INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 26

1 Depois disso, todo o povo da terra tomou a Uzias, quando ele tinha dezesseis anos, e o fizeram rei em lugar de seu pai, Amazias.
2 Construiu ele a Elate, recuperando-a para Judá, depois que o rei dormiu com seus pais.
3 Uzias começou a reinar com a idade de dezesseis anos, e reinou cinquenta e dois anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jecolias, de Jerusalém.
4 Fez ele o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Amazias, seu pai.
5 Ele buscou ao Senhor nos dias de Zacarias, o qual compreendia o temor do Senhor. Em seus dias ele procurou ao Senhor, e o Senhor o fez prosperar.
6 E ele saiu e lutou contra os filisteus, derrubando os muros de Gate, os de Jabne e os de Asdode. Também edificou cidades perto de Asdode, e entre os filisteus.
7 O Senhor fortaleceu-o contra os filisteus e contra os árabes que habitavam sobre a rocha, e contra os meunitas.
8 Esses deram presentes a Uzias, e a sua fama se espalhou até a entrada do Egito; pois fortaleceu-se sobremaneira.
9 Uzias construiu torres em Jerusalém, tanto na Porta da Esquina quanto na Porta do Vale, e nas outras esquinas. E as fortificou.
10 E edificou torres no deserto, cavando muitos poços, porquanto tinha muito gado no país baixo e na planície, e vinhateiros no país montanhoso e no Carmelo. Pois era um cultivador.
11 Uzias tinha um grande número de guerreiros que saiam em ordem para a guerra, e voltavam em ordem. Seu número era contabilizado pela mão de Jeiel, o escrivão, e de Maaséias, o juiz; e pela mão de Ananias, deputado do rei.
12 O número total dos chefes de famílias, dos homens poderosos de guerra, era de dois mil e seiscentos,
13 e com eles ia um exército de guerreiros, trezentos e sete mil e quinhentos. Esses travavam a guerra, poderosamente, para ajudar ao rei contra os seus inimigos.
14 Uzias preparou para eles, para todo o exército, escudos, lanças, capacetes, couraças, arcos, e até fundas para pedras.
15 Também construiu, em Jerusalém, máquinas inventadas por um sábio inventor, para estarem sobre as torres e nas esquinas, destinadas a lançar dardos e grandes pedras. E a fama de sua feitura foi escutada à distância; pois ele foi maravilhosamente ajudado, até que tornou-se poderoso.
16 Todavia, quando ficou forte o seu coração se elevou, para a sua destruição; e transgrediu contra o Senhor, seu Deus, entrando no templo do Senhor para derramar incenso no altar do incenso.
17 Ora, foram após ele Azarias, o sacerdote, e com ele oitenta sacerdotes do Senhor, homens poderosos.
18 E resistiram ao rei Uzias, dizendo-lhe: Não é para ti, Uzias, o queimar incenso perante o Senhor, mas somente para os sacerdotes, filhos de Arão, os quais foram consagrados a fim de sacrificar. Sai do santuário, pois te apartaste do Senhor, e isso não deverá ser para tua glória da parte de Deus, o Senhor.
19 Uzias estava muito irado, e em sua mão se encontrava o incensário para queimar o incenso no templo. E quando ele estava irado contra os sacerdotes a lepra surgiu em sua testa, perante eles, na casa do Senhor, diante do altar do incenso.
20 Azarias, o sumo sacerdote, e os outros sacerdotes, voltaram-se para olhá-lo, e eis que já estava leproso na sua testa; Então o fizeram sair logo dali, e ele também se apressou a sair, porquanto o Senhor o havia repreendido.
21 O rei Uzias ficou leproso até o dia da sua morte, habitando como leproso em uma casa separada, porquanto fora cortado da casa do Senhor; e Jotão, seu filho, estava sobre o reino, julgando o povo da terra.
22 Mas o restante dos atos de Uzias, os primeiros e os últimos, foram descritos por Isaías, o profeta.
23 Uzias dormiu com seus pais, e foi sepultado junto aos seus pais, no campo de sepultamento dos reis; porquanto diziam: Ele é um leproso. E Jotão, seu filho, reinou em seu lugar.

Nenhum comentário: