INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 27 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 29

1 Ezequias começou a reinar com a idade de vinte e cinco anos, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Abia, filha de Zacarias.
2 Fez ele o que era reto aos olhos do Senhor, conforme a tudo o que seu pai Davi tinha feito.
3 Pois ele, quando foi estabelecido no seu reino, no primeiro mês, abriu as portas da casa do Senhor, reparando-as.
4 E fez virem os sacerdotes e os levitas, e colocou-os no lado leste,
5 dizendo-lhes: Ouvi, ó levitas! Santificai-vos agora, e santificai a casa do Senhor, Deus de vossos pais, expulsando a impureza dos lugares santos.
6 Porque nossos pais se revoltaram e fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, nosso Deus, e o deixaram; e desviaram os seus rostos do tabernáculo do Senhor, virando-lhe as costas.
7 Fecharam as portas do templo, apagando as lâmpadas, e não queimaram incenso nem ofereceram holocaustos no santo lugar ao Deus de Israel.
8 Por este motivo o Senhor muito se indignou contra Judá e Jerusalém, e fez-lhes um espanto, uma desolação e um escárnio, como vedes com os vossos próprios olhos.
9 Eis que os vossos pais foram feridos com a espada, e vossos filhos, vossas filhas e vossas esposas estão em cativeiro em uma terra estranha, até hoje.
10 Por isso, agora, está em meu coração o fazer um pacto, uma aliança com o Senhor, Deus de Israel, a fim de que ele possa desviar a sua terrível indignação de nós.
11 Agora, pois, não estejais em falta com o vosso dever, pois o Senhor vos escolheu para estardes diante dele para o servirdes, a fim de serdes ministros e queimadores de incenso para ele.
12 Então os levitas se dispuseram: Maate, filho de Amasai, e Joel, filho de Azarias, dos filhos de Coate; e, dos filhos de Merari, Quis, filho de Abdi, e Azarias, filho de Jealelel; e, dos filhos de Gérson, Joá, filho de Zima; e Éden, filho de Joá.
13 Dos filhos de Elisafã, Simri e Jeiel; dos filhos de Asafe, Zacarias e Matanias;
14 dos filhos de Hemã, Jeuel e Simei; e dos filhos de Jedutum, Semaías e Uziel.
15 Ajuntaram eles os seus irmãos e santificaram-se de acordo com o comando do rei, por ordem do Senhor, para purificarem a casa do Senhor.
16 Os sacerdotes entraram na casa do Senhor a fim de purificá-la, e tiraram para fora toda a imundícia que foi nela encontrada, levando-a para o pátio da casa do Senhor; e os levitas apanharam-na e lançaram no ribeiro de Cedrom.
17 Começou Ezequias, no primeiro dia, na lua nova do primeiro mês, a purificar; e no oitavo dia do mês eles entraram no templo do Senhor. E purificaram a casa do Senhor em oito dias. No décimo terceiro dia do primeiro mês eles terminaram o trabalho,
18 e foram ter com o rei Ezequias, dizendo: Acabamos de limpar todas as coisas na casa do Senhor: o altar do holocausto e os seus utensílios, e a mesa dos pães da proposição e os seus utensílios;
19 e a todos os utensílios que o rei Acaz poluiu no seu reinado, em sua apostasia, nós os preparamos e purificamos. Eis que estão diante do altar do Senhor.
20 Então o rei Ezequias se levantou, de madrugada, ao amanhecer, reunindo os principais da cidade, e foi até a casa do Senhor.
21 Trouxe ele sete bezerros, sete carneiros, sete cordeiros e sete crias de bodes para oferta pelo pecado, e a favor do reino, pelas coisas sagradas e por Israel; e falou aos sacerdotes, filhos de Arão, para irem até o altar do Senhor.
22 Os sacerdotes mataram os bezerros, tomaram o seu sangue e o derramaram sobre o altar; mataram os carneiros e derramaram o seu sangue sobre o altar; também mataram os cordeiros e derramaram o seu sangue em volta do altar.
23 Trouxeram, então, os bodes para sacrifício pelo pecado, perante o rei e a congregação; e impuseram as mãos sobre eles.
24 Os sacerdotes os mataram, oferecendo o seu sangue como propiciação, sobre o altar; e fizeram expiação por todo o Israel, porquanto o rei dissera: O holocausto e a oferta pelo pecado são para todo o Israel.
25 Ele estabeleceu os levitas na casa do Senhor, com címbalos, alaúdes e harpas, segundo o mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã. Pois pelo mandamento do Senhor a ordenança estava nas mãos dos profetas.
26 Os levitas se achavam em pé com os instrumentos de Davi, e os sacerdotes com as trombetas.
27 Então Ezequias disse-lhes para oferecerem o holocausto sobre o altar. E quando principiaram a oferecer o holocausto eles começaram a cantar ao Senhor; e as trombetas acompanhavam os instrumentos de Davi, rei de Israel.
28 A congregação inteira esteve adorando, e os cantores de salmos cantando e as trombetas soando, até que o holocausto tinha sido completamente oferecido.
29 Quando eles tinham acabado de oferecê-lo, o rei e todos os que estavam ali inclinaram-se e adoraram.
30 Depois disso o rei Ezequias e os príncipes disseram aos levitas para cantarem hinos ao Senhor, com as palavras de Davi e de Asafe, o profeta. Eles cantaram hinos de alegria, e prostraram-se e adoraram.
31 Ezequias falou, dizendo-lhes: Agora vos tendes consagrado ao Senhor. Aproximai-vos e oferecei sacrifícios de louvor na casa do Senhor. Então a congregação trouxe sacrifícios e ofertas de ações de graças para a casa do Senhor; e todo aquele que estava disposto em seu coração trouxe holocaustos.
32 O número dos holocaustos que a congregação trouxe foi de setenta bezerros, cem carneiros e duzentos cordeiros. Tudo isso em holocaustos ao Senhor.
33 Os bezerros consagrados foram seiscentos, e as ovelhas três mil.
34 Entretanto, os sacerdotes eram poucos e não podiam esfolar os holocaustos. Por este motivo seus irmãos, os levitas, os ajudaram até que o trabalho foi concluído e os sacerdotes purificaram-se; pois os levitas se haviam purificado mais zelosamente do que os sacerdotes.
35 Porquanto o holocausto era abundante, com a gordura das ofertas de paz e as libações para os holocaustos. E, dessa forma, o serviço foi restabelecido na casa do Senhor.
36 E Ezequias e todo o povo se alegraram, pois Deus tinha preparado o povo; porque a coisa tinha sido feita de repente.

Nenhum comentário: