INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Dicionário Bíblico e do Cristianismo - T



TABITA - Nome verdadeiro de Dorcas (tradução grega) [At 9.36]. 
TABOR - Monte de quatrocentos metros a nordeste da planície de Jezreel, de onde Baraque foi ao encontro de Sísera [Jz 4.14].
TAFNES - Cidade egípcia oriental para onde Joanã, filho de Careá, levou, contra a vontade de Deus, o povo que havia sido deixado na terra pelos babilônios, levando consigo também a Jeremias e Baruque [Jr 43].
TALENTO - 1) Peso (34, 272 kg). Corresponde a 3000 siclos [2Sm 12.30]. Em Ap 16.21 corresponde a 40 kg; 2) Moeda grega de prata ou ouro. Corresponde a seis mil denários [Mt 25:16]. 
TALHA - Vaso de barro [Jo 2:7] 
TALIÃO, LEI DE - Olho por olho, dente por dente.
TALMUDE – Escritos judaicos selecionando as leis orais e fazendo comentários sobre elas, completados entre o segundo e o sexto século da era cristã. Consiste em duas divisões principais, o MISHNÁ e o GUEMARÁ.
TAMAR - Foi casada com dois filhos de Judá que morreram sem a ter engravidado; por fim, graças a um estratagema, conseguiu relacionar-se com o sogro e teve com ele filhos gêmeos [Gn 38:24]. 
TAMBOR - Instrumento de percussão para louvar à Deus [1Sm 10.5].
TAMBORIL – Espécie de pandeiro dotado de cordas que eram percutidas com uma baqueta [Jó 21.12].
TAMBORIM – Tambor de tamanho reduzido [Êx 15.20].
TAMUZ - 1) Quarto mês no calendário hebraico. Corresponde a junho - julho no calendário cristão; 2) Deus da fertilidade adorado na Mesopotâmia... [Ez 8.14].
TANAK, TANAQUE – Corpo completo das escritura sagradas judaicas, compreendendo, em ordem de importância, a Torah (Lei; letra T), Nebi’im (Profetas; letra N) e Ketubim (Escritos; Letra K).
TARGUNS – Traduções e paráfrases em ARAMAICO de textos do Velho Testamento lidos nas sinagogas para os judeus da Palestina, registradas por escrito a partir do século II d.C.
TARSO - Cidade da Cilícia, na Ásia Menor, onde nasceu o apóstolo Paulo [At 9.11].
TARTAQUE - Deusa da fertilidade adorada pelos aveus [2Rs 17.31].
TATENAI - Governador persa, o qual não desejava que os judeus reconstruíssem os muros de Jerusalém [Ed 5:3]
TAU - O "t" hebraico.
TEAR - Aparelho que era utilizado para produzir tecidos [Is 32.12].
TEBAS - A capital do Egito antigo [Na 3.8].
TEBETE - Décimo mês no calendário hebraico. Corresponde a dezembro - janeiro no calendário cristão.
TECOA - Cidade natal do profeta Amós, em Judá [Am 1.1].
TECOITA - Habitante da cidade de onde era natural o profeta Amós [Am 1.1].
TEÍSMO – Crença em um Deus único, portador de uma personalidade própria e criador do universo, existindo independente de sua criação.
TELASSAR - Cidade dos filhos de Éden, mencionada em 2Rs 19.12.
TEMOR - Ex: O (MEDO) do SENHOR é o princípio do saber [Pv 1.7].
TENAZ - Ferramenta usada para segurar algo firmemente, constituida de duas hastes presas ao centro por um eixo [Is 6.6].
TEOFANIA - Manifestação de Deus aos sentidos humanos.
TEÓFILO - Discípulo a quem Lucas dedicou o seu Evangelho e o livro de Atos [At 1.1; Lc 1.3].
TEOLOGIA DE CRISE, NEO-ORTODOXIA - Ponto de vista que considera a Bíblia como um simples testemunho da palavra de Deus, interpretando os episódios de acordo com um conceito de tolerância cognominado a mente de Cristo, que seria o verdadeiro padrão para julgar a validade dos ensinamentos bíblicos. Trata-se, na verdade, de um humanismo ou existencialismo disfarçado de verdade espiritual, levando a um encontro personalizado e direto com Deus muito além das Escrituras consideradas infalíveis.
TEORIA DOCUMENTÁRIA, TEORIA DE GRAF-WELLHAUSEN - Estudo moderno da Escrituras que divide a autoria do texto do Velho Testamento em quatro fontes distintas, identificando e associando a diferentes autores os estilos e os nomes que se referem a Deus usados nos diversos capítulos e versículos, desta forma rejeitando a autoria tradicional atribuída aos livros sagrados.
TEQUEL – Uma das palavras aramaicas escritas na parede do salão do banquete dado por Belsazar e que profetizaram o destino do rei e do seu reino. Seu significado é “tendo sido pesado” ou simplesmente “pesado” (Dn 5.25-28).
TÉRCIO - Discípulo de Paulo a quem este ditou a Carta que endereçou aos Romanos [Rm 16.22].
TERRAÇO - Cobertura plana dum edifício; eirado [2Sm 11:2].
TERTULIANO - Um dos primeiros apologistas cristãos, natural de Cartago (160-230 dC).
TÉRTULO - Advogado dos judeus que apresentou uma acusação contra Paulo diante do governador Félix [At 24.1-8].
TESSALONICENSES, PRIMEIRA EPÍSTOLA AOS – Autor: Paulo. Data em que foi escrita: Provavelmente em 51 d.C. durante a segunda viagem missionária do autor, quando ele se encontrava na cidade de Corinto. Assunto: A segunda vinda do Senhor.
TESSALONICENSES, SEGUNDA EPÍSTOLA AOS – Autor: Paulo. Data em que foi escrita: Provavelmente em 51 d.C. durante a segunda viagem missionária do autor, quando ele se encontrava na cidade de Corinto. Assunto: As circunstâncias da segunda vinda do Senhor, alertando os fiéis da igreja de Tessalônica, que estavam sendo convencidos por falsos mestres de que ela já havia acontecido, sobre fatos que deveriam se cumprir antes deste importante acontecimento.
TETRADRACMA - Dinheiro. Moeda de prata grega. Corresponde a quatro dracmas, ou quatro denários [Mt 26.15].
TETRAGRAMA -  Nome de Deus no Velho Testamento, escrito com quatro letras hebraicas (yod, he, vav, he), do qual se desconhece a pronúncia vocálica original.
TETRARCA - Governador de uma quarta parte da Galiléia [Luc 3:1]
TEUDAS - Lider de uma rebelião contra o império romano ao qual se juntaram 400 homens [At 5.36].
TEXTO CONSONANTAL – Texto da Bíblia hebraica contendo apenas consoantes, conservado e padronizado pelos sopherim.
TEXTO CRÍTICO, MINORITÁRIO – Texto do Novo Testamento estabelecido sobre os procedimentos da Crítica Textual que utiliza manuscritos mais antigos porém de menor número.
TEXTO MASSORÉTICO – Texto produzido pelos massoretas com a introdução de sinais vocálicos no texto consonantal dos sopherim.
TEXTO TIPO ALEXANDRINO, EGÍPCIO, NEUTRO – Um dos tipos de texto usados pela Crítica Textual para classificar os manuscritos do Novo Testamento. Associado com a cidade de Alexandria, no Egito, é utilizado nos mais antigos manuscritos encontrados, escritos na língua cóptica.
TEXTO TIPO BIZANTINO, MAJORITÁRIO – Um dos tipos de texto usados pela Crítica Textual para classificar os manuscritos do Novo Testamento. É utilizado na maior parte dos manuscritos encontrados, mas não nos mais antigos, e tornou-se o texto base para a elaboração do Textus Receptus.
TEXTO TIPO WESTERN – Um dos tipos de texto usados pela Crítica Textual para classificar os manuscritos do Novo Testamento. Forma de texto mais utilizada nas traduções do grego em latim antigo e na Peshita, originado nos primórdios do cristianismo no Império Romano Ocidental.
TEXTUS RECEPTUS -  Texto do Novo Testamento Grego preparado por Erasmo a partir de textos do tipo bizantino, baseado no qual Lutero realizou sua tradução germânica, Tyndale sua tradução inglesa, e tornou-se a base também para a preparação da King James Bible.
TIAGO, EPÍSTOLA DE – Autor: Tiago, irmão de Jesus. Data em que foi escrita: Provavelmente em 47 d.C. Assunto: Carta endereçada aos cristãos de origem judaica dispersos pela Ásia contendo conselhos práticos sobre a necessidade de complementar a fé com obras que a tornem patente.
TIARA - Mitra usada pelos sacerdotes filhos de Arão [Êx 28:40].
TIMONEIRO - Pessoa que tem o controle do timão do barco [Tg 3.4].
TIMÓTEO, PRIMEIRA EPÍSTOLA A – Autor: Paulo. Data em que foi escrita: Provavelmente em 64 d.C. durante a quarta viagem missionária do autor, quando ele se encontrava na Macedônia. Assunto: Primeira das assim chamadas “epistolas pastorais” foi dirigida ao jovem Timóteo, a quem Paulo havia encarregado de dirigir a igreja em Éfeso, instruindo-o a respeito de seus deveres como líder cristão e instando-o a não se deixar abater frente aos desafios ocasionados por sua jovem idade.
TIMÓTEO, SEGUNDA EPÍSTOLA A – Autor: Paulo. Data em que foi escrita: Provavelmente em 66 d.C. durante o segundo aprisionamento do autor em Roma. Assunto: Terceira das assim chamadas “epistolas pastorais”, a qual Paulo escreve solicitando a presença de Timóteo, assim como a de Marcos, na prisão onde se encontrava em Roma devido as perseguições desencadeadas contra os cristãos por Nero, após o incêndio de Roma do qual foram acusados de serem os causadores. Paulo estava se sentindo abandonado pelos irmãos, assustados com a virulência da perseguição. Portanto a epístola é um encorajamento a resistência em tempos dificultosos.
TIRACA - Era rei da Etiópia, no tempo em que o profeta Ezequias exercia o seu ministério [2Rs 19.9].
TIRAS - Nome do sétimo filho de Jafé [Gn 10.2].
TIRO DE ARCO - Medida de distância (100 a 150 m) [Gn 21.16].
TIRO DE PEDRA - Medida de distância (20 a 30 m) [Lc 22.41].
TIRSATA - Governador, no idioma persa [Ed 2.63].
TISRI, ETANIM - Sétimo mês no calendário hebraico. Corresponde a setembro - outubro no calendário cristão.
TITO, EPÍSTOLA A – Autor: Paulo. Data em que foi escrita: Provavelmente em 64 d.C. durante a quarta viagem missionária do autor. Assunto: Segunda das assim chamadas “epistolas pastorais”, na qual Paulo instrui Tito, um convertido gentio que ele havia encarregado de dirigir a igreja em Creta, nos encargos dos quais deveria incumbir-se com respeito ao ensino de doutrinas e a disciplina na igreja.
TODO-PODEROSO - Onipotente; Que abrange todas as coisas [Êx 6.3].
TOFETE - Lugar no vale de Hinom onde se queimavam crianças para agradar a Moloque [2Rs 23.10].
TOLA – Quinto dos dez juízes de Israel. Julgou durante vinte e três anos [Jz 10.1-2].
TOLDO - Cobertura destinada a abrigar das intempéries e do calor [Is 54.2].
TORAH, PENTATEUCO - Os cinco primeiros livros do Velho Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
TORRE - Edifício alto que se construía principalmente para defesa em caso de guerra [Sl 61.3].
TRAÇA - Inseto que constitui praga doméstica, devorador de papel e pano [Mt 6.19].
TRADIÇÃO - Costumes e regras humanas que os fariseus seguiam religiosamente e aos quais davam mais valor do que à própria lei de Deus [Mt 15.1-20].
TRAMA - Fio que atravessa a urdidura na fabricação do tecido [Lv 13.51].
TRASLADO - Deus transferir alguém para o céu sem que passe pela morte [Hb 11.5].
TRIBULAÇÃO - Periodo de sete anos antes da grande tribulação que antecederá a volta de Cristo.
TRIBUNO - Alto dignitário que assistia na corte de Herodes [Mc 6.21].
TRIBUTO - Valor que os publicanos recolhiam dos judeus para os romanos [Mt 9.9].
TRÔADE - Nesta cidade Paulo teve a visão que o orientou a ir para a Europa [At 16.8-12].
TROIANO - Natural de Tróia, antiga cidade da Ásia Menor.
TROMBETAS, FESTA DAS - Festa do Ano Novo judeu, realizada no primeiro dia do sétimo mês [Nm 29.1-6].
TRONCO - Cepo onde os prisioneiros eram mantidos seguros [At 16.24].
TRONO - Assento elevado utilizado pelos soberanos [Sal 93.2] 
TS - Abreviatura de dois livros bíblicos do Novo Testamento, após o livro de Colossenses.
TSADE - Décima-oitava letra do alfabeto hebraico.

Nenhum comentário: