INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 34

1 Josias tinha oito anos quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém.
2 Fez ele o que era reto aos olhos do Senhor, andando nos caminhos de Davi, seu pai, não se desviando nem para a direita nem para a esquerda.
3 No oitavo ano do seu reinado, sendo ainda jovem, ele se dispôs a buscar ao Deus de seu pai Davi, e no décimo segundo ano de seu reinado começou a purificar Judá e Jerusalém dos altos, dos bosques e dos ornamentos para os altares, e das imagens de fundição.
4 Derrubou ele os altares dos baalins que estavam diante de sua face, e os altos que estavam acima deles; cortou os bosques e as imagens esculpidas, e quebrou as imagens fundidas, reduzindo-as a pó, o qual lançou sobre a superfície dos túmulos dos que tinham sacrificado a elas.
5 E queimou os ossos dos sacerdotes sobre os altares, purificando a Judá e a Jerusalém.
6 Assim o fez nas cidades de Manassés, de Efraim, de Simeão e de Naftali, e nos lugares ao redor delas.
7 Também derrubou os altares e os bosques, e cortou os ídolos em pequenos pedaços; e cortou a todos os altos de toda a terra de Israel. Depois disto, voltou para Jerusalém.
8 No décimo oitavo ano de seu reinado, depois de ter purificado a terra e a casa, enviou a Safã, filho de Azalias, e Maaséias, prefeito da cidade, e a Joá, filho de Jeoacaz, seu cronista, para repararem a casa do Senhor, seu Deus.
9 Depois disso eles vieram para Hilquias, o sumo sacerdote, e deram-lhe o dinheiro que se tinha trazido à casa de Deus, o qual os levitas que guardavam a porta haviam recolhido da mão de Manassés e de Efraim, dos príncipes e de cada um que fora deixado em Israel, dos filhos de Judá e de Benjamim e dos habitantes de Jerusalém.
10 Entregaram-no nas mãos dos trabalhadores que estavam nomeados na casa do Senhor, os quais o deram aos operários que trabalhavam na casa do Senhor para a reparar e fortalecer.
11 Deram-no também aos carpinteiros e construtores para comprar pedras lavradas e madeira para vigas, com o fim de cobrir as casas que os reis de Judá tinham destruído.
12 E os homens houveram-se fielmente com as obras. Sobre eles estavam superintendentes: Jaate e Obadias, levitas dos filhos de Merari, e Zacarias e Mesulão, dos filhos de Coate, nomeados para supervisionar; e cada levita, e todo aquele que sabia como tocar em instrumentos musicais.
13 Os superintendentes estavam sobre os carregadores de carga e todos os trabalhadores, nos seus respectivos trabalhos; e, dos levitas, foram designados escribas e juízes, e os porteiros.
14 Todavia, quando eles apresentaram o dinheiro que se tinha trazido à casa do Senhor, Hilquias, o sacerdote, achou o livro da lei do Senhor, dada por intermédio de Moisés.
15 Então Hilquias falou com Safã, o escrivão, dizendo-lhe: Encontrei um livro da lei na casa do Senhor. E Hilquias deu o livro para Safã.
16 Safã trouxe o livro ao rei. Além disso, deu conta ao rei, dizendo: Este é todo o dinheiro entregue nas mãos dos teus servos que fazem o trabalho;
17 pois eles recolheram o dinheiro que se achou na casa do Senhor, entregando-o nas mãos dos superintendentes e nas mãos dos que faziam o trabalho.
18 Então Safã, o escrivão, trouxe uma mensagem ao rei, dizendo: Hilquias, o sacerdote, deu-me um livro. E Safã leu, diante do rei.
19 Mas sucedeu, quando o rei ouviu as palavras da lei, que ele rasgou as suas vestes.
20 E ordenou o rei a Hilquias e a Aicão, filho de Safã, a Abdom, filho de Mica, a Safã, o escrivão, e a Asaias, o servo do rei, dizendo:
21 Ide, consultai ao Senhor por mim e por cada um que resta em Israel e em Judá sobre as palavras deste livro que se achou; pois grande é a ira do Senhor que se acendeu no meio de nós, porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras do Senhor para fazerem conforme a todas as coisas escritas neste livro.
22 Então Hilquias foi ter, e os outros a quem o rei havia falado, com Hulda, a profetisa, mulher de Salum, filho de Tocate, filho de Harás, que guardava os mandamentos. Habitava ela em Jerusalém, na segunda quarta parte da cidade. E falaram com ela a respeito desse assunto.
23 Disse-lhes ela: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Falai ao homem que vos enviou a mim:
24 Assim diz o Senhor: Eis que eu trarei mal sobre este lugar, todas as palavras que estão escritas no livro que foi lido perante o rei de Judá;
25 porque a mim me deixaram e queimaram incenso a deuses estranhos, provocando-me com todas as obras das suas mãos. Portanto a minha ira se acendeu contra este lugar, e não se apagará.
26 E a respeito do rei de Judá, que vos enviou para buscar ao Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor, Deus de Israel, acerca das palavras que ouviste:
27 Porquanto o teu coração se envergonhou, e te humilhaste diante de mim quando ouviste as minhas palavras contra este lugar e contra os seus moradores, e estiveste abatido diante de mim, rasgando as tuas vestes, e choraste diante de mim; eu também te ouvi, diz o Senhor.
28 Eis que reunir-te-ei aos teus pais, e serás recolhido ao teu sepulcro em paz; os teus olhos não olharão para todos os males que estou trazendo sobre este lugar e sobre os seus habitantes. E eles trouxeram de volta a mensagem ao rei.
29 Então o rei ordenou, e reuniu os anciãos de Judá e de Jerusalém.
30 O rei subiu à casa do Senhor, ele e todo o Judá, os habitantes de Jerusalém, os sacerdotes e os levitas, e todo o povo, grandes e pequenos; e ele leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro da aliança que fora encontrado na casa do Senhor.
31 O rei estava em pé junto à coluna, e fez um pacto perante o Senhor, para andar diante do Senhor guardando os seus mandamentos, os seus testemunhos e as suas ordenanças, com todo o seu coração e com toda a sua alma, a fim de cumprir as palavras da aliança que estavam escritas neste livro;
32 e fez com que todos os que se achavam em Jerusalém e em Benjamim o firmassem. Então os habitantes de Jerusalém fizeram um pacto na casa do Senhor, Deus de seus pais.
33 Josias removeu todas as abominações de toda a terra que pertencia aos filhos de Israel, fazendo com que todos os que se achavam em Jerusalém e em Israel servissem ao Senhor, seu Deus, por todos os seus dias. E ele não se desviou de seguir ao Senhor, Deus de seus pais.

Nenhum comentário: