INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Septuaginta - Daniel - Capítulo 3

1 Em seu décimo oitavo ano o rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro. Sua altura era de sessenta côvados e a sua largura de seis côvados. Levantou-a no campo de Dura, na província de Babilônia.
2 E enviou mensageiros para reunir os governadores, os capitães, os principais das províncias, os chefes, os príncipes, os que detinham autoridade e todos os oficiais dos distritos a fim de que viessem à consagração da imagem.
3 Então os principais das províncias, os governadores, os capitães, os chefes, os grandes príncipes, os que detinham autoridade e todos os oficiais dos distritos, foram ajuntados para a consagração da imagem que o rei Nabucodonosor tinha levantado; e puseram-se diante da imagem.
4 Em seguida, um arauto clamou em alta voz, dizendo: Ordena-se a vós outros, ó povos, tribos e línguas,
5 que no momento de ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério e de toda a espécie de música, haveis de ajoelhar-vos e adorar a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor levantou.
6 E qualquer que não se prostrar e adorar, na mesma hora será lançado dentro da fornalha de fogo ardente.
7 E sucedeu, quando as nações ouviram o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério e de toda a espécie de música, que todas as nações, tribos e línguas ajoelharam-se e adoraram a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado.
8 Então vieram alguns da parte dos caldeus e acusaram os judeus diante do rei, dizendo:
9 Ó rei, vive para sempre!
10 Tu, ó rei, fizeste um decreto para que todo homem que ouvisse o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério e de todos os tipos de música,
11 o qual não se ajoelhasse e adorasse a imagem de ouro, deveria ser lançado na fornalha de fogo ardente.
12 Há uns homens judeus que constituíste sobre os negócios da província de Babilônia, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que não obedeceram ao teu decreto, ó rei! Não servem aos teus deuses e não adoram a estátua de ouro que levantaste.
13 Então Nabucodonosor, ardendo em ira, mandou trazer a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. E foram trazidos perante o rei.
14 Nabucodonosor falou-lhes, dizendo: É verdade, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vós não servis aos meus deuses e não adorais a imagem de ouro que levantei?
15 Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita-de-foles e de todo tipo de música, ajoelhai-vos e adorai a imagem de ouro que tenho feito. Entretanto, se não a adorardes, na mesma hora sereis lançados dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?
16 Entretanto, responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, dizendo ao rei Nabucodonosor: Não temos necessidade de responder-te sobre este assunto,
17 porque o nosso Deus, a quem nós servimos, está nos céus, capaz de livrar-nos da fornalha de fogo ardente. E ele nos livrará das tuas mãos, ó rei!
18 Mas, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a imagem que tens levantado.
19 Então Nabucodonosor encheu-se de ira e a forma do seu rosto mudou para com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. E ele deu ordens para aquecerem a fornalha sete vezes mais do que o habitual, a fim de que queimasse completamente.
20 E mandou homens poderosos amarrarem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e lançá-los na fornalha de fogo ardente.
21 Depois disso, aqueles homens foram atados com as suas túnicas, chapéus e calções, sendo lançados dentro da fornalha de fogo ardente,
22 porquanto a palavra do rei prevaleceu, e o forno fora aceso extremamente quente.
23 Aqueles três homens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente. E andaram no meio das chamas, cantando louvores a Deus e abençoando ao Senhor.
24 Nabucodonosor ouviu-os cantando louvores, então ele se maravilhou e levantou-se depressa, dizendo aos seus nobres: Não lançamos nós três homens atados no meio do fogo? E responderam eles ao rei: Sim, ó rei!
25 E disse o rei: Contudo, eis que eu vejo quatro homens soltos e andando no meio do fogo, e nenhum dano lhes sucedeu! E o aspecto do quarto é semelhante ao do Filho de Deus.
26 Nabucodonosor aproximou-se da porta da fornalha de fogo ardente, e disse: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam e venham para cá! Então Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do meio do fogo.
27 Logo se ajuntaram os sátrapas, os capitães, os chefes de províncias e os príncipes reais, e olharam para os homens. E perceberam que o fogo não tivera poder contra seus corpos, os cabelos da sua cabeça não estavam queimados e as suas túnicas não haviam sido chamuscadas; nem cheiro de fogo havia neles.
28 E o rei Nabucodonosor falou, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, porquanto confiavam nele; pois desobedeceram a palavra do rei e entregaram os seus corpos para serem queimados, a fim de que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.
29 Por este motivo, publicarei eu um decreto: cada povo, tribo ou língua que falar contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego deverá ser destruído, e as suas casas serão saqueadas. Porque não há outro Deus que seja capaz de livrar deste modo.
30 Então o rei promoveu Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na província de Babilônia, e fê-los prosperar, dando-lhes autoridade para governar sobre todos os judeus que estavam em seu reino.

Nenhum comentário: