INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Septuaginta - Salmos - Salmo 89

Salmo de instrução, de Etã, o ezraíta.

1 Cantarei a tua benignidade, ó Senhor, para sempre. Declararei a tua verdade com a minha boca para todas as gerações.
2 Pois disseste: A benignidade será edificada para sempre. Tua verdade será estabelecida nos céus.
3 Fiz um pacto com os meus escolhidos, jurei a Davi, meu servo:
4 Estabelecerei a tua descendência para sempre, edificarei o teu trono por todas as gerações.
5 Os céus anunciarão as tuas maravilhas, ó Senhor, e a tua verdade na assembleia dos santos.
6 Pois quem nos céus é comparado ao Senhor? quem deve ser comparado ao Senhor entre os filhos de Deus?
7 Deus é glorificado no conselho dos santos. É grande e terrível para com todos os que estão ao seu redor.
8 Ó Senhor, Deus dos Exércitos, quem é semelhante a ti? Tu és poderoso, ó Senhor, e a tua verdade está teu ao redor.
9 Dominas o poder do mar e acalmas o tumulto das suas ondas.
10 Calcaste o orgulhoso como aquele que está morto, e com o braço do teu poder dispersaste os teus inimigos.
11 Os céus são teus, e a terra é tua; fundaste o mundo e a sua plenitude.
12 Tu criaste o norte e o oeste, o Tabor e o Hermom regozijar-se-ão em teu nome.
13 Teu é o braço poderoso. Que a tua mão seja fortalecida, que a tua destra seja exaltada!
14 Justiça e juízo são o estabelecimento do teu trono, misericórdia e verdade vão adiante de ti.
15 Bem-aventurado o povo que conhece o som festivo! Ele andará, ó Senhor, na luz da tua face,
16 em teu nome se alegrará todo o dia, e na tua justiça se exaltará.
17 Porquanto tu és o gloriar-se de sua força. Na tua boa vontade será exaltado o nosso chifre,
18 pois a nossa ajuda vem do Senhor, do Santo de Israel, o nosso rei.
19 Então falaste em visão a teus filhos, e disseste: Pus o meu socorro sobre um poderoso. Exaltei a um escolhido dentre o meu povo.
20 Achei a Davi, meu servo. Eu o ungi, pela minha santa misericórdia.
21 Porque a minha mão o apoiará e o meu braço o fortalecerá.
22 O inimigo não terá nenhuma vantagem contra ele, o filho da transgressão não continuará a feri-lo.
23 Despedaçarei os seus inimigos diante dele, porei em fuga os que o odeiam.
24 Todavia, a minha verdade e a minha benignidade estarão com ele, e em meu nome será exaltado o seu chifre.
25 Porei a sua mão sobre o mar, a sua destra nos rios.
26 Ele me invocará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus e o socorro da minha salvação;
27 e eu o farei meu primogênito, mais elevado do que os reis da terra.
28 Manter-lhe-ei a minha misericórdia para sempre, e a minha aliança será firme com ele. 
29 Estabelecerei a sua descendência para sempre e sempre, e o seu trono como os dias do céu.
30 Se os seus filhos deixarem a minha lei e não andarem nos meus juízos,
31 se vierem a profanar os meus preceitos não guardando os meus mandamentos,
32 então visitarei as suas transgressões com a vara, e os seus pecados com flagelos.
33 Contudo a minha misericórdia não irei remover dele totalmente, nem distorcerei a minha verdade;
34 não irei, por qualquer meio, profanar o meu pacto, e não tornarei nulas as coisas que saem da minha boca.
35 Uma vez jurei, pela minha santidade, que não mentirei a Davi:
36 Sua semente durará para sempre, e o seu trono como o sol, diante de mim;
37 como a lua que está estabelecida eternamente, como a fiel testemunha no céu.
38 Porém, tu o tens rejeitado e aviltado. Tu rejeitaste o teu ungido.
39 Tens derrubado a aliança do teu servo; tens profanado o seu santuário, lançando-o ao chão.
40 Tu tens quebrado todos os seus muros, fizeste das suas fortalezas um terror.
41 Todos os que vão pelo caminho o despojaram, tornou-se ele um opróbrio para os seus vizinhos.
42 Tu exaltaste à direita de seus adversários, permitiste que todos os seus inimigos se regozijassem. 
43 Fizeste embotar-se o socorro de sua espada, e não o ajudaste na batalha.
44 Tu o privaste de glória. Quebraste no chão o seu trono.
45 Encurtaste os dias do seu trono. Tens derramado vergonha sobre ele.
46 Até quando, ó Senhor, te afastarás? Para sempre? Inflamar-se-á a tua ira como o fogo?
47 Lembra-te do que é o meu ser. Terias em vão criado todos os filhos dos homens?
48 Qual é o homem que deva viver e não ver a morte? Poderá, qualquer um, livrar a sua alma das mãos do Inferno?
49 Onde estão as tuas misericórdias antigas, ó Senhor, que juraste a Davi, pela tua verdade?
50 Lembra-te, Senhor, do opróbrio dos teus servos que tenho carregado em meu peito, a reprovação de muitas nações,
51 com a qual os teus inimigos têm vilipendiado, ó Senhor, com a qual eles têm insultado a recompensa do teu ungido.
52 Bendito seja o Senhor para sempre. Assim seja, assim seja.

Nenhum comentário: