INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 6 de novembro de 2016

Septuaginta - Esdras - Capítulo 7

1 Ora, depois destas coisas, no reinado de Artaxerxes, rei dos persas, levantou-se Esdras, filho de Seraías, filho de Azarias, filho de Hilquias,
2 filho de Salum, filho de Zadoque, filho de Aitube,
3 filho de Amarias, filho de Azarias, filho de Meraiote,
4 filho de Zeraías, filho de Uzi, filho de Buqui,
5 filho de Abisua, filho de Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o primeiro sacerdote.
6 Este Esdras subiu de Babilônia. Era, ele, escriba hábil na lei de Moisés, que o Senhor Deus de Israel dera; e o rei concedeu-lhe uma licença, pois a mão do Senhor, seu Deus, estava sobre ele em todas as coisas que pedira.
7 Então alguns dos filhos de Israel subiram, como também alguns dos sacerdotes e dos levitas, dos cantores, dos porteiros e dos netinins, à Jerusalém, no sétimo ano do rei Artaxerxes;
8 e chegaram à Jerusalém no quinto mês. Este foi o sétimo ano do rei.
9 No primeiro dia do primeiro mês saiu ele de Babilônia, e no primeiro dia do quinto mês chegaram a Jerusalém; pois a boa mão de seu Deus estava sobre ele,
10 porquanto Esdras tinha determinado em seu coração de buscar a lei e a cumprir, e para ensinar as ordenanças e os juízos em Israel.
11 Esta é a cópia da ordem que Artaxerxes deu a Esdras, o sacerdote, escriba do livro das palavras dos mandamentos do Senhor, e das suas ordenanças a Israel:
12 Artaxerxes, rei dos reis, para Esdras, escriba da lei do Senhor, Deus do céu. Que a ordem e a sua resposta sejam cumpridas.
13 Um decreto é feito por mim com o fim de que todo aquele que está disposto no meu reino, do povo de Israel e dos sacerdotes e levitas, possa ir à Jerusalém, tendo permissão para ir contigo.
14 Pois foste enviado, da parte do rei e dos sete conselheiros, com o fim de visitar a Judá e a Jerusalém, de acordo com a lei do teu Deus, que está na tua mão.
15 E para a casa do Senhor foi enviada a prata e o ouro que o rei e os conselheiros têm dado livremente para o Deus de Israel, que habita em Jerusalém;
16 assim como toda a prata e o ouro, tudo o que achares em toda a província de Babilônia com a oferta voluntária do povo; e também aquilo que os sacerdotes oferecerem, gratuitamente, para a casa de Deus que está em Jerusalém.
17 Para cada um que lá chegar, ordena-se por esta carta levar bezerros, carneiros e cordeiros, e as suas ofertas de cereais, e as suas libações. Tu os oferecerás sobre o altar da casa do vosso Deus, que está em Jerusalém.
18 Tudo aquilo que parecer bem a ti e aos teus irmãos, isto fazei com o resto da prata e do ouro; fazei como for agradável ao vosso Deus.
19 Entrega os vasos que te foram dados para o serviço da casa de Deus, diante dele, em Jerusalém.
20 E quanto ao resto das necessidades da casa de teu Deus, dareis a partir dos tesouros do rei,
21 e de mim, tudo o que parecer bem a ti dar. Eu, rei Artaxerxes, tenho feito um decreto para todos os tesoureiros que estão no país além do rio, a fim de que tudo quanto Esdras, sacerdote e escriba do Deus do céu, vier a pedir-vos, seja-lhe concedido sem demora,
22 até a quantidade de cem talentos de prata, cem coros de trigo, cem batos de vinho, e até a quantidade de uma centena de batos de óleo; e sal sem medida.
23 Seja cumprido tudo aquilo que está no decreto do Deus do céu. Tende cuidado de que ninguém faça um ataque à casa do Deus do céu, para que, a qualquer momento, não venha a haver ira sobre o reino do rei e de seus filhos. 
24 Também isto vos foi declarado com respeito a todos os sacerdotes, levitas, cantores, porteiros, netinins e ministros da casa de Deus: que nenhum tributo seja por eles pago a ti. Pois não terás poder para oprimi-los.
25 E tu, Esdras, conforme a sabedoria de Deus que está em tua mão, nomeia escribas e juízes que julguem a todo o povo que se encontra para além do rio, dentre todos os que conhecem a lei do Senhor teu Deus, e a deem a conhecer aquele que não sabe.
26 E qualquer que não cumprir a lei de Deus e a lei do rei, prontamente o juízo será executado contra ele, seja por morte ou por castigo, ou por uma multa em sua propriedade, ou sendo lançado em prisão.
27 Bendito seja o Senhor, Deus de nossos pais, que colocou assim no coração do rei para glorificar a casa do Senhor que está em Jerusalém,
28 e deu-me graça aos olhos do rei e de seus conselheiros, e de todos os príncipes do rei, os exaltados. Senti-me fortalecido, de acordo com a boa mão de Deus sobre mim, e reuni alguns dos chefes de Israel para subirem comigo.

Nenhum comentário: