INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 27 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 30

1 Ezequias enviou mensageiros por todo o Israel e Judá, e escreveu cartas a Efraim e a Manassés, para que viessem à casa do Senhor em Jerusalém, a fim de celebrar a Páscoa ao Senhor, Deus de Israel.
2 Pois o rei, os príncipes e toda a congregação em Jerusalém decidiram celebrar a Páscoa no segundo mês,
3 porquanto não a puderam celebrar a tempo, pois um número suficiente de sacerdotes não se tinha purificado, e as pessoas não estavam reunidas em Jerusalém.
4 E esta proposição agradou ao rei e a congregação.
5 Então eles aprovaram um decreto pelo qual uma proclamação deveria passar por todo o Israel, desde Berseba até Dã, com o fim de que viessem e celebrassem a Páscoa ao Senhor, Deus de Israel, em Jerusalém; porque a multidão não tinha feito isso, ultimamente, de acordo com as Escrituras.
6 Os correios partiram com as cartas do rei e dos príncipes para todo o Israel e Judá, segundo a ordem do rei, dizendo: Filhos de Israel, voltai para o Senhor, Deus de Abraão, Isaque e Israel, e trazei de volta aqueles que restaram, os que foram deixados pelo rei da Assíria;
7 e não façais como vossos pais e irmãos que se rebelaram contra o Senhor, Deus de seus pais. E ele os entregou à desolação, como estais vendo.
8 Agora, portanto, não endureçais os vossos corações como fizeram vossos pais! Dai glória ao Senhor Deus e entrai no seu santuário, que ele santificou para sempre; e servi ao Senhor, vosso Deus, a fim de que desvie de vós a sua terrível cólera.
9 Porque quando vos voltardes para o Senhor vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia em todos os que os levaram cativos, e ele irá restaurá-los a esta terra; porquanto o Senhor, nosso Deus, é misericordioso e apieda-se, e não desviará de vós o seu rosto se vos voltardes para ele.
10 Assim, as mensagens passaram de cidade em cidade na montanha de Efraim, e em Manassés, e tão distante quanto Zebulom. Mas eles, quando os viram, riram e zombaram deles.
11 Todavia os homens de Aser, e alguns de Manassés e de Zebulom, ficaram envergonhados e vieram para Jerusalém e Judá.
12 E a mão do Senhor estava com eles para dar-lhes um só coração a fim de virem fazer de acordo com as ordens do rei e dos príncipes, conforme a palavra do Senhor.
13 Uma grande multidão foi reunida em Jerusalém para celebrar a Festa dos Pães Ázimos, no segundo mês; uma congregação mui grande.
14 E levantaram-se, arrancando os altares que havia em Jerusalém. E tudo em que eles queimavam incenso a deuses falsos derrubaram e lançaram no ribeiro de Cedrom.
15 Então mataram o cordeiro da Páscoa, no décimo quarto dia do segundo mês; e os sacerdotes e os levitas arrependeram-se, purificaram-se e trouxeram holocaustos à casa do Senhor.
16 Puseram-se no seu posto, de acordo com a sua ordenança, o mandamento de Moisés, homem de Deus; e os sacerdotes receberam o sangue da mão dos levitas.
17 Pois uma grande parte da congregação não se havia santificado; contudo, os levitas estavam preparados para matar o cordeiro da Páscoa no lugar de todos os que não puderam santificar-se ao Senhor.
18 Porquanto a maior parte do povo de Efraim e Manassés, Issacar e Zebulom, não se tinha purificado; e comeram a Páscoa contrariamente a escritura. Por conta disso, também Ezequias orou a respeito deles, dizendo:
19 Ó bom Deus, sejas misericordioso com relação a cada coração que busca sinceramente ao Senhor, Deus de seus pais, todavia não está purificado segundo a purificação do santuário.
20 Então o Senhor ouviu a Ezequias, e sarou o povo.
21 Os filhos de Israel que estavam presentes em Jerusalém celebraram a Festa dos Pães Ázimos por sete dias, com grande alegria; e continuaram a cantar hinos ao Senhor diariamente, enquanto os sacerdotes e os levitas tocavam instrumentos ao Senhor.
22 Ezequias incentivou todos os levitas, e aqueles que tinham bom entendimento do Senhor, e eles mantiveram, do início ao fim, a festa dos pães ázimos, por sete dias, oferecendo ofertas pacíficas e confessando ao Senhor, Deus de seus pais.
23 Então a congregação propôs, em conjunto, manter outros sete dias; e continuaram por mais sete dias, com alegria.
24 Pois Ezequias separara para Judá, para a congregação, mil novilhos e sete mil ovelhas; e os príncipes separaram para as pessoas mil bezerros e dez mil ovelhas; e as coisas sagradas dos sacerdotes, abundantemente.
25 E toda a congregação, com os sacerdotes e os levitas, alegraram-se, toda a congregação de Judá, os que estavam presentes de Jerusalém, os estrangeiros que vieram da terra de Israel e os habitantes de Judá.
26 E houve grande alegria em Jerusalém. Pois desde os dias de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, não acontecera tal festa em Jerusalém.
27 Depois disso os levitas sacerdotes se levantaram e abençoaram o povo; e a voz deles foi ouvida, porquanto a sua oração chegou à sua santa morada, até o céu.

Nenhum comentário: