INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 29 de outubro de 2016

Septuaginta - Esdras - Capítulo 3

1 Chegou o sétimo mês, encontrando-se já os filhos de Israel em suas cidades, e as pessoas reuniram-se, como um só homem, em Jerusalém.
2 Então levantou-se Jesua, filho de Jozadaque, com seus irmãos, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, com seus irmãos, e eles construíram o altar do Deus de Israel a fim de oferecer sobre ele os holocaustos de acordo com as coisas que foram escritas na lei de Moisés, homem de Deus.
3 E colocaram o altar em seu lugar, pois havia sobre eles um terror por causa dos povos das terras. E os holocaustos eram oferecidos sobre ele para o Senhor, de manhã e à noite.
4 E celebraram a Festa dos Tabernáculos, de acordo com o que estava escrito, oferecendo holocaustos diariamente, em números de acordo com a ordenança, o número exato para cada dia.
5 E, depois disto, o holocausto contínuo e as ofertas para a época de lua nova, e para todas as festas consagradas ao Senhor; e, ainda, de cada um que trazia uma oferta voluntária ao Senhor.
6 No primeiro dia do sétimo mês eles começaram a oferecer holocaustos ao Senhor. Entretanto, o fundamento da casa do Senhor ainda não fora colocado.
7 E deram dinheiro aos cortadores de pedra e aos carpinteiros, assim como comida, bebida e azeite para os sidônios e tírios, para trazerem cedros do Líbano para o mar de Jope, segundo a concessão que lhes fizera Ciro, rei dos Persas.
8 No segundo ano da sua vinda à casa de Deus em Jerusalém, no segundo mês, levantou-se Zorobabel, filho de Sealtiel, com Jesua, filho de Jozadaque, e o resto de seus irmãos, os sacerdotes e os levitas, e com todos os que vieram do cativeiro a Jerusalém, e constituíram os levitas da idade de vinte anos para cima sobre os operários na casa do Senhor.
9 Jesua, seus filhos e seus irmãos, e Cadmiel e seus filhos, os filhos de Judá, ficaram sobre os que faziam a obra na casa de Deus, bem como os filhos de Henadade, seus filhos e seus irmãos, os levitas.
10 Puseram, então, os alicerces para a construção da casa do Senhor. Os sacerdotes, em suas vestes, estavam com as trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com os címbalos, para louvarem ao Senhor segundo a ordenação de Davi, rei de Israel.
11 E respondiam alternadamente uns aos outros com louvor e ação de graças ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua misericórdia com respeito a Israel permanece para sempre. E todo o povo se alegrava em alta voz a fim de louvar ao Senhor, pelo estabelecimento do fundamento da casa do Senhor.
12 Contudo, muitos dos sacerdotes e os levitas, e os homens mais velhos, chefes de famílias, que tinham visto a antiga casa em suas fundações, que a haviam visto com os seus próprios olhos, choraram em alta voz. A multidão, no entanto, gritou com alegria, para entoar uma canção.
13 Mas o povo não distinguiu a voz do grito alegre da voz do choro das pessoas; porquanto o povo gritou em alta voz, e a sua voz ouviu-se de muito longe.

Nenhum comentário: