INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 5 de novembro de 2016

Septuaginta - Esdras - Capítulo 6

1 Então o rei Dario deu ordem para que uma pesquisa fosse feita nos registros onde os documentos são armazenados, na Babilônia.
2 E foi encontrado na cidade, no palácio, um volume. E este era o registro que estava nele escrito:
3 No primeiro ano do rei Ciro baixou ele um decreto com respeito à santa casa de Deus que estava em Jerusalém, dizendo: Que a casa seja construída, e o lugar onde eles fazem os sacrifícios (também nomeou a sua elevação, em altura de sessenta côvados; e a sua largura, que era de sessenta côvados).
4 Que haja três camadas fortes de pedra e uma camada de madeira. E as despesas serão pagas da casa do rei.
5 Que a prata e os vasos de ouro da casa de Deus, os quais Nabucodonosor tomou da casa que estava em Jerusalém e levou para a Babilônia, sejam entregues e levados para o templo que está em Jerusalém e colocados no lugar onde eles estavam, na casa de Deus.
6 Agora, ó governantes além do rio, Setar-Bozenai e os seus companheiros de serviço, os afarsaquitas, que estão do outro lado do rio, entreguem estas coisas, mantendo-vos longe daquele lugar.
7 Deixai, portanto, em paz a obra da casa de Deus, e que os governantes dos judeus e os seus anciãos construam aquela casa de Deus, no seu lugar.
8 Além disso, um decreto foi feito por mim para fazerdes algo, em conjunto com os anciãos dos judeus, para a edificação daquela casa de Deus, a saber, que da propriedade do rei e dos tributos dalém do rio haja dinheiro para custear as despesas, sendo pontualmente concedido a esses homens, a fim de que não sejam impedidos.
9 E para suprir qualquer necessidade que tenham dareis tanto os novilhos de touros como de carneiros, e cordeiros para holocaustos ao Deus dos céus, assim como trigo, sal, vinho e azeite. Que lhes seja dado de acordo com a palavra dos sacerdotes que estão em Jerusalém, dia a dia, tudo o que pedirem,
10 a fim de que ofereçam doces oferendas para o Deus do céu. E que eles possam, também, orar pela vida do rei e a de seus filhos.
11 Um decreto foi feito por mim a fim de que com respeito a todo o homem que alterar esta palavra, madeira seja arrancada de sua casa, e que ele seja levantado e morto em cima dela; e a sua casa seja confiscada.
12 Que o Deus cujo nome habita lá derrube a qualquer rei ou pessoa que vier a estender a mão a fim de alterar ou destruir a casa de Deus que está em Jerusalém. Eu, Dario, fiz este decreto, e que ele seja atendido, diligentemente.
13 Então Tatenai, o governador dalém do rio, e Setar-Bozenai e seus companheiros de serviço, fizeram de acordo com o que o rei Dario ordenara, diligentemente.
14 E os anciãos dos judeus e os levitas construíram, conforme a profecia de Ageu, o profeta, e de Zacarias, filho de Ido. Eles edificaram e completaram a casa, de acordo com o mandado do Deus de Israel e pelo decreto de Ciro, e o de Dario, e o de Artaxerxes, reis dos persas.
15 E terminaram a casa no terceiro dia do mês de Adar, que é o sexto ano do reinado do rei Dario.
16 Então os filhos de Israel, os sacerdotes e os levitas, e o restante dos filhos do cativeiro, fizeram a dedicação da casa de Deus, com alegria.
17 Ofereceram, para a dedicação da casa de Deus, cem bezerros, duzentos carneiros, quatrocentos cordeiros e doze cabritos, como uma oferta pelo pecado, por todo o Israel, de acordo com o número das tribos de Israel.
18 E puseram os sacerdotes nas suas divisões, e os levitas nas suas ordens separadas, para os serviços de Deus, em Jerusalém, de acordo com o que estava escrito no livro de Moisés.
19 Os filhos do cativeiro celebraram a Páscoa no dia catorze do primeiro mês.
20 Porquanto os sacerdotes e os levitas se purificaram, e estavam todos limpos, como um só homem; e imolaram o cordeiro da Páscoa para todos os filhos do cativeiro, para seus irmãos, os sacerdotes, e para si mesmos.
21 Os filhos de Israel comeram a Páscoa, os que tinham estado no cativeiro e todo aquele que se juntara a eles separando-se da imundícia das nações da terra para buscarem ao Senhor, Deus de Israel.
22 Celebraram eles a Festa dos Pães Ázimos por sete dias, com alegria, porque o Senhor os alegrara, e porque ele tinha mudado o coração do rei da Assíria a favor deles, para lhes fortalecer as mãos na obra da casa do Deus de Israel.

Nenhum comentário: