INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 28

1 Acaz tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém. Não fez ele o que era reto aos olhos do Senhor, como Davi, seu pai, fizera.
2 Porém, andou nos caminhos dos reis de Israel, pois fez imagens de escultura,
3 e sacrificou para os seus ídolos no vale de Ben-Hinom, passando a seus filhos pelo fogo, segundo as abominações dos gentios que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel;
4 e queimou incenso nos lugares altos, sobre os telhados e debaixo de toda a árvore frondosa.
5 Por causa disso, o Senhor, seu Deus, o entregou nas mãos do rei da Síria, e este o feriu, levando cativos deles uma grande banda de prisioneiros; e o levaram para Damasco. Também Deus o entregou nas mãos do rei de Israel, o qual lhe infligiu uma grande derrota.
6 Peca, filho de Remalias, rei de Israel, matou em Judá, num só dia, cento e vinte mil homens valentes; porquanto haviam abandonado ao Senhor, Deus de seus pais.
7 Zicri, homem valente de Efraim, matou a Maaséias, filho do rei, a Azricão, chefe de sua casa, e a Elcana, deputado do rei.
8 Os filhos de Israel levaram cativos de seus irmãos trezentos mil, também as mulheres com seus filhos e filhas; e os despojaram de muita propriedade, trazendo os despojos para Samaria.
9 Entretanto, estava ali um profeta do Senhor, cujo nome era Odede, o qual saiu ao encontro do exército que voltava para Samaria, dizendo-lhes: Eis que a ira do Senhor, Deus de vossos pais, está sobre Judá e ele os entregou em vossas mãos; mas vós os matastes com ira, o que chegou até o céu.
10 E agora falais de manter os filhos de Judá e de Jerusalém para servos e servas. Não estou eu convosco a fim de testemunhar pelo Senhor, vosso Deus?
11 Agora, pois, ouvi-me, e restaurai os prisioneiros que tomastes dentre vossos irmãos; porque o ardor da ira do Senhor está sobre vós!
12 Então os chefes dos filhos de Efraim levantaram-se: Azarias, filho de Joanã, Berequias, filho de Meselemote, Jeisquias, filho de Salum, e Amasa, filho de Hadlai, contra aqueles que voltavam da guerra;
13 e disseram-lhes: Não ireis trazer os prisioneiros para nós, pois ainda que o pecado contra o Senhor está sobre nós, vós querei acrescentar mais aos nossos pecados e à nossa culpa! Porque o nosso pecado é grande, e o ardor da ira do Senhor está sobre Israel.
14 Então os guerreiros deixaram os prisioneiros e os despojos diante dos príncipes e de toda a congregação.
15 E os homens, os quais foram chamados por nome, levantaram-se, tomaram os prisioneiros e vestiram a todos os que estavam nus; pois haviam sido despojados. Deram-lhes roupas e sapatos, comida para comer e óleo para ungir-se. Também puseram a cada um que era fraco sobre jumentos, e os deixaram em Jericó, a cidade das palmeiras, com os seus irmãos; e voltaram para Samaria.
16 Naquele tempo, o rei Acaz enviou mensageiros ao rei da Assíria, para vir ajudá-lo,
17 porquanto os idumeus o tinham atacado e ferido a Judá, tomando uma quantidade de prisioneiros.
18 Também os filisteus haviam feito um ataque contra as cidades da planície e as cidades do sul de Judá, e tinham tomado Bete-Semes, Aijalom, Gederote, Socó e as suas aldeias, Timna e as suas aldeias, e Ginzo e as suas aldeias; e estabeleceram-se ali.
19 Pois o Senhor humilhara Judá por causa de Acaz, rei de Judá; porquanto grandemente se afastara do Senhor.
20 E veio contra ele Tiglate-Pileser, rei da Assíria, que o afligiu.
21 Então Acaz tomou as coisas que estavam na casa do Senhor, e as coisas que estavam na casa do rei e na dos príncipes, e deu-as ao rei da Assíria; todavia, ele não o favoreceu;
22 tão somente o atormentava em sua aflição. E ele afastou-se ainda mais do Senhor. E disse o rei Acaz:
23 Buscarei os deuses de Damasco, que me feriram. E disse, ainda: Pois que os deuses do rei da Síria o fortaleceram, também eu irei sacrificar a eles, e me ajudarão. Todavia, tornaram-se uma pedra de tropeço para ele e para todo o Israel.
24 Então Acaz removeu os utensílios da casa do Senhor e cortou-os em pedaços, fechando as portas da casa do Senhor; e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém.
25 E em cada cidade de Judá fez ele altos para queimar incenso a outros deuses. Assim, provocaram ao Senhor, Deus de seus pais.
26 Mas o restante dos seus atos, tudo o que praticou, tanto os primeiros como os últimos, eis que estão escritos no livro dos reis de Judá e Israel.
27 Acaz dormiu com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi. Todavia, não o puseram nos sepulcros dos reis de Israel. E Ezequias, seu filho, reinou em seu lugar.

Nenhum comentário: