INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 4

1 Fez ele um altar de bronze, cujo comprimento era de vinte côvados. A sua largura era de vinte côvados e a altura de dez côvados.
2 E fez o mar fundido, de dez côvados de diâmetro, perfeitamente redondo. A sua altura era de cinco côvados, e a circunferência de trinta côvados.
3 Por baixo dele, semelhanças de bezerros. Eles o cercavam, ao redor; a cada dez côvados cercavam o mar ao redor. Pôs ele os bezerros em duplas, quando os fundiu.
4 Deste modo fez ele os doze bezerros: três olhando para o norte, três para o oeste, três para o sul e três para o leste. O mar estava em cima deles, e as suas partes posteriores dirigiam-se para dentro.
5 Sua espessura era da largura de uma mão, e a sua borda como a borda de um copo, esculpida com flores de lírios; e comportava três mil medidas. Desta forma, ele o terminou.
6 Fez também dez pias, colocando cinco à direita e cinco à esquerda, para lavarem nelas os instrumentos dos holocaustos, e para os enxaguarem. Todavia o mar era para os sacerdotes se lavarem.
7 E fez dez castiçais de ouro, de acordo com o seu modelo, pondo-os no templo; cinco à direita e cinco à esquerda;
8 e fez dez mesas, e pô-las no templo, cinco à direita e cinco à esquerda. Fez também uma centena de taças de ouro.
9 E fez o pátio dos sacerdotes, e o átrio grande, com as suas portas. Os seus painéis eram revestidos de bronze.
10 E pôs o mar na esquina da casa, do lado direito, como se estivesse de frente para o leste.
11 Hirão fez também os garfos, os braseiros e a grade do altar, e todos os seus instrumentos. Desta forma Hirão terminou com todo o trabalho que estava fazendo para o rei Salomão, na casa de Deus.
12 E as duas colunas, e sobre elas um trabalho em relevo para os capitéis sobre os seus globos; e duas redes para cobrir os globos dos capitéis que estavam no alto das colunas,
13 e quatrocentos sinos dourados para as duas redes, e duas fileiras de romãs em cada rede, para cobrirem os dois aros gravados dos capitéis que estavam em cima das colunas.
14 Fez também as dez bases e as pias sobre elas,
15 o mar e os doze bezerros sob ele,
16 as bacias para os pés, os baldes, os caldeirões, os ganchos de carne e todos os seus utensílios (os quais Hirão havia feito e trazido para o rei Salomão, na casa do Senhor) de puro bronze.
17 No entorno do Jordão o rei os fundiu em terra barrenta, na casa de Sucote, e entre este lugar e Sarepta.
18 Salomão fez todos estes vasos em grande abundância, pois a quantidade necessária de bronze não faltou.
19 Assim Salomão fez todos os utensílios da casa do Senhor, e o altar de ouro, e as mesas. Sobre elas deveriam estar os pães da proposição.
20 Fez também os castiçais e as lâmpadas para iluminarem na frente do oráculo, de acordo com o seu modelo, de ouro puro;
21 os seus apagadores e as suas lâmpadas, e também as tigelas, os incensários e os braseiros, de ouro puro.
22 A porta interna da casa, abrindo-se para o Santo dos Santos, e as portas internas do templo, ele fez de ouro. Desta forma, todo o trabalho que Salomão fez para a casa do Senhor foi concluído.

Nenhum comentário: