INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 12

1 E aconteceu, quando o reino de Roboão foi estabelecido e tinha se fortalecido, que ele abandonou os mandamentos do Senhor, e todo o Israel com ele.
2 Pelo que, no quinto ano do reinado de Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém, porquanto pecaram contra o Senhor,
3 com mil e duzentos carros e sessenta mil cavalos. E não havia número da multidão que vinha com ele do Egito: líbios, suquitas e etíopes.
4 E apossaram-se das cidades fortes que estavam em Judá, vindo para Jerusalém.
5 Semaías, o profeta, veio a Roboão e aos príncipes de Judá que estavam reunidos em Jerusalém por medo de Sisaque, e disse-lhes: Assim diz o Senhor: Vós me abandonastes, e eu irei, portanto, abandonar-vos na mão de Sisaque.
6 Então os anciãos de Israel e o rei envergonharam-se, e disseram: O Senhor é justo.
7 Quando o Senhor viu que eles se tinham arrependido, logo em seguida veio a palavra do Senhor a Semaías, dizendo: Eles se arrependeram. Eu não irei destrui-los, todavia os deixarei em segurança por mais um pouco; e o meu furor não será derramado sobre Jerusalém.
8 Contudo eles lhes serão servos, e conhecerão a minha servidão e a servidão dos reis da terra.
9 Então Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém e tomou os tesouros que estavam na casa do Senhor, e os que estavam na casa do rei; tomou tudo. Tomou, também, os escudos de ouro que Salomão tinha feito.
10 Mas o rei Roboão fez escudos de bronze, no lugar deles. E Sisaque colocou sobre ele chefes dos serviçais, como guardiões da porta do rei.
11 E sucedia que quando o rei entrava na casa do Senhor os guardas e os serviçais entravam, assim como os que retornavam para encontrar os serviçais.
12 Portanto, quando ele se arrependeu, a ira do Senhor desviou-se dele e não o destruiu; pois ainda havia coisas boas em Judá.
13 O rei Roboão fortaleceu-se em Jerusalém, e continuou reinando. Tinha Roboão quarenta e um anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezessete anos em Jerusalém, na cidade que o Senhor escolheu dentre todas as tribos dos filhos de Israel para ali estabelecer o seu nome. O nome de sua mãe era Naamá, amonita.
14 Fez ele o mal, pois não dispôs o seu coração para buscar ao Senhor.
15 Mas os atos de Roboão, os primeiros e os últimos, eis que, porventura, não estão todos escritos no livro de Semaías, o profeta, e no de Ido, o vidente, com as suas conquistas?
16 Roboão fez guerra com Jeroboão todos os seus dias. Descansou ele com seus pais, sendo sepultado na cidade de Davi; e Abias, seu filho, reinou em seu lugar.

Nenhum comentário: