INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 14 de agosto de 2016

Septuaginta - 2 Crônicas - Capítulo 9

1 A rainha de Sabá ouvira falar no nome de Salomão, e chegou a Jerusalém com uma grande comitiva, para prová-lo com perguntas difíceis Com ela vieram camelos que traziam especiarias em abundância, ouro e pedras preciosas. Ela veio a Salomão, e disse-lhe tudo o que estava em sua mente.
2 E Salomão respondeu a todas as suas perguntas; não houve uma pergunta feita a Salomão que ele não respondeu-lhe.
3 A rainha de Sabá viu a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara;
4 viu a carne das suas mesas, o assentar dos seus servos, a posição dos seus ministros, as suas vestes, os seus copeiros e os trajes deles, e os holocaustos que ele ofereceu na casa do Senhor; e, depois de ver tudo, ela ficou num êxtase.
5 E disse ao rei: Era verdade o que ouvi na minha terra a respeito das tuas palavras e da tua sabedoria!
6 No entanto, eu não acreditava naquilo que me relatavam, até que vim e os meus olhos o viram; e eis que a metade da grandeza da tua sabedoria não me disseram. Tu excedes o relato que ouvi.
7 Bem-aventurados os teus homens, bem-aventurados estes teus servos, que estão diante de ti continuamente e ouvem a tua sabedoria;
8 bendito seja o Senhor, teu Deus, que teve prazer em ti e te colocou no trono a fim de ser rei para o Senhor, teu Deus. Pois o Senhor teu Deus amou a Israel e estabeleceu-o para sempre; por isso ele te constituiu sobre eles como um rei, a fim de executar o juízo e a justiça.
9 Então ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro, especiarias em grande abundância e pedras preciosas; e não havia em nenhum outro lugar tais especiarias como as que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.
10 Também os servos de Salomão e os servos de Hirão trouxeram ouro para Salomão, de Ofir; e, ainda, madeira de pinho e pedras preciosas.
11 O rei fez da madeira de pinho degraus para a casa do Senhor e para a casa do rei, como também harpas e alaúdes para os cantores, tais como não haviam sido vistos antes na terra de Judá.
12 O rei Salomão deu à rainha de Sabá o que ela pediu, mais do que tudo o que lhe trouxera; e ela voltou para a sua terra.
13 O peso do ouro que se trazia para Salomão, a cada ano, era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro,
14 além do que os homens que haviam sido regularmente nomeados e os mercadores traziam, e todos os reis da Arábia e os príncipes da terra. Pois todos traziam ouro e prata ao rei Salomão.
15 O rei Salomão fez duzentos escudos de ouro batido. Haviam seiscentos siclos de ouro puro em cada escudo.
16 E fez trezentos fivelas de ouro batido. O peso do ouro em cada fivela era de trezentos siclos; e o rei as colocou na casa do bosque do Líbano.
17 Também fez o rei um grande trono de marfim, dourando-o com ouro puro.
18 Seis degraus tinha o trono, rebitados com ouro. E havia apoios para os braços, em ambos os lados do assento do trono. E dois leões, em pé, ao lado dos apoios.
19 Doze leões estavam sobre os seis degraus, de cada lado. Não havia nada semelhante em qualquer outro reino.
20 Todos os vasos do rei Salomão eram de ouro, e todos os vasos da casa do bosque do Líbano cobertos de ouro. A prata não era cogitada para nada nos dias de Salomão.
21 Pois um navio saía, da parte do rei, para Társis, com os servos de Hirão, e uma vez a cada três anos chegavam navios de Társis ao rei, carregados de ouro e prata, e marfim, e macacos.
22 Salomão excedeu a todos os outros reis, tanto em riqueza como em sabedoria.
23 Todos os reis da terra buscavam a presença de Salomão a fim de ouvir a sabedoria que Deus lhe tinha posto no coração.
24 E traziam, cada um, os seus dons: vasos de prata e de ouro, vestidos, mirra e especiarias, cavalos e mulas; uma certa quantidade, a cada ano.
25 Teve também Salomão quatro mil éguas para os seus carros, e doze mil cavaleiros. E pô-los nas cidades dos carros, e junto ao rei, em Jerusalém.
26 Governava ele sobre todos os reis, desde o rio até à terra dos filisteus, e até as fronteiras do Egito.
27 O rei tornou o ouro e a prata em Jerusalém como pedras, e os cedros como sicômoros da planície, pela sua abundância.
28 Salomão também importou cavalos do Egito e de vários outros países.
29 Mas o restante dos atos de Salomão, tanto os primeiros como os últimos, eis que foram todos escritos nas palavras do profeta Natã, nas palavras de Aías, o silonita, e nas visões de Ido, o vidente, acerca de Jeroboão, filho de Nebate.
30 Salomão reinou sobre todo o Israel por quarenta anos.
31 E adormeceu, e o sepultaram na cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar.

Nenhum comentário: