INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 28 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 33

1 Manassés tinha doze anos de idade quando começou a reinar, e reinou cinquenta e cinco anos em Jerusalém.
2 Fez ele o que era mau aos olhos do Senhor, segundo todas as abominações dos gentios que o Senhor destruíra diante da face dos filhos de Israel.
3 Voltou a construir os lugares altos que seu pai Ezequias tinha derrubado, levantou imagens para os baalins e fez bosques; e adorou a todo o exército dos céus, e os serviu.
4 Edificou altares na casa do Senhor, a respeito da qual o Senhor tinha dito: Em Jerusalém estará o meu nome, para sempre.
5 Também edificou altares a todo o exército dos céus nos dois átrios da casa do Senhor.
6 E passou a seus filhos pelo fogo no vale de Ben-Hinom, praticou adivinhações, usou de auspícios e feitiços e instituiu os que tinham espíritos adivinhadores, e os encantadores, praticando maldades abundantes perante o Senhor, para o provocar.
7 Também pôs a imagem de escultura, a estátua fundida, o ídolo que tinha feito, na casa de Deus, da qual Deus tinha dito a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome, para sempre;
8 e não mais removerei o pé de Israel da terra que dei a seus pais, contanto que tenham cuidado de fazer todas as coisas que lhes ordenei, conforme a toda a lei, os decretos e as decisões proferidas por mão de Moisés.
9 Dessa maneira, Manassés desviou a Judá e aos habitantes de Jerusalém, para fazerem o mal além de todas as nações que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.
10 O Senhor falou a Manassés e ao seu povo, contudo, não lhe deram ouvidos.
11 Então o Senhor trouxe sobre eles os capitães do exército do rei da Assíria, e aprisionaram a Manassés, amarrando-o com cadeias e levando-o para a Babilônia.
12 Todavia, quando estava aflito, ele buscou a face do Senhor, seu Deus, humilhando-se muito diante da face do Deus de seus pais.
13 Orou para ele, e Deus lhe deu ouvidos, ouvindo o seu clamor e trazendo-o de volta a Jerusalém, ao seu reino; e Manassés soube que o Senhor é Deus.
14 Depois disto, construiu um muro fora da cidade de Davi, de sudoeste para o sul, nos vales e na entrada da Porta dos Peixes, saindo pela porta e ao seu redor, indo até Ofel; e levantou-o muito. E pôs oficiais do exército em todas as cidades fortificadas de Judá.
15 Removeu ele os deuses estranhos e as imagens de escultura para fora da casa do Senhor, e a todos os altares que tinha edificado no monte da casa do Senhor, em Jerusalém e fora da cidade,
16 e reparou o altar do Senhor, oferecendo sobre ele um sacrifício de ofertas pacíficas e de ações de graças. E disse a Judá para servirem ao Senhor, Deus de Israel.
17 O povo, entretanto, ainda sacrificava nos altos, mas somente para o Senhor, seu Deus.
18 Mas o restante dos atos de Manassés, e a sua oração a Deus, assim como as palavras dos videntes que lhe falaram em nome do Deus de Israel,
19 eis que estão, estes, no registro de sua oração. E Deus lhe deu ouvidos. E todos os seus pecados, as suas rebeldias, e os locais onde ele construiu os lugares altos, pondo lá bosques e imagens de escultura, antes de se arrepender, eis que estão escritos nos livros dos videntes.
20 Manassés dormiu com seus pais, sendo sepultado no jardim da sua casa. Então Amom, seu filho, reinou em seu lugar.
21 Tinha Amom vinte e dois anos quando começou a reinar, e reinou dois anos em Jerusalém.
22 Fez ele o que era mau aos olhos do Senhor, como seu pai Manassés fizera. Amom sacrificou a todos os ídolos que Manassés, seu pai, tinha feito, e os serviu.
23 Todavia, ele não se humilhou diante do Senhor, como seu pai Manassés se havia humilhado; porquanto Amom, seu filho, abundou em transgressão.
24 Então seus servos conspiraram contra ele, matando-o em sua casa.
25 Mas o povo da terra feriu aos homens que conspiraram contra o rei Amom; e o povo da terra pôs Josias, seu filho, como rei em seu lugar.

Nenhum comentário: