INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 35

1 Celebrou Josias a Páscoa ao Senhor, seu Deus. E eles sacrificaram a Páscoa no dia catorze do primeiro mês.
2 Ele nomeou os sacerdotes em seus cargos, e os animou para os serviços da casa do Senhor.
3 E disse aos levitas, os quais estavam aptos para a obra em todo o Israel, que deviam consagrar-se ao Senhor. Eles puseram a arca sagrada na casa que Salomão, filho de Davi, rei de Israel, construíra; e o rei disse: Vós não devereis levar nada sobre os vossos ombros. Agora, então, ministrai ao Senhor, vosso Deus, e ao seu povo Israel;
4 preparai-vos segundo as casas de vossas famílias e de acordo com os vossos turnos diários, conforme o preceito de Davi, rei de Israel, e o ordenamento pela mão de seu filho, Salomão.
5 Estejais na casa de acordo com as divisões das casas de vossas famílias, para com vossos irmãos, os filhos do povo; assim, também haja, para os levitas, uma divisão das casas de suas famílias.
6 Sacrificai a Páscoa, preparando-a para os vossos irmãos e fazendo conforme a palavra do Senhor, entregue pela mão de Moisés.
7 Josias deu como oferta aos filhos do povo ovelhas, cordeiros e cabritos para a Páscoa, de tudo o que fora encontrado, no número de trinta mil.; e três mil bezerros. Estes eram da substância do rei.
8 Também os seus príncipes fizeram uma oferenda para o povo, para os sacerdotes e os levitas. Hilquias, Zacarias e Jeiel, os principais homens, deram aos sacerdotes da casa de Deus, para a Páscoa, ovelhas, cordeiros e cabritos, dois mil e seiscentos; e trezentos bezerros.
9 Conanias, Benaías, Semaías e Natanael, seu irmão, e Hasabias, Jeiel e Jozabade, chefes dos levitas, apresentaram uma oferenda aos levitas, para a Páscoa, de cinco mil ovelhas e quinhentos bezerros.
10 O serviço foi devidamente ordenado, os sacerdotes estavam em seus lugares e os levitas nas suas divisões, segundo a ordem do rei.
11 Então eles imolaram o cordeiro da Páscoa, e os sacerdotes espargiram o sangue recebido de suas mãos; e os levitas esfolavam as vítimas.
12 Prepararam eles o holocausto para o distribuírem, de acordo com a divisão por casas de famílias, aos filhos do povo, a fim de ofertarem ao Senhor, conforme está escrito no livro de Moisés.
13 Assim o fizeram, até a manhã. E assaram a Páscoa no fogo, segundo a ordenança; e ferveram as peças sagradas em vasos de cobre e caldeirões. A festa continuou, animada, enquanto eles, prontamente, serviam a todos os filhos do povo.
14 Depois eles prepararam para si e para os sacerdotes (pois os sacerdotes estavam empenhados em oferecer os holocaustos e a gordura, até a noite); e assim os levitas prepararam para si e para os seus irmãos, os filhos de Arão.
15 Os filhos de Asafe, os cantores de salmos, estavam em seus postos, de acordo com as ordens de Davi, Asafe, Hemã e Jedutum, videntes do rei; e também os chefes e os porteiros das várias portas. Não foi preciso que eles se afastassem do serviço das coisas sagradas, pois os seus irmãos, os levitas, prepararam tudo para eles.
16 Deste modo, todo o serviço do Senhor foi devidamente ordenado e preparado naquele dia, com o fim de celebrar a Páscoa, oferecendo holocaustos sobre o altar do Senhor, de acordo com a ordem do rei Josias.
17 Todos os filhos de Israel que estavam presentes celebraram a Páscoa naquele tempo, e a Festa dos Pães Ázimos, por sete dias.
18 Não houve Páscoa semelhante em Israel desde os dias do profeta Samuel, ou de qualquer rei de Israel; nenhum deles celebrou tal Páscoa como a celebraram Josias, os sacerdotes, os levitas, e todo o Judá e Israel que ali estavam, e os moradores de Jerusalém, em honra do Senhor.
19 No décimo oitavo ano do reinado de Josias esta Páscoa foi celebrada, depois de todas as coisas que Josias fizera na casa. 
19a O rei Josias passou pelo fogo aqueles que tinham neles um espírito de adivinhação, os magos, as imagens e os ídolos, e os sodomitas que estavam na terra de Judá e em Jerusalém, a fim de que pudesse confirmar as palavras da lei que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do Senhor. 
19b Não houve rei que lhe fosse semelhante antes dele, que se voltasse para o Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua força, de acordo com a Lei de Moisés; e depois dele não se levantou outro semelhante. 
19c No entanto, o Senhor não se afastou do ardor da sua ira com que o Senhor ficara muito irado contra Judá, por todas as provocações com as quais Manassés o provocara. 
19d E o Senhor disse: Removerei também Judá da minha presença, como removi a Israel; e rejeitarei a cidade que escolhi, Jerusalém, e a casa da qual eu disse: O meu nome estará ali.
20 Então Faraó Neco, rei do Egito, subiu contra o rei da Assíria, ao rio Eufrates, e o rei Josias foi ao seu encontro.
21 Neco enviou mensageiros a ele, dizendo: Que tenho eu contigo, ó rei de Judá? Não vim, neste dia, para a guerra contra ti; pois Deus me disse que me apressasse. Tende cuidado, pois Deus está comigo, a fim de que ele não te destrua.
22 No entanto, Josias não desviou dele o seu rosto, mas fortaleceu-se para lutar contra ele, não ouvindo as palavras de Neco, vindas da boca de Deus, porquanto tinha vindo para lutar na planície de Megido.
23 Então os flecheiros atiraram no rei Josias. E o rei disse aos seus servos: Levai-me embora, pois estou gravemente ferido.
24 Seus servos o tiraram daquele carro, colocando-o no segundo carro que tinha, e o trouxeram a Jerusalém; e morreu, sendo sepultado com seus pais. E todo o Judá e Jerusalém lamentaram a Josias.
25 Também Jeremias fez uma lamentação sobre Josias, e todos os principais homens e mulheres proferiram uma lamentação sobre ele, que subsiste até o dia de hoje, fazendo dela um decreto para Israel. E eis que está escrita nas Lamentações.
26 Mas os atos de Josias, e a sua esperança, conforme o que está escrito na lei do Senhor,
27 e o restante de seus atos, os primeiros e os últimos, eis que estão todos escritos no livro dos reis de Israel e Judá.

Nenhum comentário: