INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Septuaginta - Esdras - Capítulo 5

1 Ageu, o profeta, e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém, em nome do Deus de Israel.
2 Então se levantaram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a casa de Deus que estava em Jerusalém; e com eles estavam os profetas de Deus, assistindo-os.
3 Ao mesmo tempo, foram ao encontro deles Tatenai, o governador dalém do rio, e Setar-Bozenai e os seus companheiros, e falaram-lhes assim: Quem baixou um decreto para vós construirdes esta casa, e para fazerdes esta preparação?
4 E perguntaram-lhes: Quais são os nomes dos homens que constroem esta cidade?
5 Mas os olhos de Deus estavam sobre o cativeiro de Judá, e eles não os impediram até que o decreto fosse trazido para Dario. E foi enviado pelo coletor de tributos, a respeito disto,
6 a cópia de uma carta que Tatenai, o governador do outro lado do rio, e Setar-Bozenai e seus companheiros de serviço, os afarsaquitas, que estavam daquele lado do rio, enviaram ao rei Dario.
7 E enviaram-lhe um relatório, no qual estava escrito: Paz completa ao rei Dario.
8 Saiba o rei que nós fomos à terra de Judá, à casa do grande Deus, e a estão construindo com pedras escolhidas, e colocando madeiras nas paredes; e o trabalho está prosperando, progredindo favoravelmente em suas mãos.
9 Então interrogamos aqueles anciãos. E assim lhes dissemos: Quem vos deu ordem com o fim de edificar esta casa, e para fazerdes esta preparação?
10 E perguntamos-lhes pelos seus nomes, para declará-los a ti, a fim de descrever para ti os nomes de seus principais homens.
11 Contudo, eles assim nos responderam, dizendo: Somos servos do Deus do céu e da terra, e estamos construindo a casa que havia sido levantada muitos anos antes, a qual um grande rei de Israel construiu, estabelecendo-a para ele.
12 Porém, depois que nossos pais provocaram ao Deus do céu ele os entregou nas mãos de Nabucodonosor, o caldeu, rei de Babilônia, que destruiu esta casa, transportando o povo, cativo, para a Babilônia.
13 Todavia, no primeiro ano do rei Ciro ele baixou um decreto para que esta casa de Deus devesse ser construída.
14 E até os utensílios de ouro e de prata da casa de Deus, que Nabucodonosor tirou da casa que estava em Jerusalém levando-os para o templo do rei, a esses ordenou o rei Ciro que fossem trazidos para fora do templo do rei, e deu-os a Sesbazar, o tesoureiro, que estava sobre o tesouro;
15 e disse-lhe: Toma todos os vasos e vai, coloca-os na casa que está em Jerusalém, em seu lugar.
16 Então Sesbazar veio e lançou os fundamentos da casa de Deus em Jerusalém, e desde aquele tempo até agora tem continuado a construção, a qual não foi, ainda, finalizada.
17 E agora, se parece bem ao rei, que a pesquisa seja feita na casa do tesouro do rei em Babilônia, com o fim de que saibas se é verdadeiro que um decreto foi feito pelo rei Ciro para construir a casa de Deus, a qual estava em Jerusalém; e que o rei nos envie uma mensagem quando ele souber a respeito deste assunto.

Nenhum comentário: