INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 27 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 31

1 Quando essas coisas se completaram, todos os israelitas que foram encontrados nas cidades de Judá saíram e quebraram as colunas, cortaram os bosques e derrubaram os altos e altares, por toda a Judá e Benjamin, e também em Efraim e Manassés, até que terminaram com tudo. E todo o Israel retornou, cada um à sua herança e às suas cidades.
2 Ezequias, então, estabeleceu as turmas dos sacerdotes e dos levitas, e os turnos de cada um, de acordo com o seu ministério, os sacerdotes e os levitas para o holocausto, para a oferta de paz, para louvar e dar graças, e a fim de servirem nas portas e nos átrios da casa do Senhor.
3 Uma proporção da substância do rei foi destinada aos holocaustos, pela manhã e à noite, e aos holocaustos dos sábados e das luas novas, e às festas que foram ordenadas na lei do Senhor.
4 Disse ele ao povo que morava em Jerusalém que desse a parte dos sacerdotes e levitas, a fim de que pudessem ser fortes no ministério da casa do Senhor.
5 E quando deu a ordem Israel trouxe abundantemente das primícias do trigo, do mosto, do azeite, do mel e de todos os frutos do campo; e os filhos de Israel e de Judá trouxeram os dízimos de tudo, em abundância.
6 Os que habitavam nas cidades de Judá, também eles, trouxeram o dízimo de bezerros e ovelhas, e o dízimo de cabras, consagrando-os ao Senhor, seu Deus. Eles trouxeram-nos, e fizeram com eles montões.
7 No terceiro mês os montões começaram a ser amontoados, e no sétimo mês estava tudo completado.
8 Ezequias e os príncipes vieram, e, vendo aqueles montões, abençoaram ao Senhor e ao seu povo Israel.
9 Então Ezequias perguntou aos sacerdotes e aos levitas acerca daqueles montões.
10 E Azarias, o sacerdote, que era chefe sobre a casa de Zadoque, respondeu-lhe, dizendo: A partir do momento em que os primeiros frutos começaram a ser levados para a casa do Senhor temos comido e bebido, e tem sobrado, ainda, abundantemente; porque o Senhor abençoou ao seu povo. E sobejou-nos esta abastança.
11 Disse-lhes Ezequias, então, que preparassem ainda mais câmaras para a casa do Senhor. E as prepararam.
12 E trouxeram para lá as primícias e os dízimos, fielmente. Conanias, o levita era superintendente sobre eles, e Simei, seu irmão, era o segundo.
13 E Jeiel, Azarias, Naate, Asael, Jerimote, Jozabade, Eliel, Ismaquias, Maate, Benaia e os seus filhos se encontravam sob a direção de Conanias e de Simei, seu irmão, conforme a ordenação de Ezequias, o rei, e de Azarias, que estava sobre a casa do Senhor.
14 Coré, filho de Imna, o levita, porteiro do leste, estava sobre as ofertas, para distribuir as primícias do Senhor e as coisas santíssimas,
15 pelas mãos de Éden, Miniamin, Jesua, Semaías, Amarias e Secanias, e pelas mãos dos sacerdotes, fielmente, para darem aos seus irmãos de acordo com os seus turnos, aos grandes como aos pequenos,
16 além do acréscimo de homens de três anos para cima, a cada um que entrava na casa do Senhor, uma parcela de acordo com uma taxa diária para o serviço nos turnos diários de sua ordem.
17 Esta é a distribuição dos sacerdotes, de acordo com as casas de suas famílias. Também os levitas, nas suas turmas diárias, de vinte anos de idade para cima, estavam em sua ordem;
18 e se atribuíam registros a todo o aumento de seus filhos e filhas, a uma grande multidão. Porquanto eles, fielmente, santificaram o lugar sagrado.
19 Quanto aos filhos de Arão que executavam o ofício dos sacerdotes, os que estavam em suas cidades, havia homens em cada cidade que foram nomeados expressamente para dar uma parte a todo o homem entre os sacerdotes, e a todos os que foram contados entre os levitas.
20 Ezequias fez isso através de todo o Judá, fazendo o que era bom e reto diante do Senhor, seu Deus.
21 E em toda a obra que começou no serviço da casa do Senhor, na lei e nas ordenanças, ele procurou ao seu Deus com toda a sua alma; e, assim fazendo, prosperou.

Nenhum comentário: