INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 10

1 Roboão chegou a Siquém, porquanto todo o Israel viera a Siquém para o fazer rei.
2 E aconteceu quando Jeroboão, filho de Nebate, ouviu isso (encontrava-se ele no Egito, pois havia fugido da face do rei Salomão, e habitava lá), que ele voltou do Egito.
3 Então eles mandaram chamá-lo, e Jeroboão e toda a congregação vieram a Roboão, dizendo:
4 Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, diminui um pouco da regra pesada de teu pai e de seu pesado jugo que nos impôs, e servir-te-emos.
5 Porém, disse-lhes ele: Ide, afastai-vos por três dias; e, em seguida, voltai a mim. Em seguida o povo se foi.
6 O rei Roboão reuniu os anciãos que estavam diante de seu pai Salomão, no tempo de sua vida, dizendo-lhes: Como aconselhais vós que se dê uma resposta a este povo?
7 E falaram-lhe, dizendo: Se fizeres, neste dia, amizade com este povo, sendo gentil com eles e falando-lhes boas palavras, então serão teus servos, para sempre.
8 Ele, entretanto, abandonou o conselho dos anciãos que o haviam aconselhado, e tomou conselho com os jovens que haviam sido criados com ele, os quais estavam diante dele.
9 E disse-lhes: Que aconselhais vós que eu responda a este povo que me falou, dizendo: Alivia, agora, o jugo que teu pai colocou sobre nós?
10 Então os jovens que haviam crescido com ele falaram-lhe, dizendo: Assim responderás às pessoas que falavam a ti, dizendo: Teu pai fez pesado o nosso jugo; tu, porém, alivia-o um pouco de sobre nós. Assim lhes falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.
11 Portanto, se meu pai vos castigou com um jugo pesado, eu ainda acrescentarei ao vosso jugo. Meu pai vos castigou com açoites; eu, porém, vos castigarei com escorpiões!
12 Então Jeroboão e todo o povo vieram a Roboão, ao terceiro dia, conforme o rei havia falado, dizendo: Voltai para mim ao terceiro dia.
13 O rei respondeu-lhes asperamente; e, deixando o conselho dos anciãos,
14 falou-lhes conforme o conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, todavia eu irei adicionar a ele. Meu pai vos castigou com açoites; eu, porém, castigar-vos-ei com escorpiões!
15 O rei não deu ouvidos ao povo, porquanto houvera uma mudança de suas mentes, por Deus, e diziam: O Senhor confirmou a sua palavra que falou pela mão de Aías, o silonita, acerca de Jeroboão, filho de Nebate, e acerca de todo o Israel.
16 Porquanto o rei não dera ouvidos a eles. E o povo respondeu ao rei, dizendo: Que parte temos nós em Davi, ou herança no filho de Jessé? Para as tuas tendas, ó Israel! Olha, agora, por tua casa, ó Davi! Então todo o Israel foi para as suas tendas.
17 Mas os homens de Israel, aqueles que habitavam nas cidades de Judá, continuaram a fazer a Roboão rei sobre eles.
18 E o rei Roboão enviou-lhes Adorão, que estava sobre os tributos; mas os filhos de Israel o apedrejaram, e ele morreu. Depois disso o rei Roboão se apressou a subir para o seu carro, fugindo para Jerusalém.
19 Desse modo, Israel se rebelou contra a casa de Davi, até o dia de hoje.

Nenhum comentário: