INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Septuaginta - 1 Crônicas - Capítulo 28

1 Davi reuniu a todos os chefes de Israel, os chefes dos juízes e os chefes dos turnos de atendimento à pessoa do rei, os capitães dos milhares e das centenas, os tesoureiros, os encarregados de sua fazenda e de todas as suas propriedades, e das de seus filhos, juntamente com os eunucos, os homens poderosos e os guerreiros do Exército, em Jerusalém.
2 Davi ficou no meio da congregação, e disse: Ouvi-me, meus irmãos e meu povo! Estava no meu coração o construir uma casa de repouso para a arca da aliança do Senhor, e um lugar para os pés de nosso Senhor; e preparei materiais adequados para a construção.
3 Porém, Deus disse-me: Tu não me edificarás uma casa para invocar o meu nome sobre ela, porque és homem de guerra e tens derramado sangue.
4 Todavia, o Senhor, Deus de Israel, escolheu-me de toda a casa de meu pai com o fim de ser rei sobre Israel, para sempre; ele escolheu Judá como casa real, e da casa de Judá escolheu a casa de meu pai; e, entre os filhos de meu pai, ele me preferiu, para que eu fosse rei sobre todo o Israel.
5 E dentre todos os meus filhos (porque o Senhor me deu muitos filhos), ele escolheu meu filho Salomão a fim de colocá-lo no trono do reino do Senhor, sobre Israel.
6 E Deus me disse: Teu filho Salomão edificará a minha casa e o meu átrio, pois eu o tenho escolhido para ser meu filho, e serei para ele um pai;
7 estabelecerei o seu reino para sempre se ele perseverar a guardar os meus mandamentos e os meus juízos, como se vê neste dia.
8 Agora, pois, eu vos dou o encargo, diante de toda a assembleia do Senhor e na presença de nosso Deus: guardai e buscai todos os mandamentos do Senhor, nosso Deus, para que possais herdar a boa terra e deixá-la para os vossos filhos, a fim de que a herdem depois de vós, para sempre.
9 Tu, pois, meu filho Salomão, conhece ao Deus de teus pais e serve-o com o coração perfeito e a alma disposta; porquanto o Senhor esquadrinha todos os corações e conhece cada pensamento. Se o buscares, será achado de ti; contudo, se vieres a abandoná-lo ele também te abandonará, para sempre.
10 Vê, agora, que o Senhor te escolheu com o fim de lhe construir uma casa para santuário. Sê forte, e o faz.
11 E Davi entregou a Salomão, seu filho, o plano do templo com os seus edifícios, as suas tesourarias, os seus cenáculos, os seus depósitos internos e o lugar do propiciatório,
12 e o plano que ele tinha em sua mente para os átrios da casa do Senhor e para todas as câmaras em redor, projetadas para os tesouros da casa de Deus, para os tesouros das coisas sagradas e para as câmaras de descanso;
13 e o plano para os turnos dos sacerdotes e dos levitas, para toda a obra do serviço da casa do Senhor, e para guardar os vasos usados no ministério do serviço da casa do Senhor.
14 E deu-lhe a conta do seu peso, tanto do ouro como da prata;
15 e deu-lhe o peso dos castiçais e das lâmpadas.
16 Deu-lhe, também, o peso das mesas da proposição, de cada mesa de ouro; e, de igual modo, das mesas de prata.
17 Também dos garfos para a carne, dos vasos para libação e das taças de ouro; e o peso dos artigos de ouro e de prata, e os incensários e as tigelas, de acordo com o peso de cada um.
18 Mostrou-lhe ele o peso dos utensílios do altar do incenso, que era de ouro puro, e do modelo do carro dos querubins, os quais, de asas estendidas, encobriam a arca da aliança do Senhor.
19 Davi deu tudo a Salomão, na escrita do Senhor, de acordo com o conhecimento dado a ele do trabalho da planta.
20 E disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte, age como homem, e o faz; não temas nem fiques desanimado, porque o Senhor, meu Deus, está contigo. Ele não te abandonará nem te desamparará até que acabes toda a obra do serviço da casa do Senhor. Eis o padrão do templo, a sua casa e o seu tesouro, as câmaras superiores e os depósitos internos, bem como o local de propiciação, e o plano da casa do Senhor.
21 Vê, aqui estão as divisões dos sacerdotes e dos levitas para todo o serviço da casa do Senhor. Estarão contigo homens para as diversas obras, cada um que tenha habilidade em todas as artes, os principais homens e todas as pessoas, à espera de todas as tuas ordens.

Nenhum comentário: