INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 27 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 32

1 Depois destas coisas e desse lidar fiel, veio Senaqueribe, rei da Assíria. Chegou ele a Judá, e acampou-se contra as cidades fortificadas, intentando tomá-las para si mesmo.
2 Ezequias viu que Senaqueribe estava chegando, e que mostrava disposição para lutar contra Jerusalém;
3 e tomou conselho com os seus anciãos e com os seus poderosos para tapar os poços de água que estavam fora da cidade; e eles o ajudaram.
4 Reuniu ele muitas pessoas e tapou os poços de água e o rio que corria pelo meio da cidade, dizendo: Para que o rei da Assíria não venha e encontre muitas águas, e fortaleça-se.
5 Então Ezequias, cobrando ânimo, edificou todo o muro que tinha sido derrubado, e as torres. E levantou um outro muro externo, fortificou o lugar forte da cidade de Davi e preparou armas em abundância.
6 Nomeou ele oficiais de guerra sobre o povo. Foram eles reunidos, a fim de encontrá-lo, no lugar aberto da porta do vale; e ele incentivou-os, dizendo:
7 Sede fortes e corajosos, não temais nem vos espanteis ante o rei da Assíria e ante toda a nação que está com ele. Pois mais estão conosco do que com ele!
8 Com ele estão braços de carne, mas conosco está o Senhor, nosso Deus, para nos salvar e lutar a nossa batalha. E as pessoas foram incentivadas pelas palavras de Ezequias, rei de Judá.
9 Depois disto, Senaqueribe, rei da Assíria, enviou os seus servos a Jerusalém, e foi-se contra Laquis; e todo o seu exército com ele. E enviou mensageiros a Ezequias, rei de Judá, e a todo o Judá que estava em Jerusalém, dizendo:
10 Assim diz Senaqueribe, rei da Assíria: No que pondes a vossa confiança, pensando que podereis resistir ao cerco de Jerusalém?
11 Não vos enganou Ezequias, para entregar-vos à morte, à fome e à sede, dizendo-vos: O Senhor nosso Deus nos livrará das mãos do rei da Assíria?
12 Não é este mesmo Ezequias que derrubou os seus altares e os seus altos, e tem falado a Judá e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Adorareis perante este altar, e sobre ele queimareis incenso?
13 Não sabeis vós o que eu e meus pais fizemos a todos os povos das nações? Será que os deuses das nações de toda a terra resgataram o seu povo da minha mão?
14 Quem há entre todos os deuses daquelas nações que meus pais destruíram digno de confiança? Puderam eles livrar o seu povo da minha mão, para que o vosso Deus vos possa livrar das minhas mãos?
15 Agora, pois, não deixeis que Ezequias vos engane; não permitais que ele vos faça assim confiantes, nem acrediteis nele. Porque nenhum deus de qualquer reino ou nação é capaz de livrar o seu povo da minha mão ou da mão de meus pais; portanto, o vosso Deus não vos poderá livrar da minha mão.
16 Então os seus servos continuaram a falar contra o Senhor Deus, e contra o seu servo, Ezequias.
17 Ele escreveu uma carta para afrontar ao Senhor, Deus de Israel; e falou a respeito dele, dizendo: Assim como os deuses das nações da terra não livraram o seu povo da minha mão, assim também o Deus de Ezequias não poderá, de maneira nenhuma, livrar o seu povo da minha mão.
18 E clamou com grande voz, na língua judaica, ao povo de Jerusalém que estava no muro, conclamando-os para ajudá-los, derrubando os muros, para que pudessem tomar a cidade.
19 Falou ele contra o Deus de Jerusalém, assim como contra os deuses dos povos da terra, obras das mãos dos homens.
20 O rei Ezequias e Isaías, o profeta, filho de Amós, oraram a respeito destas coisas, e clamaram ao céu.
21 Então o Senhor enviou um anjo, o qual destruiu a todo homem poderoso e guerreiro, líder e capitão, no arraial do rei da Assíria; e ele voltou, envergonhado, à sua terra, indo para a casa de seu deus. E alguns que haviam saído de seus próprios lombos o mataram à espada.
22 Assim, o Senhor livrou Ezequias e os moradores de Jerusalém das mãos de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos os seus inimigos; e lhes deu descanso ao redor.
23 Muitos trouxeram presentes ao Senhor, a Jerusalém, e presentes para Ezequias, rei de Judá. E ele foi exaltado perante os olhos de todas as nações, depois dessas coisas.
24 Naqueles dias Ezequias esteve doente, próximo da morte, e orou ao Senhor; e ele lhe deu ouvidos, dando-lhe um sinal.
25 Ezequias, porém, não retribuiu ao Senhor de acordo com o que ele fez, mas o seu coração se exaltou; e veio grande ira sobre ele, e também sobre Judá e Jerusalém.
26 Então Ezequias humilhou-se, depois da exaltação do seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; e a ira do Senhor não veio sobre eles nos dias de Ezequias.
27 Tinha Ezequias riqueza e grande glória, e fez para si tesourarias para o ouro, a prata e as pedras preciosas, assim como para as especiarias; e depósitos para as armas e para os vasos preciosos.
28 Também fez cidades para guardar a produção de trigo, de mosto e de azeite, estábulos e manjedouras para todo o tipo de gado, e currais para os rebanhos.
29 Isto, além das cidades que construiu para si. E possuía ovelhas e bois em abundância, porque que o Senhor lhe dera grandes possessões.
30 O mesmo Ezequias tapou o curso superior das águas de Giom, trazendo a água para baixo, em linha reta, ao sul da cidade de Davi. E Ezequias prosperou em todas as suas obras.
31 Não obstante, no que diz respeito aos embaixadores dos príncipes de Babilônia que foram enviados a ele para perguntar-lhe sobre o prodígio que se dera naquela terra, o Senhor o deixou, para prová-lo, a fim de saber o que estava em seu coração.
32 Mas o restante dos atos de Ezequias, e a sua bondade, eis que está tudo escrito na profecia de Isaías, filho de Amós, o profeta, e no livro dos reis de Judá e Israel.
33 Ezequias dormiu com seus pais e foi sepultado em um lugar elevado, entre os sepulcros dos filhos de Davi; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém deram-lhe glória e honra na sua morte. E Manassés, seu filho, reinou em seu lugar.

Nenhum comentário: