usado para vedar a arca de juncos do menino Moisés [Êx 2.3].
PICHE - Substância betuminosa que calafetou o cesto onde Moisés foi colocado [Êx 2.3].
PINO - Peça de madeira que firma as duas asas de uma dobradiça e lhe serve de eixo.
PISTÁCIA - Sementes comestíveis que os filhos de Jacó levaram ao Egito, quando lá foram comprar comida devido a fome que se alastrava em Israel [Gn 43.11].

P - Página 2

Nenhum comentário: