INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 23

1 No oitavo ano Joiada, fortalecendo-se, tomou os centuriões Azarias, filho de Jeorão, Ismael, filho de Joanã, Azarias, filho de Obede, Maaséias, filho de Adaías, e Elisafate, filho de Zicri, para irem com ele à casa do Senhor.
2 Percorreram eles a Judá, ajuntando os levitas de todas as suas cidades, e os chefes das famílias de Israel; e vieram para Jerusalém.
3 Então toda a congregação de Judá fez aliança com o rei, na casa de Deus. E mostrou-lhes o filho do rei, dizendo: Que o filho do rei possa reinar, conforme o Senhor disse acerca da casa de Davi.
4 Agora, isto é o que haveis de fazer: uma terça parte de vós, dos sacerdotes e dos levitas, entrará no sábado, permanecendo nos portões das entradas;
5 uma outra terça parte estará na casa do rei, e a outra terça parte na porta do meio; e todo o povo permanecerá nos átrios da casa do Senhor.
6 Não permitireis a ninguém entrar na casa do Senhor, a não ser os sacerdotes e os levitas, e os servos dos levitas; estes poderão entrar, porque são santos. Contudo, todo o povo manterá a vigília do Senhor.
7 Os levitas cercarão o rei, cada homem com a sua arma na mão; e quem mais se aproximar da casa morrerá. Entretanto, eles estarão com o rei quando ele sair e quando entrar.
8 Os levitas e todo o Judá fizeram conforme a tudo o que o sacerdote Joiada lhes ordenara, tomando cada um os seus homens, desde o início até o fim do sábado; pois o sacerdote Joiada não despedira os turnos.
9 Joiada deu aos homens as espadas, os escudos e as armas que tinham pertencido ao rei Davi e estavam na casa de Deus.
10 E pôs todo o povo, cada um com as suas armas, desde o lado direito da casa até o lado esquerdo do altar e da casa, defronte e ao redor do rei.
11 Então ele trouxe o filho do rei, pondo-lhe a coroa e o testemunho; e Joiada, o sacerdote, e os seus filhos, o proclamaram rei, ungiram-no e disseram: Viva o rei!
12 Atalia ouviu o som de pessoas correndo, reconhecendo e abençoando ao rei; e ela foi ter com o rei na casa do Senhor.
13 Olhou, e eis que o rei se encontrava em seu lugar, e os príncipes e os trombeteiros estavam na entrada. Os príncipes permaneciam em volta do rei, e todo o povo da terra estava alegre e tocava as trombetas. E lá estavam os cantores, tocando com os seus instrumentos e cantando hinos de louvor. Então Atalia rasgou as suas vestes, e clamou: Vós estais, certamente, conspirando contra mim!
14 Entretanto Joiada, o sacerdote, adiantou-se. E deu ordem aos chefes de cem e aos chefes do exército, dizendo-lhes: Lancem-na para fora da casa, e sigam-na; e que seja morta à espada. Pois dissera o sacerdote: Não seja ela morta na casa do Senhor.
15 Então ela saiu, passando pelo portão dos cavaleiros da casa do rei; e, ali, a mataram.
16 Joiada fez um pacto entre si, o povo e o rei, para que o povo devesse pertencer ao Senhor.
17 O povo todo da terra entrou na casa de Baal, e derrubaram os seus altares, fizeram as suas imagens em pó e mataram a Matã, sacerdote de Baal, diante de seus altares.
18 Joiada, o sacerdote, entregou as obras da casa do Senhor nas mãos dos sacerdotes e dos levitas, e restabeleceu as turmas dos sacerdotes e levitas que Davi colocara sobre a casa do Senhor, designando-os para oferecerem os holocaustos ao Senhor, conforme está escrito na lei de Moisés, com alegria e cânticos, pela instituição de Davi.
19 Os porteiros estavam às portas da casa do Senhor a fim de que ninguém, estando imundo em qualquer aspecto, devesse entrar.
20 Tomou ele os chefes de família, os homens poderosos, os chefes do povo e todo o povo da terra, conduzindo o rei à casa do Senhor. E adentraram o portão interno, na casa do rei, assentando o rei no trono do reino.
21 Então todo o povo da terra se alegrou, e a cidade ficou em paz; e mataram a Atalia à espada.

Nenhum comentário: