INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Septuaginta - 1 Crônicas - Capítulo 29

1 Disse o rei Davi à toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem o Senhor escolheu, é ainda moço e tenro, e a obra é grande; pois não é para o homem, mas para o Senhor Deus.
2 Tenho preparado, de acordo com todas as minhas forças, para a casa de meu Deus, ouro, prata, bronze, ferro, madeira, pedras de ônix e pedras de alto custo e variadas para engaste; e toda a pedra preciosa, e mármore de Paros em abundância.
3 Ainda mais, porquanto eu tinha prazer na casa de meu Deus, o ouro e a prata que adquiri para mim mesmo eis que os dei para a casa de meu Deus, além de tudo o que tenho preparado para a casa do santuário,
4 três mil talentos de ouro de Ofir e sete mil talentos de prata fina, para o revestimento das paredes do santuário,
5 e com o fim de usardes o ouro para as obras de ouro, e a prata para as de prata, e para cada trabalho feito pelas mãos dos artífices. Todavia, quem está disposto a dedicar-se ao trabalho, neste dia, para o Senhor?
6 Então os chefes das famílias, os príncipes dos filhos de Israel, os capitães dos milhares e das centenas, os superintendentes sobre as obras e os construtores do rei fizeram ofertas voluntárias.
7 E deram, para as obras da Casa do Senhor, cinco mil talentos de ouro, dez mil moedas de ouro, dez mil talentos de prata, dezoito mil talentos de bronze e cem mil talentos de ferro.
8 Os que tinham pedras preciosas ofertaram-nas aos tesouros da casa do Senhor, entregando-as na mão de Jeiel, o gersonita.
9 O povo regozijava-se por causa da boa vontade, pois haviam ofertado ao Senhor de todo o coração. E o rei Davi se alegrou muito.
10 Então o rei Davi louvou ao Senhor perante a congregação, dizendo: Bendito és tu, ó Senhor, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade a eternidade.
11 A ti pertence, ó Senhor, a grandeza, o poder, a glória, a vitória e a majestade; pois tu és o Senhor de todas as coisas que estão no céu e sobre a terra. Diante de tua face cada rei e cada nação são conturbados.
12 De ti vem a riqueza e a glória. Tu, ó Senhor, dominas sobre tudo, Senhor de todos os domínios, e na tua mão há força e ordenamento. Tu és Todo-Poderoso com a tua mão para aumentar e estabelecer todas as coisas.
13 Agora, Senhor, damos graças a ti e louvamos o teu glorioso nome.
14 Mas quem sou eu, e quem é o meu povo, que temos sido capazes de nos mostrarmos, assim, pródigos em ofertar para ti? pois todas as coisas são tuas, e do que é teu to damos;
15 porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais o foram. Os nossos dias sobre a terra são como a sombra, e não há ninguém que perdure.
16 Ó Senhor, nosso Deus, toda esta abundância que tenho preparado para a casa que deve ser construída ao teu santo nome provém da tua mão, e tudo é teu.
17 Eu sei, Senhor, que tu és o que sonda os corações, e que amas a justiça. Eu, voluntariamente, ofereci todas estas coisas em simplicidade de coração; e, agora, vi com alegria o teu povo aqui presente, de bom grado te ofertando.
18 Ó Senhor, Deus de Abraão, Isaque e Israel, nossos pais, preserva essas coisas no pensamento do coração do teu povo para sempre, e encaminha o seu coração para ti;
19 e a Salomão, meu filho, dá um bom coração, disposto a guardar os teus mandamentos e observar os teus testemunhos e preceitos, e para realizar a construção da tua casa.
20 E disse Davi a toda a congregação: Bendizei ao Senhor, nosso Deus! E toda a congregação bendisse ao Senhor, Deus de seus pais. E, ajoelhando-se, adoraram ao Senhor. E prostraram-se perante o rei.
21 Davi, então, sacrificou ao Senhor, oferecendo-lhe holocaustos no dia seguinte ao primeiro dia: mil bezerros, mil carneiros, mil cordeiros, e as suas libações; e sacrifícios em abundância, para todo o Israel.
22 Comeram e beberam alegremente, naquele dia, perante o Senhor, e fizeram a Salomão, filho de Davi, rei uma segunda vez; e ungiram-no rei diante do Senhor, e a Zadoque para o sacerdócio.
23 Salomão se assentou no trono de seu pai Davi, e foi grandemente honrado; e todo o Israel lhe obedecia.
24 Os príncipes, os homens poderosos e todos os filhos do rei Davi, seu pai, estavam sujeitos a ele.
25 O Senhor engrandeceu a Salomão sobre todo o Israel, dando-lhe glória real como nunca houve em qualquer rei antes dele.
26 Davi, filho de Jessé, reinou sobre todo Israel quarenta anos,
27 sete anos em Hebrom e trinta e três anos em Jerusalém;
28 e morreu numa boa velhice, cheio de dias, em riqueza e glória. E Salomão, seu filho, reinou em seu lugar.
29 Mas o restante dos atos de Davi, tanto os primeiros como os últimos, eis que estão escritos na história de Samuel, o vidente, na história de Natã, o profeta, e na história de Gade, o vidente,
30 com respeito a todo o seu reinado e ao seu poder, e com respeito aos acontecimentos que lhe sucederam e a Israel, e a todos os reinos da terra.

Nenhum comentário: