INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Septuaginta - Esdras - Capítulo 10

1 E quando Esdras orava e fazia confissão, chorando e prostrando-se diante da casa de Deus, uma grande congregação de Israel reuniu-se a ele, homens, mulheres e jovens; pois o povo chorava e clamava em alta voz.
2 Então Secanias, filho de Jeil, dos filhos de Elão, disse a Esdras: Nós temos quebrado o pacto com o nosso Deus, pois nos casamos com mulheres estrangeiras, dos povos da terra. Porém, ainda agora, há esperança para Israel a respeito deste assunto.
3 Façamos, pois, um pacto com o nosso Deus de que despediremos a todas as mulheres e aos seus descendentes, conforme aconselharás.
4 Ergue-te, e admoesta-os com os comandos do nosso Deus! e faça-se conforme a lei. Levanta-te, pois o assunto está sobre ti, e estamos contigo. Sê forte, e age!
5 Então Esdras levantou-se e fez com que os governantes, os sacerdotes e levitas, e todo o Israel, jurassem que fariam conforme a esta palavra; e eles juraram.
6 Esdras ergueu-se de diante da casa de Deus e foi para a câmara de Joanã, filho de Eliasibe, entrando lá. Não comeu pão nem bebeu água, todavia lamentou sobre a infidelidade dos do cativeiro.
7 E fizeram passar pregão por Judá e Jerusalém, a todos os filhos do cativeiro, para que se reunissem em Jerusalém, dizendo:
8 Todo aquele que não chegar dentro de três dias, conforme o conselho dos príncipes e dos anciãos, tudo o que possui será confiscado, e o tal deverá ser separado da congregação dos do cativeiro.
9 Depois disso, todos os homens de Judá e Benjamin reuniram-se em Jerusalém, em três dias. Este foi o nono mês. No vigésimo dia do mês todas as pessoas assentaram-se na rua da casa do Senhor, alarmados por essa palavra, e por causa da tempestade.
10 Então Esdras, o sacerdote, levantou-se e disse-lhes: Vós tendes quebrado a aliança, pois tomastes mulheres estrangeiras, aumentando a culpa de Israel.
11 Agora, pois, louvai ao Senhor Deus de nossos pais e fazei o que é agradável à sua vista, apartando-vos dos povos das terras e das mulheres estrangeiras.
12 Então toda a congregação respondeu, dizendo: Esta tua palavra é imperiosa sobre nós, para que a cumpramos.
13 Porém, o povo é numeroso e a temporada tempestuosa. Não há como permanecer fora, e este trabalho é mais do que suficiente para um dia ou dois; pois temos pecado muito nesta matéria.
14 Que os governantes se disponham, e todos aqueles em nossas cidades que casaram com mulheres estrangeiras venham em tempos apontados, e com eles os anciãos de cada cidade, e os juízes, para afastar de nós o ardor da ira do nosso Deus a respeito desse assunto.
15 Somente Jônatas, filho de Asael, e Jazeías, filho de Tecoa, estavam comigo com respeito a isto; e Mesulão e Sabetai, o levita, apoiaram-nos.
16 Portanto, os filhos do cativeiro fizeram assim. E Esdras, o sacerdote, e os chefes de família, de acordo com as suas casas, foram indicados, todos eles, pelos seus nomes. E voltaram no primeiro dia do décimo mês, a fim de investigar o assunto.
17 E acabaram de tratar com todos os homens que se haviam casado com mulheres estrangeiras no primeiro dia do primeiro mês.
18 Entre eles foram encontrados alguns dos filhos dos sacerdotes que se haviam casado com mulheres estrangeiras, dos filhos de Jesua, filho de Jozadaque, e de seus irmãos, Maaséias, Eliezer, Jaribe e Gedalias.
19 Comprometeram-se eles a repudiarem as suas mulheres, e ofereceram um carneiro do rebanho para oferta pela culpa, por causa da sua transgressão.
20 Dos filhos de Imer: Hanani e Zebadias;
21 dos filhos de Harim: Maaséias, Elias, Semaías, Jeiel e Uzias;
22 dos filhos de Pasur: Elioenai, Maaséias, Ismael, Natanael, Jozabade e Eleasá;
23 dos levitas: Jozabade, Simei, Quelaías (este é Quelitas), Petaías, Judá e Eliézer;
24 dos cantores: Elisabe; dos porteiros: Salum, Telém e Uri;
25 de Israel, dos filhos de Parós: Ramias, Jezias, Malquias, Miamin, Eleazar, Asabias e Benaia;
26 dos filhos de Elão: Matanias, Zacarias, Jeiel, Abdi, Jerimote e Elias;
27 dos filhos de Zatu: Elioenai, Eliasibe, Matanias, Jerimote, Zabade e Aziza;
28 dos filhos de Bebai: Joanã, Hananias, Zabai e Atlai;
29 dos filhos de Bani: Mesulão, Maluque, Adaías, Jasube, Seal e Jerimote;
30 dos filhos de Paate-Moabe: Adna, Quelal, Benaia, Maaséias, Matanias, Bezalel, Binui e Manassés;
31 dos filhos de Harim: Eliezer, Issias, Malquias, Semaías, Simeão,
32 Benjamin, Maluque e Semarias;
33 dos filhos de Hasum: Matenai, Matatá, Zadabe, Elifelete, Jeremai, Manassés e Simei;
34 dos filhos de Bani: Maadai, Amrão, Uel,
35 Benaia, Bedias, Quelui,
36 Vanias, Meremote, Eliasibe,
37 Matanias e Matenai,
38  Bani, Banui, Simei,
39 Selemias, Natã, Adaías,
40 Macnadbai, Sasai, Sarai,
41 Azareel, Selemias, Semarias,
42 Salum, Amarias e José;
43 e os filhos de Nebo: Jeiel, Matitias, Zabade, Zebina, Jadai, Joel e Benaia.
44 Todos estes tinham tomado mulheres estrangeiras, e tiveram filhos gerados por elas.

Nenhum comentário: