INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Septuaginta - Esdras - Capítulo 8

1 E estes são os chefes de suas famílias, os líderes que subiram comigo no reinado de Artaxerxes, rei de Babilônia:
2 Dos filhos de Finéias, Gérson; dos filhos de Itamar, Daniel; dos filhos de Davi, Hatus;
3 dos filhos de Secanias, dos filhos de Parós, Zacarias, e com ele um grupo de cento e cinquenta;
4 dos filhos de Paate-Moabe, Elioenai, filho de Zeraías, e com ele duzentos que eram do sexo masculino;
5 dos filhos de Zatoes, Secanias, filho de Jaaziel, e com ele trezentos homens;
6 dos filhos de Adim, Ebede, filho de Jônatas, e com ele cinquenta homens;
7 dos filhos de Elão, Jesaías, filho de Atalias, e com ele setenta homens;
8 dos filhos de Sefatias, Zebadias, filho de Micael, e com ele oitenta homens;
9 dos filhos de Joabe, Obadias, filho de Jeiel, e com ele duzentos e dezoito homens;
10 dos filhos de Bani, Selomite, filho de Josifias, e com ele cento e sessenta homens;
11 dos filhos de Bebai, Zacarias, filho de Bebai, e com ele vinte e oito homens;
12 dos filhos de Azgade, Joanã, filho de Catã, e com ele cento e dez homens.
13 Os filhos de Adonicão foram os últimos, e estes são os seus nomes: Elifelete, Jeiel e Semaías, e com eles sessenta homens;
14 e, dos filhos de Bigvai, Utai e Zabude, e com eles setenta homens.
15 Ajuntei-os próximo ao rio que corre na direção de Aava, e acampamos ali por três dias. Então passei revista ao povo e aos sacerdotes, e não encontrei ali nenhum dos filhos de Levi.
16 E enviei homens de entendimento para Eliezer, Ariel, Semaías, Elnatã, Jaribe, Elnatã, Natã, Zacarias, Mesulão, Joiaribe e Elnatã.
17 Enviei-os para os governantes com o dinheiro do lugar, e coloquei palavras na sua boca para falar aos seus irmãos, os netinins, com o dinheiro do local, a fim de trazer-nos cantores para a casa do nosso Deus.
18 E eles vieram a nós, conforme a boa mão do nosso Deus estava sobre nós. Veio até mesmo um homem de entendimento, dos filhos de Mali, filho de Levi, filho de Israel. E, logo no início, vieram os seus filhos e os seus irmãos, dezoito;
19 e Hasabias e Jesaías, dos filhos de Merari, e com ele os seus irmãos e os seus filhos, vinte.
20 Vieram também alguns dos netinins, que Davi e os príncipes tinham dado para o serviço dos levitas. Havia duzentos e vinte netinins, todos reunidos pelos seus nomes.
21 Proclamei, então, um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante do nosso Deus com o fim de lhe pedirmos um caminho seguro para nós e os nossos filhos, e para todos os nossos bens;
22 pois tive vergonha de solicitar ao rei uma guarda e cavaleiros a fim de nos salvar do inimigo pelo caminho, porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem; mas o seu poder e a sua ira estão contra todos os que o deixam.
23 Então jejuamos e pedimos ao nosso Deus em relação a isso; e ele deu-nos ouvidos.
24 E dei encargo a doze dos chefes dos sacerdotes, a Serebias, a Hasabias e a dez dos seus irmãos com eles.
25 Pesei-lhes a prata, o ouro e os vasos das primícias da casa do nosso Deus que o rei e os seus conselheiros, os seus príncipes e todo o Israel haviam encontrado, e que tinham sido dedicados.
26 Eu mesmo pesei em suas mãos seiscentos e cinquenta talentos de prata, uma centena de vasos de prata e cem talentos de ouro;
27 e vinte taças de ouro pesando cerca de mil dracmas, e vasos de grande qualidade, de bronze brilhante, tão precioso como o ouro.
28 E disse-lhes: Vós sois santos ao Senhor, e santos são estes vasos. A prata e o ouro são ofertas voluntárias ao Senhor, Deus de nossos pais.
29 Sede vigilantes e guardai-os até que os peseis diante dos principais sacerdotes, dos levitas e dos chefes de famílias em Jerusalém, nas câmaras da casa do Senhor.
30 Então os sacerdotes e os levitas receberam o peso da prata, do ouro e dos vasos, a fim de trazê-los à Jerusalém, para a casa do nosso Deus.
31 Partimos do rio Aava no dia doze do primeiro mês, a fim de virmos à Jerusalém. A mão do nosso Deus estava sobre nós e livrou-nos da mão dos inimigos e adversários no caminho.
32 Chegamos a Jerusalém, e repousamos ali três dias.
33 E sucedeu, no quarto dia, que pesamos a prata, o ouro e os vasos na casa do nosso Deus, nas mãos de Meremote, filho de Urias, o sacerdote. Com ele estava Eleazar, filho de Finéias, e com eles estavam Jozabade, filho de Jesua, e Noadias, filho de Binui, os levitas.
34 Todas as coisas foram contadas por número e peso, e todo o peso foi registrado.
35 Naquele tempo, os filhos do banimento que vieram do cativeiro ofereceram holocaustos ao Deus de Israel: doze bezerros por todo o Israel, e noventa e seis carneiros, setenta e sete cordeiros e doze bodes para expiação do pecado. Todos, em holocaustos ao Senhor.
36 Então entregaram o mandado do rei aos comissários do rei e aos governadores dalém do rio; e eles honraram o povo e a casa de Deus.

Nenhum comentário: