INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 2

1 Salomão dissera que iria construir uma casa ao nome do Senhor, e uma casa para o seu reino.
2 Então Salomão ajuntou setenta mil homens que levavam as cargas, e oitenta mil cortadores de pedra na montanha; e havia três mil e seiscentos superintendentes sobre eles.
3 Salomão mandou dizer a Hirão, rei de Tiro: Considerando que agiste mui favoravelmente para com Davi, meu pai, e enviaste-lhe cedros a fim de que construísse para si uma casa, a fim de nela habitar;
4 eis que também eu, seu filho, estou construindo uma casa para o nome do Senhor, meu Deus, e irei consagrá-la a ele, a fim de queimar incenso perante ele, oferecer os pães da proposição continuamente, e os holocaustos pela manhã e à noite, nos sábados, nas luas novas e nas festas do Senhor, nosso Deus; pois este é um estatuto perpétuo para Israel.
5 Deverá, a casa que estou construindo, ser grande, porque o Senhor nosso Deus é grande além de todos os deuses.
6 E quem será capaz de lhe edificar uma casa? pois o céu e o céu dos céus não suportam a sua glória. E quem sou eu que deveria construir-lhe uma casa, senão para queimar incenso perante ele?
7 Agora, pois, envia-me um homem sábio e hábil para trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em púrpura, em carmesim e em azul; e que saiba como gravar, juntamente com os artesãos que estão comigo em Judá e em Jerusalém, os materiais que meu pai Davi preparou.
8 Envia-me também madeira de cedro do Líbano, e madeira de zimbro e pinheiro; pois eu sei que os teus servos são hábeis em cortar madeira no Líbano. E eis que os teus servos irão com os meus servos
9 a fim de preparar a madeira para mim, em abundância; porque a casa que estou construindo deverá ser grande e gloriosa.
10 Eis que eu tenho dado, livremente, aos teus servos que trabalham e cortam a madeira, cereal para a sua alimentação, até vinte mil coros de trigo e vinte mil de cevada; e vinte mil batos de vinho, e vinte mil batos de azeite.
11 Então Hirão, rei de Tiro, respondeu por escrito e enviou uma mensagem para Salomão, dizendo: Porquanto o Senhor ama ao seu povo, ele te fez rei sobre eles.
12 E disse Hirão: Bendito seja o Senhor Deus de Israel que fez o céu e a terra, e que deu ao rei Davi um filho sábio, dotado de conhecimento e compreensão, o qual irá construir uma casa para o Senhor e uma casa para o seu reino.
13 Eis que agora eu te envio um homem sábio e entendido, o qual pertencia ao meu pai, Hirão;
14 sua mãe era das filhas de Dã, e o seu pai natural de Tiro. É, este, hábil para trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em pedras e madeira, e para tecer com púrpura, azul, linho fino e escarlate, e para gravar e assimilar todos os planos, tudo o que lhe deres para fazer, juntamente com os teus artífices e com os artífices de meu senhor Davi, teu pai.
15 Agora, pois, o trigo, a cevada, o azeite e o vinho que o meu senhor mencionou, que ele os envie aos seus servos,
16 e nós iremos cortar madeira do Líbano, segundo todas as tuas necessidades. Iremos trazê-la em jangadas pelo mar, para Jope, e tu a levarás para Jerusalém.
17 Então Salomão reuniu todos os estrangeiros que estavam na terra de Israel, segundo a contagem com que seu pai Davi os havia contado; e foram encontrados cento e cinquenta e três mil e seiscentos.
18 E fez deles setenta mil carregadores e oitenta mil cortadores de pedra. E a três mil e seiscentos deles ele colocou como superintendentes sobre o povo.

Nenhum comentário: