INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 24

1 Joás tinha sete anos de idade quando começou a reinar, e reinou quarenta anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zibia, de Berseba.
2 Fez Joás o que reto aos olhos do Senhor, todos os dias de Joiada, o sacerdote.
3 Joiada tomou para si duas esposas, que tiveram filhos e filhas.
4 E sucedeu, depois disto, que entrou no coração de Joás o reparar a casa do Senhor.
5 Reuniu ele os sacerdotes e os levitas, e disse-lhes: Ide às cidades de Judá, de ano para ano, e recolhei dinheiro de todo o Israel a fim de reparar a casa do Senhor, apressando-vos nisso. Mas os levitas não se apressaram.
6 Então o rei Joás chamou Joiada, o chefe, e disse-lhe: Por que não tens cuidado dos levitas, a fim de que eles venham trazer para Judá e Jerusalém o que foi prescrito por Moisés, homem de Deus, quando reuniu a Israel no tabernáculo do testemunho?
7 Porquanto Atalia era uma transgressora, e os seus filhos derrubaram a casa de Deus; e eles ofereceram as coisas sagradas da casa do Senhor aos Baalins.
8 Então disse o rei: Que seja feita uma caixa, e a coloquem na porta da casa do Senhor, do lado de fora.
9 E que os homens o proclamem em Judá e em Jerusalém, a fim de que as pessoas possam ofertar ao Senhor, conforme Moisés, servo de Deus, falou a respeito de Israel, no deserto.
10 Em seguida, todos os príncipes e todo o povo deram, e o trouxeram, lançando-o na caixa até enchê-la.
11 E aconteceu quando eles trouxeram a caixa para os oficiais do rei, pela mão dos levitas, e estes viram que o dinheiro era mais do que suficiente, que vieram o escrivão do rei e o oficial do alto sacerdote e esvaziaram a caixa, restituindo-a ao seu lugar. Assim faziam, dia após dia; e recolheram muito dinheiro.
12 O rei e Joiada, o sacerdote, deram tudo para os trabalhadores empregados no serviço da casa do Senhor, e eles contrataram pedreiros e carpinteiros para renovarem a casa do Senhor, assim como ferreiros e trabalhadores em bronze, para a repararem.
13 Os operários trabalharam, e as obras prosperaram em suas mãos; e estabeleceram a casa do Senhor em sua fundação, fortalecendo-a.
14 Quando acabaram a obra trouxeram eles ao rei e a Joiada o restante do dinheiro. Fizeram, ainda, utensílios para a casa do Senhor, vasos de serviço para os holocaustos e incensários de ouro e prata. E ofereceram-se holocaustos na casa do Senhor, continuamente, todos os dias de Joiada.
15 Joiada envelheceu e morreu, farto de dias, tendo cento e trinta anos de idade em sua morte.
16 E sepultaram-no com os reis na cidade de Davi, porque tinha lidado bem com Israel e para com Deus e a sua casa.
17 Mas sucedeu que, depois da morte de Joiada, os príncipes de Judá entraram e prostraram-se perante o rei. E o rei lhes deu ouvidos.
18 Depois disso, eles, abandonando a casa do Senhor, Deus de seus pais, serviram aos aserins e aos ídolos. E houve grande ira sobre Judá e Jerusalém, naquele dia.
19 Contudo, Deus enviou-lhes profetas a fim de fazê-los voltar para o Senhor. No entanto, não os ouviram. E testemunhou-lhes, mas não obedeceram.
20 Então o Espírito de Deus veio sobre Zacarias, filho de Joiada, o sacerdote, e ele levantou-se diante do povo, dizendo: Assim diz o Senhor: Por que transgredis os mandamentos do Senhor? Deste modo, não prosperareis. Por terdes deixado o Senhor, ele vos abandonará.
21 Mas conspiraram contra ele e o apedrejaram, por ordem do rei Joás, no átrio da casa do Senhor.
22 E Joás não se lembrou da bondade que o seu pai, Joiada, tinha exercido com ele, mas matou a seu filho. E, quando ele estava morrendo, disse: O Senhor olhe para isto, e o julgue.
23 Mas veio a suceder que, ao findar do ano, o exército da Síria subiu contra ele; e vieram contra Judá e Jerusalém, matando a todos os chefes do povo, no meio desse; e a todos os seus despojos enviaram para o rei de Damasco.
24 O exército da Síria viera com poucos homens, mas Deus deu em suas mãos um exército mui grande, porquanto abandonaram o Deus de seus pais; e ele trouxe juízos sobre Joás.
25 E depois de haverem se apartado dele, deixando-o com feridas doloridas, seus servos conspiraram contra ele por causa do sangue do filho de Joiada, o sacerdote, e o mataram em sua cama. E morreu, e o sepultaram na cidade de Davi; porém não no sepulcro dos reis.
26 Os que conspiraram contra ele foram Zabade, filho de Simeate, a amonita, e Jeozabade, filho de Sinrite, a moabita.
27 E a respeito de todos os seus filhos, que eram cinco, e a respeito dos outros assuntos concernentes a ele, eis que estão todos escritos no Livro dos Reis. E Amasias, seu filho, reinou em seu lugar.

Nenhum comentário: