INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Septuaginta - 1 Reis (1 Samuel) - Capítulo 14

1 Certo dia, Jônatas, filho de Saul, disse ao jovem que levava a sua armadura: Vem, e passemos a Messabe dos filisteus, que está do outro lado. Entretanto, ele não o disse a seu pai.
2 Saul assentou-se no topo da colina, sob a romeira que está em Migrom; e havia com ele cerca de seiscentos homens.
3 Aías, filho de Aitube, irmão de Icabode, filho de Finéias, filho de Eli, era o sacerdote de Deus em Silo, e trazia o éfode. Todavia, o povo não sabia que Jônatas tinha ido.
4 No meio da passagem pela qual Jônatas tentava atravessar para o acampamento dos filisteus havia uma rocha escarpada de um lado, e outra do outro lado; o nome de uma era Bozes, e o da outra Sené.
5 Um caminho levava ao norte, indo para Micmás, e o outro levava ao sul, indo para Geba.
6 Disse Jônatas ao moço que carregava a sua armadura: Vem, passemos à Messabe destes incircuncisos, a ver se porventura o Senhor não irá fazer algo por nós; porquanto o Senhor não está constrangido a livrar com muitos ou poucos.
7 E seu escudeiro disse-lhe: Faze tudo o que teu coração se inclina para fazer; eis que eu estou contigo, meu coração é como o teu coração.
8 E disse Jônatas: Iremos passar para os homens e descer, de repente, sobre eles.
9 Se nos disserem: Permanecei afastados até lhes darmos uma palavra; iremos, então, ficar parados, e não avançaremos contra eles.
10 Porém, se nos disserem assim: Venham até nós! Então subiremos, pois o Senhor os entregou em nossas mãos; e isso será um sinal para nós.
11 E foram ambos para Messabe dos filisteus. E os filisteus disseram: Eis que já os hebreus estão saindo de suas cavernas, onde se tinham escondido.
12 Os homens de Messabe falaram para Jônatas e o seu escudeiro, dizendo: Subi a nós, e mostrar-vos-emos uma coisa. Então Jônatas disse ao seu escudeiro: Sobe após mim, porque o Senhor os entregou nas mãos de Israel.
13 Então Jônatas subiu, gatinhando, e o seu escudeiro com ele. Olharam eles no rosto de Jônatas, e ele os feriu; e o seu escudeiro também os feriu após ele.
14 O primeiro abate que Jônatas e o seu escudeiro efetuaram foi de vinte homens, com dardos e estilingues, e com pedras do campo.
15 Houve consternação no arraial e no campo, e todas as pessoas em Messabe, assim como os saqueadores, ficaram pasmados e já não podiam agir. A terra estava cheia de terror, e havia em tudo um desânimo da parte do senhor.
16 As sentinelas de Saul olharam, em Gibeá de Benjamim, e eis que o exército fora lançado em confusão por todos os lados.
17 Disse Saul ao povo que estava com ele: Contai-vos agora, e vede quem saiu dentre vós. Eles fizeram a contagem, e eis que nem Jônatas nem o seu escudeiro foram encontrados.
18 Então Saul disse a Aías: Traze a estola sacerdotal. Pois ele usava o éfode, naqueles dias, diante de Israel.
19 E sucedeu, enquanto Saul falava ao sacerdote, que o som no acampamento dos filisteus continuou a aumentar muito. Disse Saul ao sacerdote: Recolhe as tuas mãos.
20 Saul subiu, e todas as pessoas que estavam com ele, vindo para a batalha. E eis que a espada de cada um era contra o seu próximo, uma grande confusão.
21 Os servos hebreus, os quais tinham estado antes com os filisteus, e que tinham subido com o exército, voltaram-se também para juntar-se aos israelitas que estavam com Saul e Jônatas.
22 Os israelitas que estavam escondidos na montanha de Efraim ouviram que os filisteus haviam fugido, e eles também reuniram-se com eles para a batalha. O Senhor salvou a Israel naquele dia, passando a guerra além de Bete-Áven. E todas as pessoas com Saul eram cerca de dez mil homens.
23 E a batalha se estendeu a todas as cidades do monte de Efraim.
24 Naquele dia, Saul cometeu uma grande transgressão, por ignorância, colocando uma maldição sobre o povo, ao dizer: Maldito o homem que comer pão antes do entardecer! pois irei vingar-me do meu inimigo. E nenhuma das pessoas provou pão, apesar de que toda a terra já estava jantando.
25 Jaal era um bosque abundante em enxames de abelhas, à superfície da terra.
26 Chegou o povo ao lugar das abelhas, e eis que continuavam a falar. Contudo, não havia ninguém que levasse a sua mão à boca, porquanto o povo temia o juramento do Senhor.
27 Jônatas, entretanto, não tinha ouvido quando seu pai conjurara o povo. Estendeu a ponta do cajado que estava em sua mão, mergulhando-o no favo de mel; e levou a sua mão à boca. E os seus olhos voltaram a enxergar nitidamente.
28 Então uma das pessoas falou, dizendo: Teu pai, solenemente, conjurou o povo, dizendo: Maldito o homem que comer pão, hoje. E as pessoas estavam muito fracas.
29 Jônatas o soube, e disse: Meu pai tem destruído a terra! Vede como os meus olhos já recuperaram a vista, agora que provei um pouco deste mel.
30 Certamente, se as pessoas tivessem nesse dia comido livremente dos despojos de seus inimigos, que eles encontraram, o abate entre os filisteus teria sido maior.
31 E ele feriu, naquele dia, alguns dos filisteus em Micmás; mas as pessoas ficaram muito cansadas.
32 Voltou-se o povo para os despojos, e as pessoas tomaram das ovelhas, vacas e bezerros; e, degolando-os no chão, comiam com o sangue.
33 E foi relatado a Saul, dizendo: O povo pecou contra o Senhor, comendo com sangue. Então Saul disse: De Gedém, rolai uma grande pedra para mim, aqui.
34 Disse Saul: Espalhai-vos entre o povo, dizendo-lhes que tragam para cá cada um o seu bezerro e a sua ovelha; e que eles o matem sobre esta pedra. Todavia, não pequeis contra o Senhor, comendo com sangue. E as pessoas trouxeram, cada um, o que estava em sua mão; e os degolaram naquele lugar.
35 Saul edificou ali um altar ao Senhor. Foi este o primeiro altar que Saul construiu para o Senhor.
36 E disse Saul: Desçamos atrás dos filisteus, esta noite. Saquearemos entre eles até o raiar do dia, e não deixaremos entre eles um só homem. E eles lhe responderam: Faze tudo o que é bom aos teus olhos. E disse o sacerdote: Aproximemo-nos, aqui, de Deus.
37 Então Saul consultou a Deus: Se eu descer atrás dos filisteus, entregá-los-ás nas mãos de Israel? Contudo, ele não lhe respondeu naquele dia.
38 E disse Saul: Trazei todos os chefes de Israel, e conhecei e vede por quem este pecado foi cometido hoje.
39 Porque, como vive o Senhor que salvou a Israel, ainda se a resposta vier a ser contra o meu filho Jônatas, certamente, ele morrerá. E não havia ninguém de todas as pessoas que lhe desse resposta.
40 Então ele disse a todos os homens de Israel: Estareis sujeitos, como eu e Jônatas, meu filho, também estararemos sujeitos. E o povo respondeu a Saul: Faze o que é bom aos teus olhos.
41 E Saul falou: Ó Senhor, Deus de Israel, por que não tens respondido ao teu servo, neste dia? Está a maldade em mim ou no meu filho Jônatas? Senhor, Deus de Israel, manifesta-te claramente! E se a sorte dever declarar tal coisa, dá, peço-te, para teu povo de Israel, dá, peço-te, a santidade. E Jônatas e Saul foram indicados, mas as pessoas se livraram.
42 Então disse Saul: Lançai a sorte entre mim e Jônatas, meu filho, e aquele a quem o Senhor fizer que seja indicado por sorteio, que ele morra. E o povo disse a Saul: Tal coisa não deve ser feita. Mas Saul prevaleceu contra o povo, e lançaram sortes entre ele e Jônatas, seu filho; e Jônatas foi indicado por sorteio.
43 Disse Saul a Jônatas: Declara-me o que fizeste. E Jônatas respondeu-lhe, dizendo: Eu, de fato, provei um pouco de mel com a ponta do cajado que estava na minha mão; e eis que estou pronto para morrer.
44 Disse-lhe Saul: Deus faça para mim o que bem lhe aprouver, e mais ainda! Tu, certamente, morrerás neste dia.
45 Porém, o povo disse a Saul: Deverá aquele que operou esta grande salvação em Israel ser condenado à morte, neste mesmo dia? Como vive o Senhor, não irá cair no chão um só dos cabelos de sua cabeça; porque o povo de Deus tem tido hoje um grande sucesso. Assim, as pessoas intercederam por Jônatas naquele dia, e ele não morreu.
46 E Saul cessou de perseguir os filisteus, que partiram para o seu lugar.
47 Desta forma, Saul recebeu o reino. Através de sorteio ele herdou o cargo de governante sobre Israel, e pelejou contra todos os seus inimigos em redor: contra Moabe, contra os filhos de Amom, contra os filhos de Edom, contra Bete-Or, contra o rei de Zobá e contra os filisteus. Para onde quer que se voltou, ele foi vitorioso.
48 Agiu ele valentemente e feriu a Amaleque, resgatando Israel das mãos dos que o pisoteavam.
49 Os filhos de Saul eram Jônatas, Isvi e Malquisua; e estes eram os nomes de suas duas filhas: o nome da primogênita era Merabe, e, o da segunda, Mical.
50 O nome de sua esposa era Ainoã, filha de Aimaás. E o nome do capitão do seu exército era Abner, filho de Ner, filho de um parente de Saul.
51 Quis era o pai de Saul, e Ner, pai de Abner, era filho de Jemim, filho de Abiel.
52 A guerra foi constante contra os filisteus por todos os dias de Saul. E quando Saul encontrava algum homem poderoso, e qualquer homem valente, ele tomava-os para si.

Nenhum comentário: