INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 36

1 Então o povo da terra tomou a Jeoacaz, filho de Josias; ungiram-no e o fizeram rei sobre Jerusalém, no lugar de seu pai.
2 Jeoacaz tinha vinte e três anos de idade quando começou a reinar, e reinou três meses em Jerusalém. 
2a O nome de sua mãe era Hamutal, filha de Jeremias, de Libna. 
2b Fez ele o que era mau aos olhos do Senhor, conforme tudo o que seus pais haviam feito. 
2c Então Faraó Neco o prendeu em Diblataim, na terra de Hamate, para que não reinasse em Jerusalém.
3 O rei o fez passar para o Egito, impondo um tributo sobre a terra: cem talentos de prata e um talento de ouro.
4 E Faraó Neco fez a Eliaquim, filho de Josias, rei sobre Judá no lugar de seu pai, Josias, mudando-lhe o nome para Jeoaquim. E Faraó Neco tomou a seu irmão, Jeoacaz, levando-o para o Egito; e morreu ali. 
4a Entretanto, ele tinha dado a prata e o ouro a Faraó. Naquela época, a terra começou a ser tributada a fim de entregar o dinheiro, por ordem de Faraó. E cada um, o quanto podia, tomava emprestado a prata e o ouro do povo da terra, para a dar a Faraó Neco.
5 Jeoaquim tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zebida, filha de Pedaias, de Ruma. Fez  ele o que era mau aos olhos do Senhor, conforme a tudo o que seus pais fizeram. 
5a Nos seus dias veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, para a terra, e ele serviu-lhe três anos; mas, depois, revoltou-se contra ele. 
5b Então o Senhor enviou contra eles os caldeus, bandos saqueadores de sírios e moabitas, e dos filhos de Amom, e de Samaria. Todavia, depois disso, eles foram embora, segundo a palavra do Senhor entregue pelas mãos de seus servos, os profetas. 
5c No entanto, a ira do Senhor estava sobre Judá, de modo que eles deveriam ser removidos da sua presença por causa dos pecados de Manassés, em tudo o que ele fizera, 
5d e por causa do sangue inocente que derramara Jeoaquim; porquanto ele encheu Jerusalém de sangue inocente. Mas o Senhor não os quis destruir totalmente.
6 Nabucodonosor, rei da Babilônia, subiu contra ele; e amarraram-no com cadeias de bronze, trazendo-o para Babilônia.
7 Levou ele uma parte dos vasos da casa do Senhor à Babilônia; e pô-los no seu templo, em Babilônia.
8 Mas o restante dos atos de Jeoaquim, e tudo quanto fez, não estão essas coisas escritas no livro das crônicas dos Reis de Judá? Jeoaquim dormiu com seus pais, e foi sepultado com eles em Ganozá; e Jeconias, seu filho, reinou em seu lugar.
9 Jeconias tinha dezoito anos de idade quando começou a reinar, reinando três meses e dez dias em Jerusalém; e fez o que era mau aos olhos do Senhor.
10 Na virada do ano, o rei Nabucodonosor mandou que o levassem para a Babilônia, juntamente com os vasos preciosos da casa do Senhor; e fez Zedequias, irmão de seu pai, rei sobre Judá e Jerusalém.
11 Zedequias tinha vinte e um anos de idade quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém.
12 Ele fez o que era mau aos olhos do Senhor, seu Deus. Não se envergonhou diante do profeta Jeremias, nem por causa da palavra do Senhor,
13 Em ter se rebelado contra o rei Nabucodonosor, o que ele se conjurara por Deus a não fazer. Entretanto, endureceu a sua cerviz e o seu coração para não voltar ao Senhor, Deus de Israel.
14 E todos os grandes homens de Judá, os sacerdotes e a gente da terra, transgrediram abundantemente nas abominações dos gentios, e profanaram a casa do Senhor que estava em Jerusalém.
15 O Senhor, Deus de seus pais, falou-lhes por mão de seus profetas, madrugando e enviando-lhes os seus mensageiros; porque ele se compadecera do seu povo e do seu santuário.
16 Porém eles escarneceram dos seus mensageiros, aviltaram as suas palavras e zombaram dos seus profetas, até que o furor do Senhor se levantou contra o seu povo, não havendo mais nenhum remédio.
17 E trouxe sobre eles o rei dos caldeus, o qual matou os seus jovens à espada na casa do seu santuário. Não poupou a Zedequias, nem teve piedade de suas virgens, levando também os seus anciãos; e o Senhor entregou a todas as coisas em suas mãos.
18 Todos os utensílios da casa de Deus, os grandes e os pequenos, os tesouros da casa do Senhor e todos os tesouros do rei e dos grandes homens, tudo ele trouxe para a Babilônia.
19 Queimou a casa do Senhor e derrubou o muro de Jerusalém, e pôs fogo em seus palácios, destruindo completamente a todos os vasos agradáveis;
20 e levou o restante para a Babilônia. E tornaram-se servos dele e de seus filhos até o estabelecimento do reino dos medos,
21 a fim de que a palavra do Senhor, pela boca de Jeremias, pudesse ser cumprida, até que a terra houvesse desfrutado de seus sábados, em descanso e guarda do sábado por todos os dias da sua desolação, até se completarem setenta anos.
22 No primeiro ano de Ciro, rei dos persas, após o cumprimento da palavra do Senhor dada pela boca de Jeremias, despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, e falou-lhe para passar uma proclamação por escrito, ao longo de todo o seu reino, dizendo:
23 Assim diz Ciro, rei dos persas, a todos os reinos da terra: O Senhor, Deus do céu, deu-me poder, e ele me mandou construir-lhe uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem dentre vós é de todo o seu povo? Que suba, e o seu Deus estará com ele.

Nenhum comentário: