INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 23 de outubro de 2016

Septuaginta - Salmos - Salmo 119

Aleluia!

1 Bem-aventurados os irrepreensíveis no caminho, e que andam na lei do Senhor;
2 bem-aventurados os que procuram os seus testemunhos, pois diligentemente o buscarão, com todo o seu coração.
3 Porque os que praticam a iniquidade não andam em seus caminhos.
4 Tu nos ordenaste para com afinco guardar os teus preceitos.
5 Que os meus caminhos sejam dirigidos para observar os teus juízos;
6 então não ficarei confundido, se tiver respeito a todos os teus mandamentos.
7 Dar-te-ei graças com retidão de coração quando tiver aprendido os juízos da tua justiça.
8 Guardarei as tuas ordenanças. Não me desampares grandemente.
9 Como dirigirá um jovem o seu caminho? Guardando as tuas palavras.
10 De todo o meu coração te tenho buscado, diligentemente. Não me deixes ficar longe de teus mandamentos.
11 Guardo os teus oráculos em meu coração para não pecar contra ti.
12 Bem-aventurado és tu, ó Senhor! Ensina-me as tuas ordenanças.
13 Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca;
14 deleitei-me no caminho dos teus testemunhos, tanto como em todas as riquezas.
15 Meditarei nos teus mandamentos e considerarei os teus caminhos,
16 meditarei sobre as tuas ordenações. Não me esquecerei das tuas palavras.
17 Concede uma recompensa ao teu servo, deste modo viverei e observarei as tuas palavras.
18 Desvenda os meus olhos e perceberei as maravilhas da tua lei.
19 Sou peregrino na terra, não escondas de mim os teus mandamentos.
20 Minha alma ansiava grandemente pelos teus juízos, em todo o tempo.
21 Tu repreendeste ao orgulhoso. Amaldiçoados são todos os que se desviam dos teus mandamentos.
22 Desvia de mim opróbrio e desprezo, pois tenho procurado os teus testemunhos.
23 Príncipes assentaram-se e falaram contra mim, porém o teu servo meditava nas tuas ordenanças,
24 porque os teus testemunhos são a minha meditação, e as tuas ordenanças os meus conselheiros.
25 Minha alma tem se apegado ao chão. Vivifica-me segundo a tua palavra.
26 Declarei os meus caminhos, e tu me ouviste. Ensina-me as tuas ordenanças;
27 instrui-me no caminho dos teus juízos, e irei meditar sobre as tuas obras maravilhosas.
28 A minha alma tem adormecido de tristeza. Fortalece-me com as tuas palavras.
29 Desvia de mim o caminho da iniquidade e tem misericórdia de mim, por causa da tua lei.
30 Escolhi o caminho da verdade e não me esqueci dos teus juízos;
31 tenho me apegado aos teus testemunhos, ó Senhor. Não seja eu envergonhado.
32 Eu percorri o caminho dos teus mandamentos, quando alargaste o meu coração.
33 Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus preceitos e irei buscá-lo, continuamente;
34 instrui-me e buscarei a tua lei, e a guardarei com todo o meu coração.
35 Guia-me no caminho dos teus mandamentos, pois deles me agrado.
36 Inclina o meu coração para os teus testemunhos, e não para a cobiça;
37 desvia os meus olhos para que não contemplem a vaidade. Vivifica-me no teu caminho.
38 Confirma teu oráculo ao teu servo, para que te tema.
39 Tira de mim o opróbrio, do qual tenho medo, porque os teus juízos são bons.
40 Eis que tenho desejado os teus mandamentos. Vivifica-me por tua justiça.
41 E que a tua misericórdia venha sobre mim, ó Senhor, e a tua salvação, segundo a tua palavra.
42 Então darei uma resposta aos que me insultam, pois confio na tua palavra.
43 Não retires, completamente, a palavra da verdade da minha boca, pois tenho esperado nos teus juízos,
44 a fim de que eu guarde a tua lei continuamente, para todo o sempre.
45 Também tenho andado confiante, pois busquei os teus mandamentos.
46 Falei dos teus testemunhos perante os reis, e não me envergonhei.
47 Eu meditava sobre os teus mandamentos, que amei muitíssimo.
48 Levantei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amei, e meditava em tuas ordenanças.
49 Lembra-te das tuas palavras ao teu servo, pelas quais tens dado esperança para mim.
50 Isto me tem consolado na minha angústia: que o teu oráculo me vivifica.
51 Os soberbos têm transgredido grandemente; eu, entretanto, não me desviei da tua lei.
52 Lembrei-me dos teus juízos antigos, ó Senhor, e fui consolado.
53 O desespero tomou conta de mim, por causa dos pecadores que abandonam a tua lei.
54 Teus decretos foram os meus cânticos no lugar da minha peregrinação.
55 Lembrei-me do teu nome, ó Senhor, no meio da noite, e guardei a tua lei.
56 Isto sucedeu-me porque diligentemente busquei as tuas ordenanças.
57 Tu és a minha porção, ó Senhor; eu disse que guardaria a tua lei.
58 Supliquei o teu favor com todo o meu coração: Tem piedade de mim, segundo a tua palavra!
59 Considerei os teus caminhos e voltei os meus pés para os teus testemunhos;
60 preparei-me, não me deixando abalar, a fim de observar os teus mandamentos.
61 As armadilhas dos pecadores me enredaram, porém eu não esqueci a tua lei.
62 À meia-noite levantei-me, para dar graças a ti pelos juízos da tua justiça.
63 Sou companheiro de todos os que te temem e daqueles que guardam os teus mandamentos.
64 Ó Senhor, a terra está cheia da tua benignidade! Ensina-me as tuas ordenanças.
65 Agiste gentilmente com o teu servo, ó Senhor, segundo a tua palavra.
66 Ensina-me a bondade, a instrução e a ciência, pois creio nos teus mandamentos.
67 Antes de ser afligido, eu transgredi. Portanto, tenho guardado a tua palavra.
68 Tu és bom, ó Senhor. Por este motivo, em tua bondade, ensina-me as tuas ordenanças.
69 A injustiça do orgulhoso foi multiplicada contra mim, todavia eu buscarei teus mandamentos com todo o meu coração.
70 O seu coração tornou-se coalhado como leite, mas eu tenho meditado na tua lei.
71 Bom é para mim que tu me me tenhas afligido, a fim de que aprendesse os teus decretos.
72 A lei da tua boca é melhor para mim do que milhares de ouro e de prata.
73 As tuas mãos me fizeram e me formaram. Instrui-me para que eu aprenda os teus mandamentos.
74 Ver-me-ão e se alegrarão os que te temem, porquanto tenho esperado na tua palavra.
75 Eu sei, ó Senhor, que os teus juízos são justos e que segundo a tua verdade me afligiste.
76 Permitas, peço-te, que a tua misericórdia me console, de acordo com a palavra que deste ao teu servo.
77 Que as tuas misericórdias cheguem a mim, para que eu viva; pois a tua lei é a minha meditação.
78 Que os orgulhosos sejam envergonhados, porquanto transgrediram contra mim, injustamente. Eu, porém, meditarei nos teus mandamentos.
79 Que aqueles que te temem e os que conhecem os teus testemunhos voltem-se para mim.
80 Seja o meu coração irrepreensível nos teus preceitos, para que eu não seja envergonhado.
81 A minha alma desmaia por causa da tua salvação; tenho esperado na tua palavra.
82 Meus olhos desfalecem a espera de tua palavra, dizendo: Quando virás consolar-me?
83 Pois tornei-me como um vaso na geada, contudo, não me esqueci dos teus preceitos.
84 Quantos são os dias do teu servo? Quando julgarás a meu favor contra os que me perseguem?
85 Transgressores contaram-me histórias vãs; todavia, não de acordo com a tua lei, Senhor.
86 Todos os teus mandamentos são verdade. A mim perseguiram injustamente. Ajuda-me.
87 Eles quase deram cabo de mim na terra, contudo não abandonei os teus mandamentos.
88 Vivifica-me segundo a tua benignidade, para que eu guarde os testemunhos da tua boca.
89 Tua palavra, Senhor, permanece no céu para sempre;
90 tua verdade estende-se por todas as gerações. Fundaste a terra, e ela permanece.
91 O dia continua, de acordo com as tuas disposições, pois todas as coisas te obedecem.
92 Se a tua lei não fosse a minha meditação, então eu teria perecido na minha angústia.
93 Nunca me esquecerei dos teus preceitos, pois através deles tu me vivificaste.
94 Eu sou teu, salva-me, pois tenho procurado as tuas ordenanças.
95 Pecadores armaram uma cilada contra mim para me destruir, entretanto eu compreendi os teus testemunhos.
96 Tenho visto qual é o fim de toda a perfeição; todavia, o teu mandamento é muito amplo.
97 Como eu amei a tua lei, ó Senhor! É a minha meditação o dia inteiro.
98 Tu me tens feito mais sábio do que os meus inimigos, por causa de teu mandamento; porque ele está comigo para sempre.
99 Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação;
100 sou mais entendido do que os anciãos, porquanto tenho buscado aos teus mandamentos.
101 Eu retive os meus pés de todo caminho mau, a fim de observar a tua palavra;
102 não me tenho afastado de teus juízos, pois tu me instruíste.
103 Quão doces são os teus oráculos para o meu paladar! Mais do que o mel à minha boca.
104 Por teus mandamentos adquiri entendimento, portanto odiei cada forma de injustiça.
105 Tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos.
106 Eu tenho jurado e determinado manter os juízos da tua justiça.
107 Tenho sido extremamente afligido, ó Senhor; vivifica-me, segundo a tua palavra.
108 Aceita, peço-te, ó Senhor, as oferendas voluntárias da minha boca, e ensina-me os teus juízos. 
109 A minha alma está de contínuo nas tuas mãos, e não me tenho esquecido da tua lei.
110 Pecadores armaram-me um laço, porém não me desviei dos teus mandamentos.
111 Eu herdei os teus testemunhos para sempre, pois eles são a alegria do meu coração.
112 Inclinei o meu coração para cumprir os teus decretos, para sempre, em troca de tuas misericórdias.
113 Tenho odiado aos transgressores, porém amei a tua lei.
114 Tu és o meu auxílio e o meu defensor, tenho esperado na tua palavra.
115 Apartai-vos de mim, vós malfeitores, pois irei buscar os mandamentos do meu Deus.
116 Ampara-me, conforme a tua palavra, e vivifica-me; não me faças ficar envergonhado da minha expectativa.
117 Ajuda-me e serei salvo, e meditarei nos teus juízos continuamente.
118 Tu tens reduzido a nada todos o que se afastam dos teus preceitos, pois os seus pensamentos interiores são injustos.
119 Tenho contado todos os pecadores da terra como transgressores, portanto amei os teus testemunhos.
120 Com o teu temor apossa-te da minha carne, porquanto tenho medo dos teus juízos.
121 Tenho praticado o julgamento e a justiça. Não me entregues aos que me ferem.
122 Recebe o teu servo para o bem, não deixes que os soberbos me acusem falsamente.
123 Os meus olhos desfaleceram pela tua salvação e pela palavra da tua justiça.
124 Lida com o teu servo segundo a tua misericórdia, ensinando-me as tuas ordenanças.
125 Eu sou teu servo. Instrui-me, para que conheça os teus testemunhos.
126 Já é tempo para o Senhor agir. Eles têm derrubado completamente a tua lei.
127 Por causa disso, amei os teus mandamentos mais do que o ouro ou o topázio;
128 por causa disso, guiei-me de acordo com todos os teus preceitos. Eu odiava qualquer forma de injustiça.
129 Os teus testemunhos são maravilhosos, portanto a minha alma os tem procurado diligentemente.
130 A manifestação das tuas palavras iluminará e instruirá o simples.
131 Abri a boca e respirei fundo, porquanto sinceramente tenho desejado os teus mandamentos.
132 Olha para mim, e tem misericórdia de mim, como costumas fazer aos que amam o teu nome;
133 ordena os meus passos segundo a tua palavra, e não deixes que qualquer iniquidade tenha domínio sobre mim.
134 Livra-me da falsa acusação dos homens. Deste modo, guardarei os teus mandamentos.
135 Faze o teu rosto brilhar sobre o teu servo e ensina-me as tuas ordenanças.
136 Os meus olhos banharam-se em correntes de águas por não ter guardado a tua lei.
137 Justo és, ó Senhor, e retos são os teus juízos.
138 Tu ordenaste justiça e verdade perfeita, conforme os teus testemunhos.
139 Teu zelo me tem consumido, porque os meus inimigos se esquecem da tua palavra.
140 A tua palavra tem sido mui plenamente provada, e teu servo a ama.
141 Sou jovem e desprezado, mas não me esqueço dos teus preceitos.
142 A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é verdade.
143 Aflições e angústias me alcançaram, porém os teus mandamentos são a minha meditação.
144 Os teus testemunhos são justiça eterna. Instrui-me, para que eu viva.
145 Clamei de todo o meu coração: Ouve-me, ó Senhor, e irei buscar os teus juízos.
146 Clamei a ti: Salva-me, e manterei os teus testemunhos.
147 Levantei-me antes do amanhecer, e clamei. Eis que eu espero em tuas palavras.
148 Meus olhos anteciparam-se à alva a fim de que meditasse nos teus oráculos.
149 Ouve a minha voz, ó Senhor, segundo a tua benignidade. Vivifica-me segundo a tua justiça. 
150 Aproximam-se os que me perseguem de forma injusta. Eles estão muito distantes da tua lei.
151 Tu estás perto, ó Senhor, e todos os teus caminhos são verdade.
152 Tenho conhecido desde antigamente a respeito dos teus testemunhos, que tu os fundaste para sempre.
153 Olha para a minha aflição e livra-me, pois não me esqueço da tua lei.
154 Pleiteia a minha causa, resgata-me e vivifica-me por causa da tua palavra.
155 A salvação está longe dos pecadores, porquanto não procuraram a tua ordenança.
156 Tuas misericórdias, Senhor, são muitas. Vivifica-me segundo a tua justiça.
157 Grande é o número dos que me perseguem e oprimem, porém eu não abandonei os teus testemunhos. 
158 Vi homens agindo tolamente e fiquei mui aflito, pois não mantinham os teus oráculos.
159 Eis que eu amei os teus mandamentos, ó Senhor. Vivifica-me por tua misericórdia.
160 O princípio das tuas palavras é a verdade, e todos os juízos da tua justiça permanecem para sempre.
161 Príncipes me perseguem sem causa, todavia o meu coração teme a tua palavra.
162 Exultarei por causa dos teus oráculos, como aquele que acha grande despojo.
163 Odeio e abomino a injustiça, entretanto amo a tua lei.
164 Sete vezes no dia eu tenho louvado a ti, por causa dos juízos da tua justiça.
165 Muita paz têm os que amam a tua lei, e não há para eles nenhum tropeço.
166 Eu esperei pela tua salvação, ó Senhor, e tenho amado os teus mandamentos.
167 A minha alma tem observado os teus testemunhos, e os tem amado extremamente.
168 Tenho observado os teus preceitos e os teus testemunhos, porquanto todos os meus caminhos estão diante de ti, Senhor.
169 Que a minha súplica chegue a ti, ó Senhor. Instrui-me, segundo a tua palavra.
170 Que a minha petição chegue diante de ti, ó Senhor. Livra-me, segundo o teu oráculo.
171 Que os meus lábios profiram um hino quando me ensinares os teus preceitos;
172 que a minha língua celebre os teus oráculos, porque todos os teus mandamentos são justos.
173 Venha a tua mão, apressadamente, para salvar-me, pois escolhi os teus mandamentos.
174 Anelo pela tua salvação, ó Senhor; a tua lei é a minha meditação.
175 Minha alma viverá e te louvará, e os teus juízos me ajudarão.
176 Desgarrei-me como ovelha perdida. Busca o teu servo, pois não me tenho esquecido dos teus mandamentos.

Nenhum comentário: