INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 25

1 Amazias começou a reinar quando tinha vinte e cinco anos de idade, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jeoadã, de Jerusalém.
2 E fez o que era reto aos olhos do Senhor, mas não com um coração perfeito.
3 Aconteceu, quando o reino foi confirmado na sua mão, que ele matou aqueles seus servos que haviam matado ao rei, seu pai.
4 Contudo não matou os filhos deles, de acordo com o pacto da lei do Senhor, conforme está escrito, e como o Senhor ordenara, dizendo: Os pais não morrerão por causa dos filhos, e os filhos não morrerão por causa dos pais; porém morrerá, cada um, pelo seu próprio pecado.
5 Amazias reuniu a casa de Judá, nomeando-os de acordo com as suas casas paternas, para capitães de milhares e capitães de centenas de pessoas, em todo o Judá e Jerusalém; e os contou de vinte anos para cima, achando deles trezentos mil capazes de sair à guerra, portando lança e escudo.
6 Também contratou, de Israel, cem mil homens valentes por cem talentos de prata.
7 Todavia, veio um homem de Deus a ele, dizendo-lhe: Ó rei, não deixes ir contigo o exército de Israel; porquanto o Senhor não é com Israel nem com nenhum dos filhos de Efraim.
8 Porque se te comprometeres a fortalecer-te com estes, então, o senhor irá colocar-te em fuga diante dos inimigos; pois é do Senhor tanto o fortalecer como o colocar em fuga.
9 E disse Amazias ao homem de Deus: O que devo fazer, entretanto, a respeito dos cem talentos que dei às tropas de Israel? E o homem de Deus disse: O Senhor pode dar-te muito mais do que estes.
10 Então Amazias afastou-se do exército que vinha para ele de Efraim, a fim de que pudessem ir embora para o seu lugar. Contudo eles ficaram muito zangados com Judá, e voltaram para o seu lugar com grande indignação.
11 Amazias, cobrando ânimo, tomou o seu povo e foi ao vale do Sal, ferindo ali, dos filhos de Seir, dez mil.
12 Os filhos de Judá tomaram dez mil cativos, os quais levaram ao topo da rocha, lançando-os de cabeça do alto do precipício; e foram todos despedaçados.
13 Entretanto, os homens do exército que Amazias mandou de volta para que não fossem com ele à batalha saíram e atacaram as cidades de Judá, desde Samaria até Bete-Horom; e feriram a três mil entre eles, saqueando grande despojo.
14 E sucedeu, depois que Amazias tinha retornado de ferir a Edom, que ele trouxe para casa os deuses dos filhos de Seir, tomando-os para si mesmo como deuses; e prostrou-se diante deles, e sacrificou-lhes.
15 Então a ira do Senhor veio sobre Amazias, e ele enviou-lhe um profeta, dizendo: Por que buscaste aos deuses dos povos, os quais não resgataram o seu próprio povo da tua mão?
16 E aconteceu, quando o profeta estava falando, que ele lhe disse: Fiz de ti conselheiro do rei? Toma cuidado para que não te açoite! Então o profeta refreou-se, mas disse: Eu sei que Deus está disposto contra ti para destruir-te, porquanto fizeste isto, e não deste ouvidos ao meu conselho!
17 Então Amazias, rei de Judá, tomou conselho e enviou mensageiros para Jeoás, filho de Jeoacaz, filho de Jeú, rei de Israel, dizendo: Vinde, e olhemos um ao outro na face.
18 Porém Jeoás, rei de Israel, enviou mensagem a Amazias, rei de Judá, dizendo-lhe: O cardo que estava no Líbano mandou recado ao cedro que estava no Líbano, dizendo: Dá tua filha ao meu filho por mulher. Mas eis que as feras do campo, que estavam no Líbano, aproximaram-se; e as feras vieram, e pisaram o cardo.
19 Pois disseste: Eis que tenho ferido a Edom; e por isso o teu forte coração exalta-te. Agora, portanto, fica em tua casa. Por que motivo provocarias o mal a fim de teres uma queda, e Judá contigo?
20 Não obstante, Amazias não lhe deu ouvidos, pois era do Senhor o entregá-lo nas mãos do inimigo, porquanto ele fora após os deuses dos idumeus.
21 Então Jeoás, rei de Israel, subiu; e olharam um para o outro, ele e Amazias, rei de Judá, em Bete-Semes, que é de Judá.
22 Contudo Judá foi posto em fuga diante de Israel, fugindo cada um para a sua tenda.
23 Jeoás, rei de Israel, aprisionou Amazias, rei de Judá, filho de Joás, filho de Jeoacaz, em Bete-Semes, e o levou a Jerusalém; e derrubou parte do muro de Jerusalém, desde a porta de Efraim até a porta da esquina, quatrocentos côvados.
24 E tomou todo o ouro e a prata, e todos os utensílios que se achavam na casa do Senhor e com Obede-Edom, e os tesouros da casa do rei, e os reféns, voltando para Samaria.
25 Viveu Amazias, filho de Joás, rei de Judá, depois da morte de Jeoás, filho de Jeoacaz, rei de Israel, quinze anos.
26 Mas o restante dos atos de Amazias, os primeiros e os últimos, porventura não estão escritos no Livro dos Reis de Judá e Israel?
27 No momento em que Amazias se afastou do Senhor, eis que formaram uma conspiração contra ele. E fugiu de Jerusalém para Laquis. Entretanto, enviaram homens após ele a Laquis, e o mataram ali.
28 E transportaram-no sobre cavalos, sepultando-o junto a seus pais na cidade de Davi.

Nenhum comentário: